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A sua empresa já tem uma Estratégia Digital?

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Está provado: as empresas que definem uma estratégia digital registam melhores resultados e maiores índices de satisfação. Muitas marcas portuguesas já acordaram para a (nova) realidade digital. Segundo um estudo de Outubro de 2012 da (Associação Portuguesa de Comércio Electrónico e Publicidade Interativa), em parceria com a Karma Network, um terço das 130 empresas portuguesas avaliadas têm uma estratégia digital claramente definida e partilhada na organização e a maioria dispõe de um direcionamento estratégico.

O estudo mapeia e analisa o panorama do marketing digital nacional, aponta os objetivos, os resultados, os investimentos, os canais e as práticas no âmbito de marketing digital dos principais grupos económicos portugueses de oito setores de atividade:

– Turismo e Transporte;

– Tecnologia;

– Serviços financeiros;

– Saúde;

– Retalho;

– Automóvel e Indústria;

– Media e Entretenimento;

– Bens de consumo.

Uma das primeiras conclusões da pesquisa é que, na generalidade, as empresas portuguesas desenvolvem ações de marketing digital tendo em vista dois grandes objetivos: comerciais e de comunicação.

Quanto aos setores representados, o turismo e transportes surge na dianteira (17%), surgindo a saúde no vértice oposto com apenas 4%. Bens de consumo, automóvel e indústria e serviços financeiros apresentam taxas de penetração da estratégia digital na ordem dos 14%, seguindo-se o retalho (12%), media e entretenimento (10%) e, por fim, o setor da tecnologia (7%).

 

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Das 130 empresas analisadas, 32% têm uma estratégia digital claramente definida, formalizada num documento e partilhada no seio da própria organização, enquanto 59% têm apenas um direcionamento estratégico, mas não uma estratégia formal. As restantes 9% cento admitem não ter qualquer estratégia digital definida.

Olhando especificamente para cada um dos setores analisados, os campeões da estratégia digital, ou seja, aqueles que têm uma estratégia digital claramente definida pertencem ao grupo media e entretenimento (46%), seguindo-se o retalho (44%) e o turismo e transporte (43%), eventualmente por serem áreas de atividade com um contato mais pessoal ou direto com o público. No lado inverso surgem os setores bens de consumo (11%), saúde (17%), tecnologia (22%), serviços financeiros (28%) e, por fim, automóvel e indústria (33%).

Analisando estes números, salta à vista um dado: facilmente se verifica que 68% das empresas não têm estratégia para o marketing digital. Uma vez conhecidos os benefícios desta estratégia, fica a questão óbvia: Porque é que há empresas que ainda não apostam na estratégia digital?

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