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5 provas de que vale a pena criar um blog empresarial

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5 provas de que vale a pena criar um blog empresarial

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Todos os empresários pensam em lucro e em novas formas de impulsionar as suas empresas. Entre as várias hipóteses que têm ao seu dispor, recorrem frequentemente a soluções que envolvem o marketing digital. Porém, uma vez que este mundo do marketing é tão amplo, decidimos focar este post no universo dos blogs.

Temos ouvido falar muito sobre blogs nos últimos meses. O sucesso que algumas páginas têm alcançado é tal que as pessoas e equipas por detrás dos posts passam a ser mesmo citados por profissionais de marketing e outros meios de comunicação.

Estamos habituados à ideia de que os blogs são páginas pessoais, quase como um diário virtual: a pessoa escreve aquilo que acontece no seu dia-a-dia, aquilo sobre o que sabe, os seus conhecimentos e qualquer outra coisa que lhe venha à cabeça. Mas e se o blog for usado para impulsionar os resultados de uma empresa? Sim, o mesmo espaço pode ser utilizado para dar voz à sua empresa, não importa se é uma padaria ou uma empresa de consultoria jurídica.

Criar um blog empresarial é fácil. O difícil, no entanto, é conseguir manter o blog e orientá-lo rumo ao sucesso. Será necessário investir numa equipa especializada em produção de conteúdo, apostar num bom design e fazer atualizações constantes. Está preparado para este desafio?

Se não está, apresentamos 5 motivos para que fique convencido a criar um blog empresarial.

1 – Criar conteúdo relacionado com o seu negócio

As vantagens de criar um blog empresarial são inúmeras mas tudo se resume ao seguinte: no blog, pode falar do que quer que seja, através de um estilo mais informal e, logo a seguir, partilhar toda essa informação com o público.

A pouco e pouco, vai gerar na Internet um espaço cheio de artigos diversos sobre o assunto da sua empresa. Ao trabalhar com as palavras-chave mais pesquisadas no Google, vai estar a atrair mais tráfego para o seu cantinho na blogosfera. No entanto, este cantinho não servirá apenas para manter as pessoas informadas: o blog empresarial passará a servir como uma segunda porta para o website.

2 – Tráfego qualificado

Através de conteúdo persuasivo, pode facilmente direcionar o tráfego agregado pelo blog para o seu website. Costuma investir em AdWords para conseguir mais pessoas para o seu site? Ao criar um blog, vai conseguir o tráfego que sempre quis e reduzir o investimento que faz em AdWords.

 

Isto porque o tráfego que entrar no seu site será realmente qualificado. Se uma pessoa chega ao blog através da pesquisa orgânica do Google, é porque procurou palavras-chave relacionadas com o seu negócio e procura resposta a certos problemas. Assim sendo, ao consumir informação útil, vai percepcionar a empresa positivamente e sentir-se confiante em adquirir os seus serviços.

3 – O blog empresarial não vende diretamente

As pessoas estão cansadas de publicidade e que lhe sejam impingidos produtos. Ao encontrarem publicidade massiva que procura vender quase forçadamente um certo produto, a reação do consumidor pode na verdade ser oposta ao desejado. Não queremos, no entanto, que a sua empresa deixe de fazer publicidade. A solução está em mudar a abordagem.

O que propomos é que utilize o blog empresarial para fazer chegar ao público conteúdos de qualidade que valorizem aquilo que está a vender. Como? Pode, por exemplo, fazer uma análise de um determinado serviço que tem à venda, demonstrar a  sua utilidade, quais as vantagens de o adquirir, entre outros. Quase como se estivesse a aconselhar um amigo.

4 – Relacionamentos mais profundos

E, por falar em amigos, é isso mesmo que o blog vai criar: uma relação de amizade entre o consumidor e a empresa. Por norma, o site assume-se sempre como o espaço formal de todo o processo: é lá que o vendedor coloca os seus produtos à venda e onde o consumidor faz a compra. Não há grande margem de liberdade para diálogo, para que o consumidor conheça mais sobre a empresa e para que a empresa se dê a conhecer.

O blog, no entanto, permite a qualquer empresa demonstrar a sua personalidade publicamente. Através dos conteúdos que partilha, coloca nas mãos do utilizador tudo aquilo de que necessita para saber se deve ou não confiar na empresa. Tem liberdade para escrever longos artigos para esclarecer dúvidas, para explicar como funciona um produto, dar dicas sobre como usar o produto para cumprir determinadas tarefas, entre outros.

5 – Ótima maneira de se destacar

Não precisamos de relembrar, especialmente nesta época de crise, que o mundo empresarial está a atravessar uma fase difícil. O mercado está saturado de empresas nos mais variados nichos que competem para conquistar a audiência. Assim, a melhor forma de se destacar dentro do mercado para alcançar o consumidor passa por uma comunicação orientada e inovadora.

Embora os blogs empresariais comecem já a ser muito populares a nível internacional, principalmente nos Estados Unidos, esta é uma área que ainda se encontra por explorar em Portugal. Ao apostar na criação de um blog empresarial, vai mostrar a toda a audiência que se preocupa com ela e de que, por isso, concentrará todos os seus esforços e energias para a ajudar.

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