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Marketing Digital: 3 Erros crassos que não pode cometer

Marketing Digital: 3 Erros crassos que não pode cometer

by Tiago Leão

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Não há dúvidas de que o Marketing Digital é uma área em franco crescimento. Finalmente, as empresas perceberam que apostar na Internet é fundamental e começam agora a contratar agências ou especialistas para criar uma estratégia digital, capaz de as aproximar de um público que é cada vez mais exigente. Se trabalha na área, conheça aqui 3 erros que não deve nunca cometer.

As tendências estão a mudar: se em 2010, a maioria das empresas apostavam duas vezes mais na televisão do que na Internet, hoje a realidade é outra. Quem o diz são os analistas do Emarketer, cujas projecções indicam que, no final de 2015, o orçamento das empresas dedicado à TV e ao online devem estar no mesmo nível.

Como tal, nunca houve melhor altura para ser um especialista em marketing digital. A profissão é tendência e os profissionais começam a deixar de ser pejorativamente rotulados como “aqueles que fazem umas coisas na Internet”.

Hoje, o marketing digital faz-se não de intuições, mas de estratégias digitais, suportadas em métricas exatas, avaliações rigorosas e conhecimento profundo do mercado.

Se está a começar ou se está prestes a fechar contrato com uma empresa que quer aplicar uma estratégia online, então leia este artigo e descubra os 3 erros do marketing digital mais comuns e que não pode, de forma alguma, cometer.

Erros do marketing digital

Mau planeamento

Um mau planeamento pode conduzir a empresa à desgraça. A falta de estratégia é um dos principais erros cometidos pelas empresas que se deixam guiar única e exclusivamente pela intuição. Ora, se este fator é importante, pois saiba que não é suficiente.

O mundo digital imita a realidade, mas há meandros que você precisa de conhecer. Para isso, é preciso analisar os pensamentos e as pesquisas das pessoas, utilizando ferramentas como o Google Analytics.

No fundo, faça uma análise SWOT e aplique-a ao mundo da Internet: analise as suas forças (Strengths); reúna as suas fraquezas (Weaknesses); identifique oportunidades (Opportunities); e estude a concorrência (Threats).

Depois, pegue no orçamento disponível e pare para pensar qual a melhor estratégia que pode aplicar com o dinheiro que tem em mãos. Faça investimentos calculados e garanta que cada cêntimo é investido no esforço certo.

Só no final de completar esta fase do trabalho é que poderá avançar para a aplicação da estratégia. Caso contrário, o sucesso de qualquer ação será pura sorte (ou azar).

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Criar expectativas irrealistas

Fazer um planeamento ajuda a acabar com expectativas irrealistas. Ainda assim, há uma algo importante a ter em mente: nunca iludir o cliente.

Quando se trabalha diariamente no mundo do marketing digital, encontramos todo o tipo de empresas: das maiores às mais pequenas, das que possuem orçamentos enormes às que possuem limites muito acentuados. Tanto para umas como para outras, há coisas que não podemos garantir.

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Por isso, na altura de levar a cabo uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO), é importante que tenha em mente que o trabalho é contínuo. Não pode vender gato por lebre e dizer que depois de meia dúzia de ações a comunicação da empresa que o contratou alcançará resultados fantásticos. Os resultados são graduais e todas as ações demoram tempo a surtir efeito. Ora vejamos considerações básicas.

Campanhas Pay Per Click

O sucesso das campanhas Pay per Click não é imediato. Normalmente, são necessários cerca de 90 dias para que os efeitos se comecem a sentir. Porquê? Porque a fórmula necessita de ser testada através de testes A/B e de ajustes de copywriting.

Search Engine Optimization

Porque é que o meu artigo não está na primeira página do Google?” A pergunta é frequente e surge, normalmente, por parte das empresas que contratam serviços de marketing digital. Importa, por isso, esclarecer logo à partida que o sucesso não é instantâneo e que o artigo não fica na primeira página mal é publicado.

O processo para lá chegar demora entre 90 a 180 dias, mas isto depende muito, uma vez que é preciso considerar a escolha correta das palavras, assim como a qualidade dos artigos concorrentes.

Redes Sociais

Esqueça todos os comentários pessoais e a utilização da página da empresa como se fosse a sua. Os posts devem ser otimizados e só depois de, no mínimo, um mês de comunicações regulares é que vale a pena começar a quantificar resultados e a apostar em estratégias de promoção pagas nas redes sociais. O timing pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Não estar informado

Como já reparou, o marketing digital é uma área em constante evolução. Como tal, é preciso estar sempre atento às novidades do mercado. O facto de ser uma área que agora é tão falada faz com que, todos os dias, surjam novos concorrentes prontos para o destronar.

Além disso, lembre-se que estar informado sobre o marketing digital não chega. Sempre que trabalhar com outra empresa, é preciso apostar numa espécie de formação intensiva que o coloque dentro desse nicho de mercado. No fundo, é preciso compreender o público-alvo para poder trabalhar conteúdos que lhes sejam apelativos.

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