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Ello: a rede social sem publicidade é o próximo Facebook?

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Ello: a rede social sem publicidade é o próximo Facebook?

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A chegou em Março de 2014, apresentando-se na Internet como a primeira rede social livre de anúncios publicitários. Através de um design simples e elegante, os artistas Paul Budnitz e Todder Berger esperavam criar uma rede privada de trabalho mas perceberam rapidamente o potencial que a teria para crescer se fosse aberta ao público.

Ao contrário do que acontece com redes sociais como Facebook e Twitter, que vivem a partir do lucro gerado pela publicidade, a compromete-se a salvaguardar toda a navegação do utilizador. Isto significa que, além de impedir a publicação de anúncios, a não vende os dados pessoais dos seus utilizadores a empresas publicitárias.

Esta rede livre e ativista tem sido tema de conversa em todo o mundo. Enquanto alguns acreditam que será o próximo Facebook, outros defendem que o sistema da nunca poderá funcionar.

Afinal, como é que uma rede sem publicidade vai impactar a maior rede social do mundo? Neste post, fazemos uma análise profunda à e tentamos perceber até que ponto é que poderá impulsionar a saída de membros do Facebook.

Ello: o primeiro impacto

O primeiro impacto causado pela foi enorme. Em Setembro, pela altura em que a rede se deu a conhecer, levantou-se de imediato uma onda de curiosidade: os utilizadores não se podiam registar. Para entrar na rede precisavam de receber um convite de alguém que já fosse utilizador ou solicitar um e esperar cerca de 5 dias.

A conclusão foi mais do que evidente: na primeira hora, mais de 35 mil pessoas pediram o seu convite. Neste momento, conta com mais de um milhão de pessoas registadas.

Para solicitar o seu convite, .

Ello: minimalista… demais?

Fundada por 7 empreendedores que combinam entre si talentos de programação e design, a apresenta-se com um aspeto muito limpo, variando as suas cores entre o branco, o preto e o cinzento. É quase até estranho para quem está habituado ao Facebook: parece que falta ali alguma coisa. A única cor que é dada à rede vem dos conteúdos dos utilizadores. Tudo o resto não importa. Está lá apenas para sustentar o importante: o que vai na mente de quem publica.

A estrutura do website também não é complexa. Fácil de navegar e intuitiva, está tudo pensado para que o utilizador consiga conhecer às funcionalidades básicas em menos de dez minutos.

No que diz respeito às publicações, encontramos algumas diferenças se compararmos diretamente com o Facebook. Apesar de permitir texto e imagens estáticas, a permite também a publicação de imagens em movimento com o formato .GIF, tão famosas no Tumblr. Para a versão beta fica a faltar o vídeo e o chat que farão, certamente, parte do futuro.

Na Internet, as opiniões divergem. Uma grande maioria, constituída principalmente por designers, elogiou o layout minimalista da . Por outro lado, há também quem ache que a é minimalista demais. Bona Kim da Gizmodo – um blog de design e tecnologia – criticou o aspeto visual da rede social, acreditando que se trata apenas de uma forma de atacar o Facebook.

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Ello: amigos ou ruído

A obriga-o a organizar os seus contactos em dois tipos de lista: amigos ou ruído. Ao seguir alguém, tem de decidir no momento para que lista o quer enviar. A sua privacidade é salvaguardada: ninguém fica a saber para que lista é que você o mandou.

Desta forma, as publicações são segmentadas entre aquilo que os seus amigos mais próximos publicam e as publicações que são feitas pelos contactos que são meramente conhecidos.

 

Para encontrar novos utilizadores, existem três opções:

1 – Discover – Trata-se de um separador no lado superior esquerdo que recomenda perfis relacionados com a sua lista atual de contactos.

2 – Aleatório – Uma opção qie apresenta perfis de forma aleatória para que possa assim descobrir novas pessoas.

3 – Pesquisa – Como no Facebook, existe um motor de pesquisa. Se digitar “Portugal”, surgem de imediato alguns resultados.

Está tudo pensado para que a navegação seja rápida e fluída. A integra ainda pequenas transições, que tornam a navegação ainda mais apelativa, e que nos fazem lembrar as aplicações que temos nos telemóveis.

Ello: será o próximo Facebook?

A Internet tremeu ao receber a nova rede social. Durante semanas, debateu-se se a seria ou não o próximo Facebook. Agora que o impacto começa a passar, as respostas começam a surgir:

Não, o Ello não vai ser o próximo Facebook. A novidade foi interessante, mas falta aqui um ingrediente revolucionário. Trata-se apenas de mais uma outra rede social que combina funcionalidades do Facebook, Twitter e Tumblr e tem ainda muito para crescer: vídeos, chat e interação com outras aplicações.

A novidade que a traz diz respeito à forma como vê os utilizadores, assumindo como missão a promessa de que “os dados dos utilizadores nunca serão vendidos a entidades externas”, ao contrário do que alegadamente acontece com outras redes sociais.

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Comments

  • 12 December, 2014

    o Ello ainda tem um longo percurso a percorrer para ser considerado uma “ameaça”. Vamos ver o que o tempo dirá…

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