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Confira as 12 Melhores Plataformas de CMS para lojas virtuais

Confira as 12 Melhores Plataformas de CMS para lojas virtuais

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Apesar da incerteza económica global, as vendas de comércio electrónico continuam a crescer a um ritmo confiante, representando agora 14,3% de todas as vendas a retalho a nível mundial. Mais interessante ainda, o eMarketer prevê que a quota do comércio electrónico no total das vendas a retalho a nível mundial atingirá 23% até 2023. Esta é uma oportunidade gritante para as lojas que procuram criar ou expandir a sua presença online!

É claro que uma indústria próspera atrai a sua quota-parte justa de agentes de risco, pelo que a concorrência cresce cada vez mais ferozmente. No entanto, se estiver a pensar juntar-se às fileiras dos empresários do comércio electrónico, a melhor maneira de começar é pesquisando o cenário do CMS do comércio electrónico.

Neste artigo vamos dar um mergulho profundo no mundo dos sistemas de gestão de conteúdos do comércio electrónico. Analisaremos o que eles fazem, quer precise ou não de um para a sua loja online e o melhor CMS para o comércio electrónico.

Assim, se você deseja estar entre as melhores lojas virtuais do Mundo, leia este artigo até ao final.

 

O que é um CMS para o comércio electrónico?

Um sistema de gestão de conteúdos (CMS) é um software que permite aos proprietários de lojas de comércio electrónico criar, editar e publicar conteúdos digitais de websites sem escrever qualquer código. Também permite aos utilizadores modificar a aparência da loja online, tal como alterar o layout da página do produto, adicionar banners promocionais ou adicionar rapidamente novas secções do website para melhor promover os produtos.

Uma plataforma de comércio electrónico é uma solução de carrinho de compras online que lhe permite gerir a gestão de produtos e vender produtos directamente através do seu website. Algumas plataformas de comércio electrónico servem também como CMS. Por outras palavras, é uma infra-estrutura de fácil utilização que lida com todas as funções de gestão de backend de uma loja online.

 

12 Melhores Plataformas de CMS para lojas virtuais

Agora, prepare-se. A abundância de plataformas CMS para o comércio electrónico torna a escolha de apenas uma muito difícil. Esta lista é apenas a ponta do iceberg, mas pode ser um excelente local para iniciar a sua pesquisa e descobrir as opções mais populares por aí.

 

BigCommerce

Uma das plataformas de comércio electrónico mais proeminentes no mercado, BigCommerce suporta mais de 60.000 comerciantes de todos os tipos e tamanhos. Com uma infinidade de características integradas e capacidades CMS, a plataforma BigCommerce é suficientemente poderosa para facilitar o crescimento de negócios de comércio electrónico de escala rápida e intuitiva o suficiente para capacitar os principiantes do comércio electrónico completos. Atende a todo o espectro do sector do comércio electrónico.

A plataforma é conhecida pela sua avançada integração SEO e APIs flexíveis, permitindo aos comerciantes ligarem-se a software líder e outras soluções CMS, ao mesmo tempo que alavanca o carrinho de compras BigCommerce no backend. O BigCommerce está totalmente alojado, em conformidade com o PCI de nível 1 e disponível numa base de assinatura mensal.

 

WordPress

WordPress é o leitor de CMS mais dominante na indústria, mas não é uma plataforma de comércio electrónico em si. Para transformar um site WordPress numa loja online, necessitará do plugin WooCommerce.

Incrivelmente popular, a plataforma open-source WooCommerce é favorecida pela sua imensa selecção de extensões e temas – a maior parte dos quais estão disponíveis gratuitamente. O óptimo destes plugins é que podem facilmente permitir características e funcionalidades em falta dentro do produto principal do WooCommerce com um clique. A desvantagem é que a adição de um elevado número de plugins leva a uma complexidade desnecessária e tem impacto no desempenho do site.

BigCommerce também oferece um plugin WordPress que é fácil de integrar e adiciona uma camada extra de conveniência. Permite aos comerciantes de comércio electrónico combinar a flexibilidade do frontend do WordPress com os benefícios do backend, tais como recuperação de carrinho abandonado, cupões e descontos e checkout de uma página que sai da caixa com a plataforma BigCommerce SaaS.

 

Drupal

Embora o Drupal não tenha sido concebido especificamente para o comércio electrónico, pode ser combinado com diferentes plugins e estruturas para permitir a funcionalidade do comércio electrónico. De facto, é um dos sistemas de gestão de conteúdos open-source mais utilizados, quase tão popular como o WordPress ou Joomla.

Infelizmente, Drupal não é particularmente fácil de usar para quem não tem conhecimentos significativos de desenvolvimento (embora isso esteja a mudar lentamente para melhor).

Como CMS, o comércio Drupal oferece uma flexibilidade incrível. Se o combinar com o plugin BigCommerce, obtém o melhor de dois mundos – um frontend totalmente personalizável e um backend totalmente hospedado.

