Portugueses passam mais tempo na Internet do que a ver TV
A Internet transforma o mundo e neste post apresentamos de novo uma prova de como a rede está a mudar os comportamentos e costumes dos portugueses. A verdade é que a tecnologia tem, desde o início do século XX, impactado a sociedade em que vivemos. O rádio trouxe uma grande revolução ao mundo do entretenimento e da comunicação, mais tarde a televisão provocou um fenómeno sem precedentes e agora é a vez da Internet.
De acordo com o estudo “Um dia das nossas vidas na Internet” elaborado recentemente pela Nova Expressão e pela Marktest, os portugueses passam mais tempo na Internet do que a ver televisão. O estudo contou com a participação de 929 participantes.
Em média, a população portuguesa dedica 4,2 horas à web, um número bastante diferente da média de 3,1 referente à visualização de televisão. Outras atividades como ouvir rádio (3,0), ler jornais (1,4) e ler revistas (0,8) também figuram na lista mas muito abaixo.
Surpreendentemente ou não, o mesmo estudo apurou que uma fatia correspondente a 51% dos portugueses navega na Internet ao mesmo tempo que vê televisão. Deste número, uma grande maioria (52%) está na verdade a pesquisar conteúdos relacionados com a programação televisiva, aproximando assim a relação entre ambos os meios de comunicação.
Convém ainda salientar que os portugueses passam mais tempo na Internet durante o horário nobre da televisão. É à noite, em casa, que o acesso à Internet atinge os seus maiores picos em Portugal.
Mas não é só o consumo de televisão que muda graças à Internet. No que toca ao consumo de notícias, constatou-se que os portugueses gastam 1,4 horas diárias em jornais digitais/revistas, o que corresponde a 94% do consumo de informação.
Porque passamos mais tempo na Internet?
Este aumento do tempo gasto na Internet está diretamente relacionado com o uso de dispositivos móveis. Ao passo que há 10 anos era necessário aceder a um computador para navegar na web, hoje qualquer smartphone ou tablet se liga à web.
Afinal de contas, estima-se que nos últimos anos se tenha colocado banda larga wi-fi em 80% das casas portuguesas. Assim, não importa se vai no autocarro, se está numa esplanada a tomar café ou num centro comercial: a Internet está ao seu alcance em qualquer espaço, a qualquer hora.
Seguindo este raciocínio, o estudo tentou perceber em que altura é que os computadores são mais utilizados. A resposta foi clara: a navegação à Internet é feita pelo computador sobretudo durante o período laboral. A par desta tendência, os dispositivos móveis ganham especial peso durante as refeições e transportes.
No que diz respeito aos conteúdos pesquisados, é Meteorologia o tema que recebe a coroa (93%), seguida de Assuntos Culturais (92%), Música (89%), Tecnologia (84%), Figuras Públicas/Famosos (78%), Economia (73%), Desporto e Política (cada um com 71%) e Cotações da Bolsa (37%).
LEIA OUTROS POSTS RELACIONADOS:
Social TV – Televisão e Redes Sociais