Home / Comércio Eletrónico /

E-Commerce: um fenómeno cada vez mais português

E-Commerce: um fenómeno cada vez mais português

Share this article

site auditing tools     

A Internet abriu portas para novas oportunidades de negócio. Atualmente à distância de um simples clique é possível encomendar um qualquer produto de uma empresa situada do outro lado do mundo. E, embora ainda haja algumas reticências, a verdade é que o fenómeno do e-commerce é cada vez mais português.

De acordo com um estudo realizado pela Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade (ACEPI) em conjunto com a Netsonda, os consumidores portugueses não só estão a fazer mais compras na Internet, como estão a usar muito mais o telemóvel para comprar.

MarketSamuraiBanner2

Os números revelam que o crescimento no primeiro trimestre de 2014 ultrapassou os 80%, sendo que a maior parte dos produtos comprados dizem respeito ao universo tecnologia e da informática. Telemóveis e computadores aparecem no topo da lista.

A investigação – que incluiu sites como os CTT, os hipermercados Jumbo e Continente e várias bilheteiras online – acrescenta ainda que, em 47% das empresas analisadas, as compras feitas através de dispositivos móveis já representam entre 1% a 10% do total das receitas geradas pela Internet.

Num comunicado à imprensa, o Presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, afirmou que os resultados relativos ao primeiro trimestre de 2014 são previsíveis e representam uma evolução sustentada que confirma a tendência traçada pelo “Economia Digital em Portugal 2009-2017”, um estudo anterior realizado em parceria com o IDC.

O futuro passa pelo E-Commerce

A comodidade e a maior rapidez de resposta são factores fundamentais que explicam o crescimento do E-Commerce. Em julho de 2014, Leonardo Mathias, Secretário de Estado Adjunto e da Economia, afirmou que considera importante o investimento do Governo nesta área.

Atualmente, o comércio electrónico representa já 1,5% do Produto Interno Bruto português. Traduzindo a percentagem para números reais estamos a falar de cerca de 2,4 milhões de euros gastos em compras na Internet. Por trás do ecrã estão 2,7 milhões de internautas que sustentam este novo sector da economia.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Os números são animadores, mas a verdade é que ainda há muito por onde crescer. O mercado de língua portuguesa e a possibilidade de chegar a países como o Brasil, Moçambique ou Angola, colocam Portugal numa posição privilegiada. Ao todo, espera-se que, até 2017, haja um crescimento de um ponto percentual no PIB. Por essa altura, a representatividade do volume de compras online deverá ser de 2,5%.

De salientar, ainda, uma mudança evidente no comportamento dos consumidores. Prevê-se que, em 2017, cerca 70% da população mundial já possua um smartphone com acesso à net. Até lá, a tendência é para a substituição dos computadores pessoais por estes pequenos aparelhos ou pelos tablets, perspectivando-se o aumento do comércio electrónico nestes dispositivos.

CLIQUE E LEIA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE O UNIVERSO DO E-COMMERCE:

As novas regras do comércio eletrónico

10 erros que não pode cometer se faz vendas pela Internet

Top 10 de templates de e-commerce para WordPress 

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *