Para quem não sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia importante para as Pequenas e Médias Empresas, uma vez que ajuda a aumentar o conhecimento da marca e a envolver potenciais clientes com uma estratégia de baixo custo e resultados a médio-longo prazo.
Neste artigo aprenda o básico do marketing de conteúdo e como utilizá-lo eficazmente para a sua pequena média empresa, quer seja portuguesa, espanhola, brasileira ou de outra origem qualquer!
Obtenha agora as melhores dicas para o ajudar a criar ideias únicas e envolventes para o marketing de conteúdo. Desde a criação de posts e vídeos únicos em blogs a campanhas nos meios de comunicação social, o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa a destacar-se da concorrência.
Existem inúmeros exemplos incríveis de marketing de conteúdo que pode encontrar na Internet, mas a maioria concentra-se nas grandes empresas, como por exemplo a Mailchimp, Rolex, GE, RipCurl e muitos mais.
Contudo, a verdade é que não encontra facilmente informações sobre esta técnica poderosa que sejam direccionadas para as pequenas e médias empresas, cujos recursos financeiros e humanos são habitualmente mais limitados.
Por isso mesmo escrevemos este artigo. Descubra aqui como utilizar correctamente o marketing de conteúdo!
O seu conteúdo deve ser adaptado às necessidades e interesses do seu público-alvo. Faça pesquisas sobre a sua idade, emprego, localização, interesses e outras demografias que se aplicam.
Conhecer esta informação pode ajudá-lo a criar conteúdos que sejam relatáveis e envolventes. Ao ver o que outras empresas estão a fazer ou o que funciona bem na sua indústria, pode aperfeiçoar a sua estratégia digital e criar conteúdos eficazes que atraiam o seu público.
Cada estratégia de marketing de conteúdo deve ser adaptada a um objectivo específico. Quer o seu objectivo seja o conhecimento da marca, a geração de leads, ou qualquer outra coisa, é importante definir objectivos para que saiba o quão perto está de atingir esse objectivo.
Estabeleça Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) para acompanhar o sucesso do seu conteúdo – isto pode ajudar a avaliar que partes da sua estratégia precisam de ser melhoradas, bem como o que funciona.
A investigação é a chave para o sucesso do marketing de conteúdo. Compreenda o valor dos seus clientes-alvo e identifique tópicos que lhes interessam.
Ao pesquisar tópicos, considere que tipo de formato de conteúdo – por exemplo, posts em blogs, vídeos, infográficos – melhor os alcançará e envolverá. Certifique-se de que cada peça de conteúdo acrescenta valor e fornece informações úteis aos seus leitores. Manter-se a par das tendências da indústria também o ajudará a manter-se um passo à frente dos seus concorrentes e a criar conteúdos que tenham ressonância com os seus clientes.
Conhecer os objectivos da sua estratégia de marketing de conteúdo ajudá-lo-á a determinar quais os formatos de conteúdo a utilizar.
Diferentes tipos de conteúdo funcionam melhor para diferentes objectivos e audiências, por isso considere cuidadosamente quais os que irão transmitir a sua mensagem da forma mais eficaz.
Os formatos de conteúdo populares incluem posts em blogues, vídeos, livros electrónicos, podcasts áudio, webinars e estudos de caso. Uma vez identificado o tipo de conteúdo que funciona melhor para o seu negócio e público-alvo, crie um plano de acção para os utilizar com sucesso.
Desenvolver um plano de criação de conteúdos e um calendário de produção ajudá-lo-á a gerir a sua carga de trabalho e a assegurar que todos os aspectos da comercialização de conteúdos são tratados.
Identificar as peças que pretende criar, listar quaisquer recursos, tais como revistas ou imagens que necessitem de ser obtidas e criar cronogramas para cada etapa do processo.
Além disso, pesquise continuamente novas ideias de conteúdo para se manter à frente da concorrência e manter o seu pequeno negócio a crescer na Internet!