Home / Empreendedorismo /

Bitcoin ganha espaço como principal moeda do entretenimento digital

Bitcoin ganha espaço como principal moeda do entretenimento digital

Share this article

Os jogos online, os serviços de streamings e as redes sociais estão a ganhar cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Segundo dados oficiais da União Europeia, mais de 74% dos europeus consomem alguma forma de entretenimento digital diariamente. Isso abriu caminho para que algumas inovações ganhassem espaço.

É o caso da Bitcoin, a criptomoeda mais popular do mundo e que está a transformar-se no numerário oficial dos sítios web e plataformas focadas no entretenimento digital.

Por exemplo, a Bitcoin é uma das poucas moedas digitais aceitas nos casinos online disponíveis em Portugal. A Unique Casino e a Spin Samurai, duas plataformas presentes na lista dos melhores casinos em 2021, oferecem como opção o pagamento via essa criptomoeda. Essa opção faz com que os apostadores tenham maior facilidade em colocar créditos, e possam até mesmo aproveitar free spins e outro bónus para se apostar com o poker, com o blackjack e também com a interactividade das slots machines online.

Além dos jogos de casino, os videojogos também podem ser usados como exemplo pelo maior uso da Bitcoin. Desde 2016, a plataforma Steam recebe pagamentos da criptomoeda pelo serviço BitPay. Algo que a Epic Games e a Origin também começaram a fazer recentemente.

Isso fez com que toda a indústria de games começasse a colocar a criptomoeda criada em 2009 como referência neste mercado. Actualmente, jogos como Free Fire e PUBG também abrem caminho para quem usa bitcoin como forma de pagamento.

Em Portugal, a moeda também ganha espaço neste mesmo sector. Isso explica o motivo do Banco de Portugal ter comentado sobre a Bitcoin nos últimos meses. A instituição tem-se mostrado activada quanto ao assunto, e muito pela promessa da moeda digital continuar a ganhar espaço no campo do entretenimento. O digital continua a ser o principal setor, mas outras áreas também seguem pelo mesmo caminho.

Streamings e redes sociais

No entretenimento digital, os serviços de streaming são os que mais crescem em toda a Europa. A chegada da Disney Plus e da HBO Max, por exemplo, deve reforçar ainda mais a audiência deste sector. O sítio web do Jornal Económico aponta que 74% dos europeus consumiram conteúdos através das plataformas e serviços de streaming em 2020. Uma taxa que tem aumentado nos últimos anos, e deverá aproximar-se dos 80% até o final de 2023.

A Bitcoin também beneficia-se desse crescimento, pois algumas plataformas permitem que a moeda seja utilizada pelos utilizadores para realizar uma assinatura. O cartão presente da Netflix, por exemplo, pode ser comprado com a criptomoeda. Enquanto isso, desde o início do ano, começaram a surgir alguns rumores de que a Amazon vai aceitar a Bitcoin como opção de pagamento na Prime Video. Essa seria uma ação importante, e que causaria um grande impacto.

Algo que também acontece com as redes sociais, principalmente se olharmos para o Facebook. A rede controlada por Mark Zuckerberg facilita o uso da Bitcoin em diferentes formas na rede, e inclusive tem investido na criação da própria criptomoeda da empresa. A ideia é repetir o sucesso que a Bitcoin conseguiu recentemente, quando ultrapassou os 50.000 dólares como máximo histórico.

Além do entretenimento

O próximo passo da Bitcoin, e também de outras moedas digitais, é expandir para quase todos os mercados. A valorização pelo lado económico faz com que diferentes sectores comecem a olhar essa forma de pagamento como viável. Algumas lojas virtuais, e quase todo o e-commerce, estão desde 2018 abrindo caminhos para que essas criptomoedas possam ser usadas nas compras.

Isso é algo que tem sido feito com grande cautela, principalmente na Europa. O Banco de Portugal tem realizado diversas discussões sobre o assunto, enquanto outros países estão a estudar a melhor forma de colocá-lo em prática. Esse que parece ser o caminho para que as moedas digitais consigam maior espaço entre as pessoas, inclusive em actividades que muitas vezes não pareciam tão conectadas às inovações.

O entretenimento digital é um dos mercados que mais cresce em Portugal, na Europa e em boa parte do mundo. Por isso, o crescimento da Bitcoin como moeda oficial desse mercado tem um grande potencial para o futuro. A valorização nos últimos anos conseguiu mostrar que a criptomoeda é uma inovação que deve causar impactos positivos na economia, e repetir o sucesso que tem com os jogos de casino e com os videojogos.

 

Fonte da imagem de capa: Unsplash

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *