Home / Tecnologia /

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre interruptores e tomadas elétricas

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre interruptores e tomadas elétricas

Share this article

site auditing tools     

Os interruptores são utilizados para ligar ou desligar luzes elétricas, dispositivos conectados ou tomadas elétricas. Atualmente, as pessoas procuram simplicidade e elegância no design e optam por interruptores com um design único, funcionais e superiores a nível estético. Com uma vasta gama de interruptores disponíveis, é possível até selecionar interruptores de controlo de fluxo de luminosidade (dimmer) ou tomadas impermeáveis, etc.

À medida que a tecnologia continua a avançar a passos largos, a indústria transformadora cria uma extensa gama de interruptores duradouros, capazes de sobreviver em condições e situações adversas, como a chuva, descargas elétricas, etc., em funcionamento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para acompanhar a demanda de segurança e conforto, é preferível selecionar um interruptor elétrico que providencie energia e proteção.

Estudos revelaram que várias pessoas são vítimas de choques elétricos anualmente. Para além disso, existem cerca de 51000 incêndios domésticos causados por falhas elétricas todos os anos. A estabilidade de circuitos elétricos é tipicamente medida e otimizada constantemente para satisfazer todos os requisitos de segurança e prevenir falhas.  Adicionalmente, os interruptores elétricos modernos são construídos para se encaixarem adequadamente no interior dos locais onde são instalados.

Para criar harmonia com as paredes onde são instalados, estes interruptores encontram-se disponíveis numa vasta seleção de designs, cores e acabamentos apelativos. Os fabricantes encontraram soluções viáveis que garantem proteção e acessibilidade em simultâneo. Segue uma lista de alguns tipos de interruptores comuns:

  1. Interruptor Monopolar (1 polo)

Este é o tipo de interruptores elétricos mais comum, que vemos e utilizamos diariamente na nossa vida quotidiana. Controlam um único dispositivo/circuito elétrico com apenas uma posição. Por exemplo, ao ativar o interruptor, pode ligar um candeeiro enquanto a corrente é distribuída para a tomada conectada. Estes interruptores também são conhecidos como interruptores simples.

  1. Interruptor Bipolar (2 polos)

 Estes interruptores elétricos têm uma funcionalidade diferente. Podem fornecer energia a dois dispositivos elétricos em simultâneo, sem ser necessária uma caixa em separado, que podem ser controlados com o mesmo botão.

  1. Interruptor Duplo

Este tipo de interruptor é encontrado em quartos, salas, halls e escritórios, etc. A configuração dos interruptores duplos permite controlar um circuito elétrico a partir de duas posições diferentes. Embora a sua utilização seja simples, estes interruptores devem ser instalados por eletricistas especializados para prevenir acidentes no futuro.

  1. Interruptor com botão de pressão (bell switch)

 São basicamente interruptores com 1 polo com um mecanismo de mola. Os botões de pressão causam um breve disparo de corrente elétrica para fechar ou abrir um circuito. Estes botões são tipicamente utilizados em campainhas em casas e escritórios, mas também têm várias aplicações em instalações industriais para o controlo eficiente de energia.

Tomadas Elétricas

Fichas e tomadas elétricas industriais são unidades de conexão onde pode ser ligado equipamento elétrico de alta tensão. De forma a garantir a segurança total e proteção dos requisitos de serviço, opte por equipamento em conformidade com a norma IEC 60309. É importante que o componente seja fácil de instalar e viável para utilizar em ambientes industriais.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

A tomada é um veículo que permite o fluxo de corrente elétrica ao longo dos seus aparelhos e dispositivos elétricos. Embora as tomadas elétricas variem em forma e dimensão, dependendo do país, o seu design permanece globalmente idêntico. Normalmente, podemos observar tomadas de 2, 3 e 5 entradas nas nossas casas e locais de trabalho.

Tomadas de Dois Pinos (2 polos): Estas tomadas elétricas são equipadas com duas entradas de ligação longas, permitindo uma ligação sem terra.

Tomadas de Três Pinos (2 polos + terra: Esta forma de tomada elétrica incorpora um pino terra para ajudar a evitar choques elétricos provocados por fichas soltas.

Tomadas de Cinco Pinos (3 polos + neutro + terra): São uma mistura entre tomadas de dois pinos e tomadas de três pinos.

Tomadas Universais ou Internacionais: Estas tomadas modulares possuem várias entradas de conexão que acomodam uma grande variedade de conectores encontrados nos países da América e Europa.

Com a extensa variedade de interruptores e tomadas elétricas disponível, é aconselhável consultar um especialista antes de escolher qualquer interruptor ou tomada. Devido ao seu vasto conhecimento, qualquer eletricista especializado consegue analisar detalhadamente o produto e o propósito da sua aplicação, ajudando-o a tomar a decisão certa.

Fontes: https://www.esfi.org/resource/home-electrical-fires-184

https://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60309#:~:text=IEC%2060309%20(formerly%20IEC%20309,and%20couplers%20for%20industrial%20purposes%22.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *