Home / Redes Sociais /

Portugal é um dos países da UE que mais usa redes sociais

portugal

Portugal é um dos países da UE que mais usa redes sociais

Share this article

site auditing tools     

Raramente vemos Portugal acima das médias da União Europeia: no entanto, no indicador que diz respeito às redes sociais, Portugal tem mantido a sua posição. 70% dos utilizadores da Internet em Portugal faz parte de redes sociais, um número que está consideravelmente acima da média de 57% que tem em conta os 28 estados-membros.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a diferença entre Portugal e os restantes países membros da União Europeia tem-se acentuado de ano para ano. Em 2011, por exemplo, apenas 57% dos utilizadores em Portugal acediam a redes sociais. Apesar de estar acima da média, a diferença ficava pelos 4 pontos percentuais, estando a média europeia definida nos 53%.

6

Em 2013, um inquérito da OberCom revelou que quase todos os inquiridos estavam inscritos no Facebook, comprovando que é esta a rede que todos os internautas preferem.

Portugal domina a Internet em geral, excepto o e-commerce

Mas não é só no que diz respeito ao uso de redes sociais que os portugueses se destacam. Portugal está acima de outros países europeus se falarmos na frequência com que usamos a Internet.

De acordo com dados apurados pelo Eurostat – o gabinete de estatísticas da União Europeia -, os portugueses fazem muitas chamadas de vídeo e de voz. Para Portugal, este é um número que se encontra definido para os 36% contra os 33% que são a média da UE.

graficos

O INE mostra-nos ainda que os portugueses gostam de aceder à Internet fora de casa e do local de trabalho. Isto diz-nos muito sobre os comportamentos dos internautas. Aqui, destaca-se os 48% de portugueses que navegam a partir dos seus smartphones, comprovando a tendência de que os dispositivos móveis estão a superar os computadores portáteis (38%).

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Uma fatia de 26% dos utilizadores recorre a soluções de armazenamento online para guardar os seus ficheiros. A maioria recorre a serviços gratuitos. No que diz respeito aos conteúdos que são armazenados, 85% dos utilizadores admite armazenar fotografias. Textos, folhas de cálculo, apresentações eletrónicas e ficheiros de música fazem também parte da lista.

Os números do e-commerce também estão a crescer. Embora em Portugal os números de comércio electrónico continuem abaixo da média europeia, nota-se um crescimento. Já são cerca de 17% de todas as pessoas entre os 16 e os 74 anos a admitir que fizeram compras online (o equivalente a 26% dos que usam Internet em Portugal). Significa este número que se verificou um aumento de 2 pontos percentuais face a 2013. Quem mais compra são os homens entre os 25 e 34 anos.

A Internet muda o mundo. É assim que assistimos às transformações que acontecem em Portugal de ano para ano. A tecnologia está cada vez mais enraizada nas nossas casas: atualmente, 65% dos agregados familiares têm Internet em casa destacando-se, deste número, uma grande maioria que tem mesmo ligação de banda larga.

LEIA NO NOSSO BLOG OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentou no Facebook? Está despedido

Como ganhar curtidas no Facebook?

Conseguimos sentir afetos quando estamos no Facebook?

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *