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5 Competências para ter uma carreira em Marketing Digital

5 Competências para ter uma carreira em Marketing Digital

by Tiago Leão

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Sem desprestígio para todas as outras, dizemos que o marketing digital é uma área (muito) difícil. Num mundo tão competitivo como a Internet é preciso estar sempre atento à mais recente novidade do mercado e tirar partido do timing certo. Longe de ser uma área mecânica, este é um ramo onde não basta executar: é necessário antever comportamentos e agir de acordo com um público-alvo que é cada vez mais exigente.

A estratégia que hoje nos traz reconhecimento e gera vendas é facilmente ultrapassada no minuto seguinte. Inovar é uma palavra-chave fundamental – mas não é a única. Ao longo deste blog já falamos de tendências de marketing digital, mas neste artigo decidimos focar-nos inteiramente nas competências que distinguem o bom do mau profissional. Afinal, o que é preciso para ter uma carreira em marketing digital?

Sendo uma área onde se analisa o comportamento de uma audiência, não basta possuir capacidades técnicas. Por muito bem que saibamos escrever ou por muitas ferramentas que dominemos, é necessário acima de tudo perceber as necessidades do público-alvo e comunicar de acordo com as mesmas. Lembre-se que não serve de nada falar se ninguém nos quiser ouvir.

Posto isto, reunimos 5 competências – algumas mais práticas outras mais teóricas – que são fundamentais para todos aqueles que querem seguir uma carreira em marketing digital. Continue a ler e saiba se já possui estes requisitos. Se ainda não os tiver a todos, está na altura de os começar a trabalhar. Ora vejamos.

Carreira em marketing digital: 5 competências fundamentais

Comunicação

Quando nos referimos a competências comunicacionais, falamos de duas grandes valências. A primeira refere-se à capacidade de adequar o estilo de comunicação à audiência e de comunicar eficazmente de acordo com o público para quem trabalhamos. A segunda refere-se à capacidade de transpor o nosso trabalho para os empresários, diretores e CEO’s das empresas clientes. Acima de tudo, é importante fazer uma boa gestão das expectativas e explicar como vamos atingir uma determinada meta.

Inovação

Já a referimos em cima e de uma coisa não temos dúvidas: inovação é algo fundamental, independentemente do nicho de mercado. Devemos, no entanto, salientar inovar não é sinónimo de correr riscos desnecessários. Antes de qualquer tomada de decisão, é preciso avaliar as consequências e só depois arriscar. O objetivo é destacar-se pela positiva e a diferença pode até estar nos detalhes.

Gestão de Projetos

Não se trata apenas de saber comunicar, mas sim de tornar o workflow tão eficaz quanto possível. Em áreas que envolvem mais criatividade nem sempre é fácil quantificar resultados, mas ainda assim é importante que estabeleça prazos adequados – mesmo quando o projeto não tem pressa. Manter tudo organizado e seguir um método (o seu ou o da empresa) é fundamental para que tudo esteja sob controlo e todos saibam exatamente o que têm de fazer.

Competências de Escrita

Embora haja uma tendência para a valorização da comunicação multimédia, a verdade é que a maior parte da informação presente na Internet continua a ser texto. Saber escrever é, por isso, uma competência obrigatória e não, não nos referimos apenas a escrever sem erros ortográficos ou gramaticais. Acima de tudo é preciso escrever para quem vai ler, adequando as palavras e os artigos a essas pessoas. No âmbito interno, a escrita é também fundamental para que não haja um desfasamento entre aquilo que queremos dizer e aquilo que os outros percebem.

Criatividade

Dizem os especialistas que a criatividade é o ponto de interceção entre a ciência e a arte. Neste sentido, destacamos a necessidade de olhar para os números, interpretá-los e pensar além daquilo que eles nos dizem. Tendo por base as estatísticas é preciso pensar numa forma criativa e eficaz de entrar na cabeça das pessoas que queremos atingir. Isto aplica-se a todos os ramos do marketing digital, da produção de conteúdos à divulgação nas redes sociais.

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