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7º P – Personalização (Método 8 Ps do Marketing Digital)

7º P – Personalização (Método 8 Ps do Marketing Digital)

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O principal objectivo do 7º P é o desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento via web, fidelizando mais clientes. A personalização gera relacionamento, contato direto com o consumidor, ao contrário da publicidade, que normalmente é dirigida às massas. Uma comunicação personalizada é mais relevante, logo, atrai mais a atenção do cliente ou consumidor e, obviamente, gera mais resultados.

O 7º P de Personalização consiste no relacionamento pessoal e fidelização do cliente à sua marca. Por isso, é importante construir a sua própria lista de emails e conseguir os melhores resultados de conversão em campanhas de e-mail marketing. Neste sentido é determinante usar as melhores ferramentas do mercado para a criação e envio de e-mails e entender as regras anti-spam para que os seus e-mails não caiam na caixa de spam.

Já sabemos que a Internet é a única ferramenta que permite fazer marketing pessoa a pessoa e em simultâneo em grande escala. O mais atraente ainda é que o preço do marketing digital é muito inferior ao praticado no marketing tradicional. Através da rede, cada empresa deve atrair continuamente novos clientes, mas também vender cada vez mais para clientes antigos (através do marketing de relacionamento), fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que já conhecem a empresa.

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Porquê apostar na Personalização?

Hoje em dia já não se vende nada a ninguém. Hoje, o processo resume-se a ajudar o cliente a comprar. Com a tecnologia e a Internet como aliados, temos a oportunidade de construir relacionamento com toda a base – os clientes mais rentáveis, os menos rentáveis, os que nunca compraram.

Existem duas questões que têm de ser respondidas desde o 1º P de Pesquisa e que se manifestam no 7º P: posicionamento e segmentação de mercado. Além da segmentação de mercado, agora, no 7º P, a sua empresa terá que segmentar o seu público. Lembre-se que quanto menor for a segmentação do seu público, maior será a possibilidade de personalizar a sua comunicação. Mas, segmentar e personalizar envolve uma profunda relação com o conteúdo produzido no 4º P. Em sintonia com a segmentação, a sua empresa ou o seu departamento de marketing devem analisar qual a melhor forma de personalizar produtos ou serviços de acordo com o que já conhece do público-alvo.

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É também importante ter em linha de conta que, na prática, a personalização será feita através de uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management), onde a empresa coletará os dados dos seus clientes e segmentará da melhor maneira possível. Aliado ao CRM, uma ferramenta de e-mail marketing faz com que a sua comunicação seja relevante e alcance o cliente.

Cada e-mail representa um consumidor com as suas idiossincrasias, logo, não poderá tratar todos os seus clientes da mesma forma. Para os tratar de forma personalizada e sem perder muito tempo existem as ferramentas de e-mail marketing definidas no 2º P.

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