Tippexperience inova no YouTube
Tipp-Ex é uma marca de corretivo líquido e outros produtos relacionados que é muito popular em toda a Europa. A aposta desta marca nos recursos da Internet tornou-se objecto de análise.
Aliás, o caso da Tipp-ex é bastante curioso. A acção de marketing desenvolvida na internet tem uma componente de lição aliada à comédia e resultou na perfeição. A marca de correctores fez uma coisa muito simples. Personalizou completamente o seu canal no YouTube e carregou um vídeo de um caçador pronto para atirar sobre um urso. Quando se prepara para carregar no gatilho, esse caçador ouve um outro caçador, o que está a filmar, gritar «atira!».
Nesse momento, o atirador pára, «sai» do vídeo, pega numa Tipp-ex que está num anúncio ao lado da janela do vídeo e apaga do título do vídeo («A hunter shoots a bear») a palavra «shoots». Depois de apagar a palavra, o caçador recomenda que o utilizador que assiste ao vídeo dê um final diferente à história. Para tal, o utilizador deve apenas escrever alguma coisa no campo do título em que foi apagada a palavra «shoots» e clicar em play.
Uma vez recolhidas todas as ideias, a marca realizou vários vídeos com as diversas alternativas propostas pelos utilizadores, o que resultou nas mais variadas sugestões, sempre com um lado cómico e divertido. O nome desse canal do YouTube é Tippexperience, ou seja, a experiência de utilizar o corrector da marca Tipp-ex e mudar o rumo da história! Foi uma excelente campanha, já que além da interactividade que o utilizador consegue ter, também possui uma grande relação com o que o produto oferece.
Factores importantes para o sucesso no YouTube
Uma vez mais foi utilizado o conceito de Crowdsourcing, ou seja, a prática de obtenção de serviços necessários, ideias ou conteúdo solicitando contribuições de um grande grupo de pessoas e, especialmente, a partir de uma comunidade online, ao invés de recorrer a funcionários ou fornecedores tradicionais.
Em última instância, também o Grau de Actividade do Consumidor teve um papel essencial na obtenção dos resultados pretendidos. O conceito, criado por Conrado Adolpho, mostra por que o consumidor é hoje muitos mais activo através da internet. O Grau de Actividade do Consumidor reflecte sobre as acções no espaço virtual, onde cada cibernauta reclama, sugere, participa, fala com os amigos por meio das redes sociais, elogia uma determinada marca, partilha conteúdo sobre o seu estilo de vida e interage com cada marca, disseminando-a e participando na sua gestão em muitos outros meios interactivos.
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Foi uma inovação em 2010. Hoje é old news!