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Descubra agora 7 Ferramentas de Marketing que recomendamos para Startups

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Descubra agora 7 Ferramentas de Marketing que recomendamos para Startups

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A natureza parece ditar as próprias regras no que diz respeito ao sucesso de empresas embrionários: uma grande parte das startups falhará as suas metas e apenas algumas serão capazes de sobreviver e alcançar o sucesso planeado. Mesmo assim, entre as startups que sobrevivem, apenas a “creme de la creme” se tornará uma marca de renome mundial. Basta olharmos para alguns exemplos para comprovarmos isso mesmo.

A Uber, por exemplo, é provavelmente o maior caso de sucesso no que diz respeito a startups, provando que os sonhos se podem tornar realidade e ir muito mais além. No entanto, se está a ler isto e a sonhar com a sua startup e com o quão grandiosa se pode tornar, deixe-me então que lhe diga que não é apenas baseando-se em pura sorte que consegue alcançar um estatuto semelhante ao da Uber, tornando-se a empresa privada mais valorizada do mundo. Um monte de trabalho duro, resiliência e dedicação fazem parte do processo.

Assim, é normal que faça a pergunta: afinal, do que é que  todas as startups precisam?

A Internet dispõe já de muitas ferramentas que pode usar em proveito do seu projeto, ferramentas essas capazes de desempenhar um grande facilitador, uma vez que fornecem praticamente um número ilimitado de recursos para cada necessidade que lhe surgir pelo caminho. E uma vez que a maioria das startups são bootstrap, convém que as ferramentas sejam de fácil utilização, ferramentas que possa guardar no bolso e aceder em qualquer lugar.

É por isso que a publicidade online tem um apelo tão insaciável para jovens fundadores de startups, já que fornece uma maneira económica para marcas recentemente estabelecidas para comercializar os seus produtos ou serviços para um público-alvo com muita precisão, em comparação com outras formas de publicidade. Ainda assim, para uma startup uma estratégia de marketing digital necessita da implementação certa para obter o estrondo desejado e, por sua vez, a implementação de uma boa estratégia precisa de ferramentas que sejam igualmente boas e permitam acompanhar, analisar, calibrar e avaliar uma campanha.

Neste post, apresentamos 7 ferramentas a que deve recorrer para melhorar a estratégia de Marketing da sua startup. Sem mais delongas, vamos percorrer cada uma destas ferramentas e explicar-lhe de forma sucinta para que serve cada uma delas.

7 ferramentas de marketing que recomendamos para startups

1 – Google Analytics e Tag Manager

sucesso no Twitter

Uma das razões por que o Google é tão popular é porque permite a livre utilização de uma gama de ferramentas muito úteis. Do ponto de vista de marketing, existem três ferramentas do Google que deve usar com regularidade: o Google Analytics e o Google Tag Manager.

O Google Analytics e o Google Tag Manager são duas ferramentas importantes para rastrear dados de visitantes no seu website. Juntos, permitem dar melhores dados acerca dos visitantes e encontrar insights únicos, estruturando assim novas estratégias a partir deles. Todas as startups que se lançam agora para o mercado precisam de dados, uma grande quantidade de dados, de forma a conseguirem melhorar os seus produtos e serviços.

Leia o post 5 truques Google Analytics para poupar tempo na análise

2 – HubSpot

O Hubspot é já uma referência no mundo do marketing digital. Com vários softwares disponíveis, a empresa procura facilitar todo o trabalho na Internet, tornando-o não só mais simples como mais eficaz. Através do Hubspot Social Inbox pode agendar, publicar e ver todos os comentários que fizeram ao seu post. Com um calendário e vários filtros, a plataforma ajuda-o a criar uma estratégia coesa, capaz de captar a atenção dos utilizadores das várias redes sociais.

3 – Onlywire

O Onlywire é uma plataforma que permite publicar conteúdos de forma automática nas redes sociais. Esta ferramenta faz, de hora a hora, uma análise ao seu blog e, caso encontre algum novo conteúdo, prepara de imediato a partilha nas redes sociais e em feeds RSS/ATOM, caso também utilize este tipo de comunidades. A partir do OnlyWire pode ainda responder a novos comentários de fãs e verificar a performance das suas páginas nas redes sociais. Assim que fizer a inscrição na plataforma, basta configurar todo o painel para que a ferramenta saiba que blogs deve verificar à procura de novos conteúdos e em que redes sociais deve partilhar os respectivos conteúdos.

4 – AWeber

O AWeber é uma das ferramentas mais populares do mercado. A popularidade é justificada pela eficácia do serviço e a facilidade com que pode ser usada por qualquer empreendedor digital, tenha ele muitos ou poucos conhecimentos. E como simplicidade não é sinónimo de simplismo, o AWeber oferece uma série de recursos e ferramentas complementares. Uma das desvantagens está personalização dos layouts que pode ser considerada limitada em relação às outras ferramentas. Relembramos todavia que o e-mail marketing mais eficaz é aquele que usa um design simples e clean.

 

Leia o post AWeber vs. E-Goi: qual a sua ferramenta de e-mail marketing?

5 – SocialMention

Em qualquer fase de qualquer projeto, um dos cuidados que deve ter sempre em consideração diz respeito à concorrência. O que estão a fazer os seus concorrentes? Que estratégias estão a aplicar? Que resultados estão a retirar? A SocialMention conta com algumas funcionalidades interessantes que prestam mais atenção a blogs, vídeos e redes sociais. Basicamente, o utilizador procura por um termo – que pode ser uma palavra-chave ou uma empresa – e a ferramenta devolve-lhe tudo o que está a ser dito sobre essa palavra-chave. Entre as métricas apresentadas, poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e pode ainda inscrever-se num feed de RSS para que não volte a perder nenhuma outra menção. É uma excelente forma se de manter a par daqui que está a acontecer no mercado.

Leia o post 5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes

6 – Google AdWords

O Google AdWords é a plataforma de links patrocinados do Google. Lá encontramos uma ferramenta gratuita que nos permite saber quantas pesquisas são feitas por um determinado termo. O objetivo é que cada um saiba exatamente qual o alcance das palavras em que está a investir, todavia esta ferramenta pode ser utilizada gratuitamente para outros fins. Depois de recolher os termos mais pesquisados, é possível utilizá-los para escrever conteúdos otimizados para o motor de busca ou usar as palavras como meta-tags.

No que toca a AdWords, a ferramenta gratuita de palavras chave do Google é um excelente aliado na construção da sua estratégia digital. Os dados obtidos vão conduzir as suas ações estratégicas, cujo objetivo principal é fazer com que o seu site seja encontrado por aqueles que procuram uma palavra chave com relevância para a sua área de negócio.

Leia o post O que é o Google Adwords?

7 – Canva

canva

O Canva é uma ferramenta de design de conteúdos gráficos idealizada para qualquer tipo de pessoa, particularmente para quem não domina os softwares de edição como o Photoshop. Utilizada quer por designers amadores e profissionais, quer por agentes de áreas totalmente distintas, o Canva coloca no seu ecrã as ferramentas de que realmente necessita para produzir conteúdos atrativos e cativantes.

Canva funciona com um sistema de “arrastar e largar”: basta utilizar o seu rato para organizar as imagens no ecrã e os vários elementos que compõem o seu design. Entretanto, o facto de não cobrar qualquer tipo de preço pela utilização do serviço – exceto em certos templates cujos preços rondam 1 dólar – vem apenas reforçar o argumento de que não há razões para não usar esta plataforma.

Leia o post Canva: a ferramenta gratuita perfeita para quem não é designer

 

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