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Está a usar o email marketing a 100% no seu negócio?

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Está a usar o email marketing a 100% no seu negócio?

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O potencial do email marketing pode influenciar grandemente o sucesso do seu negócio online. Não há muito a dizer acerca disto que você não saiba, certo? Os números não mentem.

Um estudo apresentado no Email Evolution Conference de 2010, por exemplo, mostrou que o lucro conseguido através de email marketing é de 46 dólares para cada 1 dólar investido. Melhor: espera-se que os números continuem a crescer e a crescer.

Mas surge então a questão que dá lugar ao título deste post: os negócios online estão realmente a aproveitar este potencial do email marketing?

De acordo com dados da DMA de 2011, apenas 10% das lojas online tem formulário de registo em serviços de email marketing como o , mas mesmo dentro deste grupo cerca de 19% das lojas não envia emails. E entre aqueles que enviam emails, há também muitas críticas a apontar: primeiro, 60% não envia email de boas vindas; segundo, 29% não mantém uma comunicação regular com a audiência, falhando redondamente no engajamento.

O que acontece? É muito simples (apesar de mau): os negócios não se esforçam para melhorar o desempenho das suas campanhas. Ao não fazerem esses testes experimentais, não sabem que melhorias textuais e estruturais têm de fazer e, ao constatarem que os resultados são fracos, decidem pôr de lado uma estratégia que lhes podia ter rendido muito lucro.

Enumeramos para si algumas das coisas que pode fazer através do email marketing e que garantirão melhores resultados para a sua loja online:

– Entusiasmar utilizadores que visitaram o site mas que nunca fizeram uma compra

– Convencer clientes a finalizar uma compra depois de terem abandonado o carrinho cheio

– Promover comunicação depois da venda

Como bónus, vamos relembrar que no universo do email marketing tudo pode ser feito de forma automatizada e sem grandes investimentos. Para os que continuam crédulos, explicamos agora como pode executar cada um dos pontos mencionados acima.

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3 coisas que pode fazer com email marketing e que provavelmente não faz

1) Entusiasmar utilizadores que visitaram o site mas que nunca fizeram uma compra

Vamos supor que tem um negócio de venda de automóveis. O Marco, que está quase a acabar de tirar a carta de condução e quer comprar um automóvel assim que fizer o exame, andou a fazer várias pesquisas e encontrou o seu website. Uma vez que não tem de tomar uma decisão na hora – e, verdade seja dita, quer continuar a pesquisar outros sites – você oferece-lhe uma newsletter gratuita: informação sobre veículos, novidades, promoções exclusivas.

 

Durante as semanas que se seguem, o Marco recebe os seus e-mails e vai ganhando confiança com a sua loja. Esta confiança é melhor quanto melhor for a informação prestada pelos seus emails. Pela altura em que fizer o exame e conseguir a carta de condução, o Marco decide então fazer a compra. E onde a vai fazer? Não garantimos que compre o carro na sua empresa, mas a probabilidade de que tal aconteça é muito maior, porque você já não é um mero desconhecido. O e-mail marketing cria confiança e reputação.

2) Convencer clientes a finalizar uma compra depois de terem abandonado o carrinho cheio

O Marco decidiu comprar o carro e adicionou-o ao carrinho de compras. Assim que fizer o pagamento, só precisa de ir buscar a chave do seu novo automóvel à loja. Mas no último minuto, decide não ser precipitado e desiste da compra. Talvez o faça mais tarde. Como evitar que o Marco não escolha afinal o automóvel de outra loja, quando esteve tão perto de comprar da sua?

Graças a uma , você pode envia um email com um vale de desconto a ser usado nas 24 horas seguintes. A oportunidade é incrível e é uma pena que seja desperdiçada. O Marco optará certamente por fazer a compra.

3) Promover comunicação depois da venda

Não esperamos que a relação do cliente com uma loja termina após uma venda. Quinze dias mais tarde, pode investir em enviar e-mails personalizados para o Marco propondo artigos úteis que ele também pode usar: equipamentos para carro, rádios, antenas, pneus, entre outros. O email é a voz do negócio.

Dito tudo isto, perguntamos: o seu negócio online está a aproveitar todo o potencial do e-mail marketing? Escrever newsletters e enviá-las para uma audiência diferenciada já não é suficiente. A prática da comunicação por email envolve fazer testes, a verificação de resultados e, acima de tudo, melhoria. É importante afinar a sua mensagem conforme o tempo e as diferentes necessidades dos utilizadores.

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