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10 motivos para NÃO usar um alojamento grátis

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10 motivos para NÃO usar um alojamento grátis

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Independentemente do quadrante do mercado, o alojamento web é uma questão primordial para todos aqueles que possuem um website. Se já tem uma página na Internet ou está a pensar criar uma para si ou para a sua empresa, não pode deixar de ler este artigo.

Com o cenário de crise económica, são muitos aqueles que procuram na Internet uma forma de se expandirem ou de ganhar algum rendimento extra no fim do mês. Salientamos, no entanto, que na altura de hospedar sites existem vários fatores a ter em consideração.

A verdade é que, embora as plataformas para alojar site grátis possam ser uma alternativa tentadora, há que ter consciência da decisão que estamos a tomar. A pergunta provavelmente que está a colocar é: então, mas o website não fica na mesma online? Sim, claro que fica. Mas, como na maioria de tudo o que é gratuito, há sempre o reverso da moeda.

Para que possa fazer uma decisão consciente e escolher qual a melhor solução para si, deixamos abaixo uma lista de 10 desvantagens do alojamento web grátis, assim como todas as suas implicações práticas no desempenho normal do seu site e respetivo impacto no seu negócio.

10 motivos para NÃO usar um alojamento grátis

1 – Domínio próprio

A grande maioria dos sites de alojamento grátis até permitem fazer um site profissional com um design cuidado. O grande problema é quando olhamos para o URL da página. Como forma de “pagamento” pelo  serviço gratuito, estes websites de hospedagem gratuita obrigam-no a utilizar um subdomínio.

Por outras palavras em vez de possuir um “www.nomedaempresa.pt”, será obrigado a possuir um “www.nomedaempresa.serviçodealojamento.pt”. Além de tirar credibilidade ao seu website, o nome do URL pode ter implicações no que toca ao PageRank e ao SEO da sua página.

2 – Serviço de e-mail personalizado

Se não possui um domínio só seu, não poderá criar um e-mail personalizado. Embora possa parecer um preço pequeno a pagar a verdade é que, tal como na vida real, as aparências importam.

Ainda que o seu serviço se destaque pela excelência e qualidade, a forma como comunica pode deitar tudo a perder. Um e-mail profissional (algo como [email protected]) transmite uma imagem de credibilidade e de segurança que, de forma insconciente, fará com que o cliente confie em si e se sinta compelido a comprar.

3 – Desempenho da Página

O desempenho da página é uma das principais desvantagens do alojamento web grátis. A possibilidade de ter um website sem pagar atrai muitas pessoas e, como tal, é normal que sejam muitos os que utilizam o mesmo serviço. O custo de tudo isto é que aumentarão as probabilidades dos websites alojados terem maior risco de ficarem sobrecarregados ou de sofrerem longas baixas.

Agora, propomos o seguinte desafio: qual é o seu comportamento sempre que procura por um produto de uma empresa e verifica que o seu site não está online? O comportamento natural dos utilizadores da Internet é encontrar uma solução no site concorrente, descartando a página que não funcionava. Por outras palavras, um mau desempenho da página pode ter implicações graves no que diz respeito ao lucro da empresa.

4 – Assistência Técnica

Quando o website está em baixo ou quando há algum problema com o seu desempenho, é normal enviar um e-mail ou telefonar para a assistência técnica com o objetivo de que tudo fique resolvido.

Sendo o serviço gratuito, o mais comum é que o mesmo problema tenha afetado várias pessoas, pelo que o processo de resolução poderá demorar horas ou até mesmo dias até que tenha uma solução para o seu problema.

5 – Sem garantia

E se, de repente, o site onde alojou gratuitamente as suas páginas desaparecesse completamente sem sequer lhe dar uma explicação? Pois saiba que tal já aconteceu. Falências ou ataques informático com significativas perdas de dados podem ser o motivo que explicam estes acontecimentos.

Não havendo uma fatura ou uma prova de compra, o mais provável é que as pessoas que recorrem a este serviço fiquem de mãos atadas. Pior ainda quando falamos de websites empresariais ou páginas de comércio eletrónico onde todo o processo de compra é feito online.

Por este motivo, mesmo que opte por um serviço de alojamento gratuito, tenha o cuidado de investigar a empresa e verificar se é sólida antes de hospedar o seu site.

6 – Publicidade

Se não há uma cobrança pelos serviços de alojamento web, então como é que estes serviços de webhosting grátis sobrevivem? Para colmatar o problema, tem de incorporar possibilidade no seu site grátis.

Em vez de reverter para o dono do blog, o resultado das campanhas publicitárias online será para o serviço do alojamento. Se decidir que esta é uma boa solução, tenha o cuidado de analisar o tipo de anúncios que vão surgir. Nalguns casos,  pode ser que a publicidade exibida dê má imagem ao seu site ou, até mesmo, reencaminhe para a página de um dos seus concorrentes diretos.

7 – PHP e SQL

Existem soluções avançadas que normalmente os serviços de alojamento gratuito não permitem. Regra geral, as páginas são estáticas e não permitem a integração de aplicações ou a criação de bases de dados.

Dependendo da empresa, o mesmo servidor poderá alojar vários sites (por volta de 250, normalmente). A utilização destes recursos avançados faria com que fosse necessário gastar mais espaço, o que prejudicaria o negócio ou iria comprometer o funcionamento do seu e dos outros websites.

8 – Limitação nas ferramentas disponíveis

Utilizar as ferramentas certas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É verdade que a maioria dos painéis dos serviços de alojamento web são bastante simples, o que pode parecer uma boa ideia para todos os que não têm conhecimento de Internet.

O grande problema é que, nestes casos, simples é também sinónimo de limitado. Por oposição existem soluções igualmente intuitivas que podem permitir-lhe alcançar resultados significativmamente mais positivos.

9 – Restrições ao tráfego

Grandes ideias atraem normalmente grandes volumes de tráfego. Se acredita no potencial do seu nicho de mercado e considera que a sua estratégia é eficaz, é um erro investir em alojamento gratuito. Porquê? Uma vez que o seu site partilha os recursos com centenas de outras páginas, é normal que um elevado volume de tráfego faça com que o seu website vá abaixo.

Para prevenir que tal aconteça a grande maioria dos serviços de alojamento pagos dá-lhe a possibilidade de fazer upgrade do seu plano de hospedagem de forma a que possa responder às suas necessidades à medida que o seu negócio vá crescendo.

10 – Backups

Fazer backups regulares é extremamente importante não só como forma de proteger o seu site, mas também para garantir a segurança dos dados que os seus clientes lhe fornecem. A acompanhar o serviçio de alojamento web, são muitas as empresas que também fornecem opções de backup. Por isso, sempre que escolher uma solução de alojamento, tenha este fator em atenção.

Não sabe qual o servidor adequado para o seu site? Preparamos um guia para o ajudar aqui.

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