Canva: a ferramenta gratuita perfeita para quem não é designer

O meio digital está a tornar-se cada vez mais exigente. Se há alguns anos a maior parte dos sites descurava ou relegava para segundo plano o design e aspeto visual dos seus conteúdos – seja mesmo na front page do website, num blog ou até mesmo nas redes sociais – hoje a realidade é já bastante distinta.

A necessidade de trabalhar a “atração” de uma página é crucial para reduzir taxas de rejeição e assegurar que a audiência se sente confortável com a oferta do site e, consequentemente, se converte num consumidor.

No entanto, a nossa experiência profissional e a de clientes com quem trabalhamos diariamente permite-nos identificar uma preocupação comum no que toca ao design: como incluir no orçamento de uma empresa os custos de design? Muitos profissionais admitem não ter margem de manobra a nível financeiro para fazer este tipo de investimentos em conteúdos visuais, ainda que reconheçam o retorno que tal ação pode trazer no futuro.

É neste contexto que temos vindo a sugerir a utilização do . O Canva é uma ferramenta de design de conteúdos gráficos idealizada para qualquer tipo de pessoa, particularmente para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop.

Utilizada quer por designers amadores e profissionais, quer por agentes de áreas totalmente distintas, o Canva coloca no seu ecrã as ferramentas de que realmente necessita para produzir conteúdos atrativos e cativantes.

Canva: como usar eficazmente esta ferramenta?

Não há razões para não utilizar o Canva. Antes de passarmos para uma análise mais detalhada da interface desta ferramenta, é importante que perceba o alcance deste serviço.

A empresa foi fundada em 2012, na Austrália, inspirando-se na necessidade que mencionamos já acima: criar uma forma fácil de produzir conteúdos visuais atraentes sem possuirmos necessariamente competências na área do design. A partir daqui, a forma como se foi estruturando ao longo dos anos e incorporando novos serviços surgiu sempre em necessidade do consumidor que anseia por conteúdos atraentes, simples e baratos.

Por isso mesmo, à semelhança de outras ferramentas, a funciona com um sistema de “arrastar e largar”: basta utilizar o seu rato para organizar as imagens no ecrã e os vários elementos que compõem o seu design. Entretanto, o facto de não cobrar qualquer tipo de preço pela utilização do serviço – exceto em certos templates cujos preços rondam 1 dólar – vem apenas reforçar o argumento de que não há razões para não usar esta plataforma.

Todavia, uma das particularidades que tornam o Canva tão único e profissional é que podemos, assim que acedemos à sua interface, selecionar o tipo de conteúdo que queremos produzir e a partir desse momento em diante usar um template ajustado ao que idealizamos. E não importa de que tipo de conteúdo estamos a falar: pode ser para um material que quer colocar na Internet ou para algo que deseja imprimir.

Para esclarecer melhor os nossos leitores decidimos listar abaixo os diferentes templates disponibilizados pela :

Muitas opções para as muitas necessidades que surgem diariamente a empresas e indivíduos! Após navegar pelo menu de templates e encontrar aquele que melhor se ajusta às suas necessidades, basta seleccioná-lo. A partir desse momento começa a parte mais divertida… a edição!

Existem muitos recursos ao seu dispor para produzir o conteúdo que deseja. Como poderá ver na imagem abaixo (correspondente ao template de Publicação para Instagram) tudo começa com um espaço em branco. No entanto, cabe-lhe a si trabalhar esse espaço, alterando-o conforme a sua necessidade.

Como? Bem, não há espaço para complicações! Na barra lateral esquerda existem várias opções à sua disposição:

Assim que terminar de produzir o seu conteúdo, pode dirigir-se à barra superior e fazer download do ficheiro para o seu computador (em quatro tipo de formato diferentes) ou partilhar diretamente nas redes sociais.

Exemplos de trabalhos gráficos que fizemos no Canva para a BEAT DIGITAL

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