Home / Tecnologia /

12 truques para quem usa o Mac da Apple

12 truques para quem usa o Mac da Apple

 

O Macintosh, ou Mac, é considerado por muitos especialistas de informática como o melhor computador do mercado. Fabricado e vendido pela Apple desde 1984, esta máquina é essencialmente procurada por quem tem de editar vídeo, imagem e som. Na altura do seu lançamento, o computador e a sua interface gráfica avançada foram motivo de conversa.

Se tem um Mac ou tenciona adquirir um no futuro próximo, leia com atenção este post porque estamos prestes a revelar algumas funcionalidades escondidas que a maioria dos utilizadores desconhece.

12 dicas para Mac que não conhecia

A Dock

A Dock consiste é uma barra de ícones que se encontra na parte inferior do ecrã. Facilitando a navegação, permite o acesso fácil às apps fornecidas com o Mac, como é o caso do e-mail, os navegadores de Internet e as mensagens. Se não quer ser perturbado por esta Dock, basta carregar em Command + Alt + D: em segundos, ela desaparece. Para a trazer de volta precisa apenas de repetir o mesmo processo.

dock

A navegação entre apps

Quando se usam várias aplicações e programas em simultâneo, torna-se difícil navegar entre eles e até mesmo perceber quais é que ainda são importantes. Para facilitar esta usabilidade das ferramentas do Mac, sugerimos que pressione as teclas Command + Tab. O que vai acontecer? Basicamente, vão aparecer no ecrã os programas em utilização. Servindo-se do Tab para navegar, pode de seguida carregar na tecla “Q” para encerrar a app ou “H” para a manter.

Apagar ficheiros

O que não for necessário guardar vai para o caixote do lixo. Não tenha o seu Mac sobrecarregado sem necessidade. Embora o computador funcione bem e seja rápido, manter o espaço arrumado e livre de ficheiros inúteis contribui sempre para uma melhor performance. Para eliminar os ficheiros, não precisa de os arrastar um a um para o caixote do lixo: selecione-os e carregue nas teclas Command + Delete. Mais fácil não podia ser.

Poupe tempo carregando no Espaço

Não sabe o que é aquele ficheiro com um nome estranho? Não precisa de o abrir para saber do se que trata. Basta selecionar com o rato e carregar na tecla Espaço para abrir uma janela de pré-visualização.

O som ao seu gosto

Se quer controlar o volume do som do seu Mac, existe uma solução ainda mais eficiente do que apenas os botões do teclado. Ao carregar nas teclas Alt + Shift + Botão do Volume para aumentar ou diminuir, o volume é ajustado de forma mais precisa e gradual: em vez de encher totalmente um dos quadradinhos que representa o nível de volume, pode encher apenas metade.

volume

Não me incomodem

Se está concentrado a terminar um trabalho que tem de estar pronto em menos de uma hora, precisa certamente de se concentrar o melhor possível. A pensar nisto, a Apple criou uma nacionalidadede que permite ao seu utilizador desligar as notificações durante um dado período de tempo. Basta carregar no Menu das Notificações (canto superior direito) e acionar o botão “Não incocomodar”.

Eliminar a formatação

Ao copiar conteúdos textuais entre editores, é normal que o texto venha com formatações anteriores. Para que não tenha de resolver este problema manualmente – mudando o tipo de letra, o tamanho e por vezes até a cor – apresentamos uma dica simples: selecione o texto e pressione as teclas Command + Alt + Shift + V. A formatação fica uniformizada.

Captura de ecrã

Para quem está habituado aos computadores Windows, fazer uma captura do ecrã pode ser uma tarefa complicada. Mas não se preocupe: apesar de não existir no teclado um botão para executar esta tarefa automaticamente, basta carregar num conjunto de teclas. Para capturar todo o ecrã, basta carregar em simultâneo nas teclas Command + Shift + 3. No entanto, se em vez de capturar todo o ecrã quer apenas uma pequena imagem de um elemento no ambiente de trabalho, carregue então em Command + Shift + 4 e selecione em seguida o elemento desejado com a ajuda do rato.

 

Mac_Desktop_II_by_dAchadea.png

Gravar o ecrã

Se precisa de gravar o ecrã do seu Mac para fazer um vídeo ou qualquer trabalho, podem desistir já da pesquisa no Google. Embora existam vários programas gratuitos capazes de executar esta tarefa, o seu Mac já vem instalado com uma aplicação capaz de fazer isto: o QuickTime Player. Abra o programa, dirija-se ao menu superior e, no separador Ficheiro, seleciona a opção “Nova Gravação do ecrã”. Não é difícil perceber o que acontece a seguir: carregue no botão vermelho e comece a gravação.

Organizar ficheiros

Não seja desorganizado. Um ambiente de trabalho no Mac é uma verdadeira confusão para qualquer profissional, seja em que área for. Para o ajudar a atingir esta meta, partilhamos consigo uma dica para arrumar facilmente a sua Secretária. Comece por selecionar vários elementos que se encontram relacionados entre si. Assim que terminar, clique no botão direito do rato e selecione a opção “Nova pasta com a seleção”. Assim, em meia dúzia de cliques, fica tudo arrumado.

Dicionário à distância de um clique

Ninguém é capaz de meter um dicionário inteiro na cabeça. Por isso é normal que, quando estamos a ler conteúdos na Internet, nos apareçam palavras que desconhecemos totalmente. Não sem preocupe: o Mac tem uma solução. Basta selecionar a palavra misteriosa, clicar nos botões Control + Command + D. De imediato abre uma janela com toda a explicação sobre o que significa a palavra.

english

Calculadora? Não, use o Spotlight

O Spotlight – o motor de pesquisa do Mac – funciona como uma excelente calculadora. Para quê abrir outro programa quando pode facilmente substituir a calculadora pelos cálculos do Spotlight? Basta abrir o programa, inserir o cálculo no motor de pesquisa e esperar que ele devolva o resultado.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:

Gadgets fantásticos para iPhone

Top 10 de aplicativos de jogos para iPhone

Top 10 de aplicativos para vídeo e fotografia

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]