Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

Skype Translator: falar outro idioma sem saber uma palavra

Skype Translator

Skype Translator: falar outro idioma sem saber uma palavra

AdobeStock

A simples ideias de imaginar uma ferramenta capaz de traduzir em tempo real o que outra pessoa diz num idioma diferente do nosso parece-nos simplesmente impossível. Em filmes de ficção científica é fácil entender o conceito mas não passa de ficção, algo que a que nunca vamos ter acesso porque a ciência e tecnologia não nos permitem.

Na verdade, as melhorias tecnológicas que se registaram nos últimos anos têm provado que aquelas ideias que só víamos a ser concretizados no futuro estão a ganhar forma. É mesmo caso para dizer que o futuro veio finalmente até nós e que deixa mesmo de existir: estamos no presente e na era em que tudo acontece.

Sim, a máquina capaz de traduzir em tempo real uma conversa parece ficção científica mas já existe. O Skype, a plataforma de conversação da Microsoft, anunciou finalmente a capacidade de traduzir em tempo real um diálogo. A novidade, que já tinha sido divulgada em Maio, recebe agora uma previsão de lançamento para Janeiro de 2015.

Para já, as funcionalidades do Skype Translator encontram-se a ser alvo de testes beta. Aliás, todos os interessados podem-se candidatar a esta versão desde que tenham o sistema operativo Windows 8.1 devidamente instalado no seu computador.

Como funciona o Skype Translator?

Imaginemos, por exemplo, que tem uma reunião de trabalho para a semana com um empresário chinês que só sabe falar mandarim. Você, que sabe tanto de mandarim como ele de português, vê-se então confrontado com um grave problema.

O Skype Translator soluciona o problema. O empresário chinês recebe legendas em mandarim daquilo que você disser em português e você recebe em português aquilo que ele diz em mandarim. É muito simples, prático e eficiente.

Uma vez que a tradução é feita em tempo real, este é uma vez mais um grande passo dado pela Microsoft. Apesar de todas as vantagens, persistem algumas falhas que apenas a experiência será capaz de corrigir nos próximos meses: algumas barreiras comunicacionais ainda não foram derrubadas. Não se admire se, por vezes, as palavras legendadas não aparecerem na ordem correta.

Entre os vários idiomas que o Skype Translator consegue suportar, já se encontram o árabe, o cantonês, o mandarim, o inglês, o francês, o alemão, o italiano, o japonês, o coreano, o russo, o espanhol e o português.

Mesmo assim, se optar pela modalidade de mensagens instantâneas (chat escrito), a Microsoft assegura já a tradução das conversas para 45 idiomas distintos.

Templates

Os interessados em aceder à versão beta podem-se inscrever AQUI. Relembramos uma vez mais que necessitam de ter um computador ou tablet com o Windows 8.1 instalado.

A comunicação à distâncias já foi simplificada com o Skype. O Skype Translator vem agora fazer frente a uma das maiores barreiras culturais: o idioma.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Os melhores aplicativos de produtividade para iPhone

Como aprender inglês rápido em 6 semanas

5 Programas para gravar a tela do computador

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Comentários

  • Flor
    14 April, 2016

    Alguém já testou usar isso? Eu ainda acho mais interessante usar o skype para aprender línguas. Tem o preply, com varias opções de curso online. estou fazendo russo agora https://preply.com/pt/skype/professores–russo Alguem ja tentou? Mas sim.. eu sei… é impossível dominar todas as línguas de uma vez… então acho que essa ferramenta vai acabar me sendo util uma hora dessas… espero que seja melhor que o google trasnlator…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]