Home / Notícias /

Vantagens da construção modular sobre a construção tradicional

Vantagens da construção modular sobre a construção tradicional

Share this article

 

A construção modular oferece soluções eficazes para a falta de espaço e traz consigo toda uma série de vantagens que lhe permitem usufruir de uma solução eficaz, resistente, duradoura e adaptada às características de cada projecto.

Os módulos pré-fabricados têm tudo o que é necessário para dar a qualquer edifício o espaço adicional de que necessita tanto em momentos específicos como por longos períodos de tempo, proporcionando um tipo de construção que é fácil de mover e montar, preparada para qualquer actividade e equipada com tudo o que é necessário para realizar todo o tipo de actividades de forma normal.

Construção modular vs. construção tradicional: diferenças básicas

Sempre que as pessoas falam das vantagens da construção modular, aspectos como a versatilidade dos módulos, a sua flexibilidade ou a grande resistência que oferecem surgem. No entanto, o principal factor muitas vezes decisivo na escolha de uma solução modular, temporária ou permanente, para a falta de espaço é o tempo.

Quando não há tempo suficiente para realizar renovações ou quando são necessárias novas instalações num curto período de tempo, as opções tradicionais não são viáveis. Portanto, o recurso a módulos pré-fabricados é uma opção mais do que aconselhável para mitigar os problemas de espaço e capacidade em muitos tipos de instalações: escolas, balneários, centros de saúde, escritórios, indústrias, etc.

Em termos gerais, as diferenças mais importantes entre arquitectura modular e arquitectura tradicional são as seguintes:

– Tempos de execução. A rapidez com que é possível criar um edifício com módulos pré-fabricados significa que qualquer problema de espaço ou capacidade pode ser resolvido em tempo recorde com módulos Algeco. Transporte, montagem e desmontagem, equipamento, instalação… tudo é feito no mais curto espaço de tempo possível.

 

– Flexibilidade e adaptação. A construção de módulos pré-fabricados permite adaptar constantemente a estrutura, disposição e espaço do próprio edifício à medida que as necessidades mudam, algo impossível de fazer com uma solução de construção no local. Se for necessária mais capacidade, os espaços podem ser expandidos muito facilmente num edifício modular, algo que é muito mais dispendioso se o mesmo for o caso num edifício construído no local.

– Sustentabilidade ambiental. A pegada ambiental dos edifícios construídos no local é a principal desvantagem da arquitectura tradicional. Os módulos pré-fabricados são muito mais respeitadores da natureza, o que significa que, uma vez desmontados e durante o tempo em que estiveram em funcionamento, os módulos não deixaram qualquer pegada nociva no ambiente natural.

– Reutilização de materiais. Os módulos pré-fabricados são construídos utilizando principalmente aço e madeira, dois materiais com um elevado potencial de reutilização que são capazes de manter intactas as suas propriedades. Além disso, o aço, que é responsável por grande parte do nível de resistência oferecido pelos módulos pré-fabricados, pode ser utilizado novamente décadas mais tarde sem perder nenhuma das suas virtudes. Uma propriedade partilhada com os módulos quando já são fabricados, que pode ser utilizada se não houver danos estruturais que comprometam as suas propriedades.

– 100% equipado e adaptado. Os espaços modulares são ambivalentes, o que significa que podem ser utilizados num número infinito de instalações e edifícios. Qualquer projecto é susceptível de extensões modulares que lhes permitam ter espaço adicional para pôr fim à falta de espaço da forma mais eficiente possível. No que diz respeito a extensões no local, estas devem ser adaptadas a uma série de requisitos que devem ser estudados previamente, tendo em conta que eventuais extensões subsequentes terão de ser estudadas e a sua viabilidade não está garantida.

Em suma, o que emerge de tudo isto é que os módulos pré-fabricados são uma solução mais sustentável, eficiente, ambivalente e respeitosa tanto com o espaço em que estão integrados como com o ambiente natural, reduzindo o impacto da sua presença e tornando a sua utilização cada vez mais consolidada dentro de qualquer sector susceptível de utilizar instalações com capacidades variáveis ao longo do tempo.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *