8 dicas sobre como encontrar emprego no LinkedIn
No nosso blog, trazemos frequentemente histórias que provam como a Internet transforma o mundo. Porém, neste post a nossa ideia é um bocadinho diferente. Desta vez, queremos que a Internet transforme a sua vida. Não está a ver como? Continue a ler e prometemos que vai entender o que queremos dizer nos próximos parágrafos.
Infelizmente, todos sabem que na situação atual de crise um dos maiores problemas é encontrar emprego. Só em Portugal, a taxa de desemprego alcançava, no final de 2014, uma média de 13,4%. Mais alarmante ainda é perceber que dentro deste número, uma grande fatia é composta por jovens recém-licenciados que procuram uma oportunidade de emprego em mercados onde não existem vagas livres.
Sim, você está ciente desta realidade. Mas o que talvez não saiba é que as redes sociais, os websites tão populares do momento, podem ajudá-lo a encontrar emprego.
Ao falarmos em redes sociais e emprego na mesma frase, lembramo-nos automaticamente do LinkedIn – considerada a maior rede social de trabalho. Mas o LinkedIn resulta mesmo? Esta é uma pergunta comum entre alguns internautas.
Neste post, não tentamos apenas provar que o LinkedIn funciona: apresentamos também dicas sobre como encontrar emprego nesta rede social de contatos profissionais.
4 dicas sobre como preencher o seu perfil LinkedIn
1 – Preencha todo o seu perfil
Às vezes, o início pode ser a parte mais aborrecida uma vez que custa preencher todos os campos exigidos pelas redes sociais. No entanto, este é um passo que não deve ser desvalorizado no LinkedIn. A rede social verifica o grau de preenchimento do seu perfil e penaliza-o se deixar questões por responder. Além disso, ao preencher cada um dos parâmetros está a dar mais informação a potenciais recrutadores.
2 – Use uma fotografia profissional
Só temos uma oportunidade para causar uma boa primeira impressão e a verdade é que um empregador vai olhar para a sua imagem de perfil antes de passar para a descrição das suas competências. Por isso mesmo, inclua uma fotografia profissional, que atente na cabeça e ombros e não no corpo inteiro. Desta forma, vai aumentar a sua credibilidade e tornar o seu perfil ainda mais profissional.
3 – Seja honesto
Nunca minta no LinkedIn. Ao preencher os parâmetros, seja honesto consigo mesmo. Porquê? A resposta é na verdade muito óbvia: se um recrutador o chamar para uma entrevista e constatar que você não está apto para fazer o que tinha dito no seu perfil, é você que sai mal visto. Faça uma síntese da sua função e daquilo para a qual recebeu formação para fazer. Não se prolongue por mais do que 2 ou 3 parágrafos. Procure utilizar palavras-chave populares para ser melhor encontrado pelos seus empregadores.
4 – Apresente o seu percurso profissional
Por fim, saliente de onde provém o seu conhecimento: estabelecimentos de ensino e antigos empregadores podem ser decisivos o recrutador, quer por reconhecer a autoridade dos locais por onde passou ou sentir empatia pelo seu percurso profissional. Trace a sua jornada até ao momento, incluindo todas as experiências pelas quais tenha passado. Tem um certificado ou diploma? Pode anexar documentos ao seu perfil para provar a sua habilidade.
4 dicas para encontrar emprego
Agora que preencheu o seu perfil de forma adequada, vamos falar sobre como se pode promover a si mesmo e entrar em contacto com potenciais empregadores.
5 – Seguir os mais importantes
Esta é uma dica muito importante. Ao seguir especialistas do setor, ou seja, as vozes mais importantes do mercado, vai manter-se atualizado acerca das últimas tendências, novidades e pensamentos dos líderes da atividade. Ao ser chamado para uma entrevista, pode inclusive usar este conhecimento para demonstrar que está dentro do que se passa no mercado.
6 – A importância dos Grupos
Tal como acontece com o Facebook, o LinkedIn tem grupos temáticos que podem ser privados ou públicos. Faça uma pesquisa cuidadosa e encontre os melhores grupos relacionados com a sua área de trabalho e peça, de seguida, para aderir. Desta forma, vai entrar em redes de nicho que agregam diferentes pessoas da mesma área. Participe ativamente, aprenda com as experiências partilhadas e dê-se a conhecer a quem o pode contratar.
7 – O poder das recomendações
Um dos pontos mais prezados por potenciais recrutadores são as recomendações. Peça a antigos empregadores e a colegas de trabalho para escreverem recomendações honestas no seu perfil do Linkedin, permitindo assim que um potencial recrutador veja como é o seu trabalho sem que seja você a dizê-lo.
8 – Seja ativo
O sucesso de todos os passos que enunciamos acima está dependente da sua atividade no LinkedIn. O seu perfil terá maior probabilidade de ser visto se tiver uma participação ativa e efetuar atualizações periódicas. Estabeleça contactos, interaja com esses mesmos contactos, faça publicações diárias, entre outros. Cuidado com as publicações que faz: concentre-se em partilhar notícias e comentários relacionados com as mesmas. Participe em debates de grupo, analise documentos de referência e procure estabelecer contactos com potenciais empregadores.
OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:
Qual a situação do Marketing Digital nas empresas portuguesas?