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8 Erros nas redes sociais que nunca deve cometer

8 Erros nas redes sociais que nunca deve cometer

by Tiago Leão

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Ao longo do blog Estratégia Digital, não nos cansamos de reforçar a importância das redes sociais para qualquer negócio. Independentemente do nicho de mercado, estar onde os seus clientes estão é meio caminho andado para que o conheçam e, numa segunda fase, interajam consigo.

Todavia, há outra coisa que também não nos cansamos de dizer: não basta estar lá e esperar que os likes surjam do nada. Acima de tudo, é necessário agir de forma estratégica e participar ativamente para que os outros nos conheçam. No fundo, é como se tratasse de uma amizade: você dá o primeiro passo e espera que os outros retribuam.

Posto isto, existem várias formas de começar uma amizade. Na sabedoria popular, diz-se que a primeira impressão é fundamental e há erros que não podemos cometer. Boa imagem e um discurso coerente são indispensáveis, mas há uma série de erros nas redes sociais que infelizmente são bastante comuns. Quais? Estes que apresentamos em seguida. Evite-os e melhore a comunicação nas redes sociais.

8 Erros nas redes sociais que deve evitar

Não ter nenhuma estratégia de redes sociais

Embora esteja a desparecer, ainda existe uma ideia generalizada de que as redes sociais são uma área experimental onde se “vai fazendo umas coisas”. Como tal, muitas empresas não apostam no planeamento e vão publicando de forma aleatória e sem qualquer estratégia. Como seria expectável, os resultados não são os esperados e às vezes acabam por não surtir qualquer efeito. Quando falamos em planeamento, destacamos a comunicação segmentada de acordo com cada rede, sendo que todas elas devem trabalhar para o mesmo objetivo. Como provavelmente já sabe, cada plataforma possui uma dinâmica muito própria, facto que justifica diferentes atuações.

Criar contas de forma indiscriminada

Infelizmente, constatamos de vez em quando que há negócios a criar contas em tudo o que é rede social e de uma só vez. Mesmo que ainda não estejam preparados para atuar de forma significativa em tais plataformas, os negócios criam um canal e a partir desse momento não conseguem aplicar uma estratégia regular. Num momento estão a usar o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Pinterest e no momento seguinte já perderam o fio à meada. Para quem está de fora, isto só demonstra que a marca está desorganizada. O nosso conselho? Mantenha o foco e faça uma estratégia adequada aos recursos da empresa. À medida que o sucesso for crescendo, vai alargando a marca a outras redes, sem perder qualidade.

Pagar falsos seguidores

Sim, tudo o que as empresas querem é conseguir milhões de seguidores, gostos e fãs. Não há dúvida de que é uma excelente forma de alavancar um negócio e de o marcar como importante em determinado nicho de mercado… Mas nada disto vai acontecer se comprar listas de seguidores. Recentemente, o Instagram apagou milhares de contas de utilizadores para prevenir que outros paguem para comprar listas de utilizadores. O resultado? De um dia para o outro, inúmeras celebridades e marcas de sucesso perderam centenas de seguidores que, na verdade, eram utilizadores fantasma.

 

Falar demasiado sobre a marca

Este é um erro muitas vezes cometido pelas empresas. Na tentativa de enaltecer a marca, acabam por só falar sobre si. Cria-se assim uma estratégia de comunicação demasiado institucional que acaba por ter o efeito inverso, repelindo os clientes. O truque para ser bem-sucedido nas redes sociais está em misturar-se com o comum dos utilizadores e interagir através de conteúdos que sejam relevantes para as pessoas que o seguem. Não há problema nenhum em partilhar trabalhos de outros, desde que sejam de qualidade, nem de participar com comentários nas suas discussões criadas ou por outras páginas.

Usar hashtags irrelevantes

#Não #utilize #hashtags #em #tudo #o #que #disser. Teve dificuldade em ler a primeira frase, não teve? Pois muito bem, não adote a mesma estratégia quando fizer publicações em redes sociais. As hashtags são de facto importantes e, quando bem utilizadas, ajudam a impulsionar os resultados de uma marca no Instagram e Twitter. Porém, relembramos que as hashtags são usadas para marcar o tema da publicação, como se a quiséssemos inserir numa categoria. Usar o cardinal antes de cada palavra que escrevemos é apenas #desnecessário e #aborrecido.

Fazer demasiadas partilhas em pouco tempo

Não é por acaso que muito se fala sobre agendamento nas redes sociais. Questões como a melhor hora do dia para publicar um conteúdo acedem o debate várias vezes, mas um erro que não pode cometer é partilhar tudo de uma vez. Porquê? É simples: a informação publicada vai aparecer no feed do utilizador, o que significa que se “mandar” tudo de uma vez as publicações vão sair todas seguidas.Com o excesso de informação, o internauta vai sentir que o seu espaço foi invadido e vai considerar que se trata de SPAM. Por isso, o melhor é ir distribuindo os conteúdos publicados consoante as melhores horas do dia.

Fazer publicações com erros

Mesmo que altamente desvalorizados, os erros ortográficos podem ferir profundamente a sua presença online. Para além de tais erros poderem ser apontados por fãs, existem casos mais drásticos em que os próprios seguidores fazem unfollow porque se cansam de ver palavras mal escritas ou frases pontuadas incorretamente.

Esquecer o lado social das redes sociais

Muitas empresas acham que por precisamente serem empresas têm de manter o distanciamento e a imparcialidade. É verdade que dar a opinião sobre assuntos polémicos tem de ser algo pensado, mas nada o impede de interagir com os seus utilizadores regularmente no seu dia-a-dia. Em muitos casos, as pessoas usam as redes sociais para dar os parabéns, deixar críticas ou simplesmente pedir uma opinião. Nessas situações, não há por que não agradecer a participação ou deixar a ajuda possível. Se as pessoas não vierem ter consigo, tome a iniciativa e comece a comentar publicações relevantes. Um aspeto importante é que os internatuas sintam que estão a falar com pessoas e não com uma máquina.

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