 

Joomla

Joomla é mais uma plataforma de gestão de conteúdos de código aberto que permite aos utilizadores construir websites e publicar conteúdos online. Embora o comércio não faça parte da sua funcionalidade principal, existem várias extensões gratuitas que podem ajudá-lo a transformar um site Joomla numa loja de comércio electrónico.

 

Sitecore

Sitecore é uma plataforma de experiência digital líder que combina conteúdo, comércio, automatização de marketing e personalização com ferramentas de desenho e edição. A plataforma permite aos comerciantes conceber e construir experiências de loja digital e proporcionar viagens de comércio personalizadas. Com o plug-in BigCommerce para Sitefront, é possível combinar capacidades de comércio sem cabeça com as poderosas experiências de conteúdo integrado da Sitecore.

 

 

Magento

Magento é um popular CMS open-source para soluções de comércio electrónico. Propriedade da Adobe, tem uma grande reputação e suporta mais de 260.000 lojas online em todo o mundo.

Magento oferece uma rica funcionalidade e um mercado de extensão diversificado, incluindo integrações com soluções como CRM, ERP, chatbots e outro software de nível empresarial. E enquanto atende a todos os tipos de comerciantes, é frequentemente favorecido por negócios de escala rápida e de maior dimensão devido à sua extensa configuração, opções de preços e requisitos de desenvolvimento.

 

Shopify

Shopify é uma das bem conhecidas plataformas de comércio electrónico SaaS do mundo. Graças à sua interface simples e preços acessíveis, tornou-se uma plataforma de comércio electrónico popular para comerciantes em fase de arranque e pequenas empresas.

Contudo, isto não quer dizer que o CMS não possa ser utilizado por marcas maiores. O número de funcionalidades dependerá do tipo de plano escolhido, pelo que é melhor estudar a lista de funcionalidades antes de se inscrever.

Shopify oferece apoio gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma gama de modelos de loja gratuitos e um sistema POS separado. A desvantagem é que o Shopify cobra taxas de transacção pela utilização de fornecedores de pagamento fora do Shopify.

 

Prestashop

Prestashop é outra plataforma de código aberto com gestão de dados MySQL e extensa personalização de código backend. Possui uma enorme variedade de temas e add ons, permitindo aos comerciantes desenvolver uma loja web a partir do zero com capacidades tecnológicas limitadas. No entanto, cuidado com o custo total, uma vez que algumas das extensões são bastante caras.

A boa notícia é que não precisa de ser um criador para construir um website na Prestashop, tornando-a uma óptima opção para as lojas em fase de arranque e as lojas de média dimensão. As empresas podem ignorar a Prestashop devido à sua falta de apoio gratuito.

 

OpenCart

Mais um sistema de gestão de conteúdos open-source para o comércio electrónico, OpenCart é uma solução livre e multifuncional. Oferece um monte de modelos para uma configuração rápida e tem também um mercado de plugins próspero. OpenCart integra-se com mais de 20 gateways de pagamento e oito métodos de envio. Como um CMS de comércio electrónico sem taxas mensais, é uma opção popular entre os recém-chegados com um orçamento pequeno.

 

Wix

Wix é uma plataforma líder de construção de websites para negócios online. Embora tecnicamente não seja um CMS de comércio electrónico, os proprietários de sítios web têm a opção de adicionar o módulo de comércio, se necessário.

Com uma variedade de modelos, características incorporadas e uma abordagem sem código, Wix é uma opção apelativa para iniciantes e não-codificadores completos. Se tiver uma gama limitada de produtos e quiser iniciar o seu negócio rapidamente, pode funcionar. Contudo, tenha em mente que, uma vez escolhido um modelo para a sua loja, não poderá alterá-lo no futuro.

 

HubSpot

HubSpot é uma plataforma pioneira de CMS e de automatização de marketing. Não tem a funcionalidade de comércio electrónico, mas pode facilmente integrar-se com plataformas de comércio electrónico construídas propositadamente, como BigCommerce e Shopify.

A ligação do HubSpot à sua loja de comércio electrónico irá ajudá-lo a compreender o comportamento dos seus clientes, automatizar campanhas de marketing e acompanhar e reportar os fluxos de receitas com relatórios especializados.

 

Volusion

Volusion é uma plataforma de comércio electrónico baseada na nuvem, especializada na construção de lojas web sem código. Com algumas funcionalidades úteis de gestão de inventário, cobrança de pagamentos e marketing, Volusion é uma boa opção para empresas de média e grande dimensão.

Se está a considerar Volusion para o seu negócio, note que a empresa declarou falência no Capítulo 11 em Julho de 2020. Embora a plataforma ainda esteja aberta e funcione como habitualmente, pode não ser a melhor opção para um plano a longo prazo.

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