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Follower Manager: gerir a conta do Twitter nunca foi tão simples

Follower Manager: gerir a conta do Twitter nunca foi tão simples

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Após várias publicações, temos a certeza de que não precisamos de grandes argumentos para o convencer de que o Twitter é uma peça fundamental de qualquer estratégia online. Servindo de ponte entre a empresa e o cliente, esta rede social com mais de 280 milhões de utilizadores acompanha o ritmo frenético do dia-a-dia.

Lá as notícias surgem mais depressa do que nos jornais e, por norma, quem utiliza o Twitter com regularidade é muito atento. O que queremos com isto dizer é que é no Twitter que encontramos pessoas verdadeiramente ativas e interessadas. Através de comentários ou tweets revelam os seus interesses, podendo tornar-se em poderosos agentes a “trabalhar” a nosso favor. Basta, por exemplo, retweetarem uma publicação para que o alcance do nosso artigo se torne ainda maior.

Mas como escolher estas pessoas com quem interagir? E como acertar nos utilizadores que estão mais propensos a gostar de nós? Para dar resposta a estas questões, surgiu o , um aplicativo muito simples que permite gerir a conta do Twitter de forma simples, prática e intuitiva. É caso para dizer que aplicar uma estratégia na rede social nunca foi tão fácil. Não acredita?

Pois, como provavelmente já sabe, a plataforma não faz distinção entre páginas de empresa e páginas pessoais. Além disso, só recentemente é que permitiu a consulta de estatísticas. Estes motivos levam-nos a dizer que o Twitter não é a melhor ferramenta do ponto de vista da utilização empresarial. Porquê? Porque quem a usa acaba por perder horas para aplicar uma determinada estratégia.

Com o , a tarefa de gestão é altamente facilitada. Através das opções que lhe mostramos em seguida é possível acertar no alvo com maior precisão. O interface é simples e permite tomar decisões rapidamente. No fundo, a estratégia mantém-se, aplicá-la é só mais fácil.

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As ferramentas do Follower Manager

Non Followers

Antes de mais, vamos falar daquelas pessoas que você seguiu na esperança de receber um follow back, mas que afinal não seguiram. No universo do marketing digital é normal que isto aconteça com frequência. Ao tentarmos interagir com uma audiência abrangente, acabamos por seguir dezenas de pessoas. Porém, os resultados que esperamos nem sempre correspondem à realidade. O pior é que o Twitter tem um limite inicial que só permite a uma conta seguir até 2000 pessoas.

A solução passa então por fazer Unfollow nos seguidores que não o seguem de volta ou que o deixaram de seguir, que não interagem sequer consigo e que não publicam conteúdos de interesse. No , tem por isso uma opção chamada Non Followers (Não Seguidores) que apresenta uma lista de todas as pessoas que você está a seguir mas que não o seguem de volta. Assim, pode fazer de imediato Unfollow a quem não lhe interessar.

Fans

Mas às vezes acontece o oposto. Uma vez que temos de lidar diariamente com a gestão de múltiplas redes sociais, como é o caso do Facebook, Pinterest, Linkedin e Twitter, torna-se complicado ficar a par de tudo o que acontece. No painel das notificações, recebemos a informação de que temos novos seguidores mas esquecemo-nos de os seguir. É perfeitamente normal que isto aconteça.

Para evitar a perda desse seguidor – que pode muito bem fazer Unfollow passado uns dias – o  dispõe da opção Fans (Fãs). O que faz esta funcionalidade? Exatamente isso que está a pensar: mostra uma lista das pessoas que o seguem mas que você ainda não está a seguir. Para corrigir o erro, basta clicar no botão + que surge junto a cada contacto, retribuindo assim o follow.

Copy Followers

Não é segredo nenhum: para encontrarmos seguidores para uma conta Twitter, especialmente quando a começamos do 0, vamos procurar utilizadores que já tenham criado uma identidade na rede social. Se tem um negócio dentro da área do Marketing Digital e lançou agora o seu Twitter, recomendamos que procure alguém que já seja influente na área, ou seja, que já tenha angariado milhares de seguidores na rede social.

Para simplificar esta tarefa, utilize a funcionalidade Copy Followers. Ao aceder ao separador da funcionalidade, introduza na caixa de pesquisa o username da conta de Twitter do utilizador que já tem uma boa lista de seguidores. Esse username é aquele que surge depois do @ e que pode ser encontrado no perfil de cada usuário. O da Beat Digital, por exemplo, é beatdigitalmkt. O Follower Manager vai de seguida devolver a lista com todos os followers dessa pessoa, para que os possa seguir de imediato.

 

Copy Following

Não caia no erro de achar que esta funcionalidade é igual àquela que explicamos acima. Se o Copy Followers (Copiar Seguidores) diz respeito aos seguidores de um utilizador, o Copy Following (Copiar A Seguir) refere-se aos utilizadores que uma determinada pessoa está a seguir. Feitas as explicações, o processo é exatamente o mesmo: basta inserir o username de um determinado utilizador para que surja a lista de todas as pessoas que está a seguir.

All Followers

Em All Followers (Todos os Seguidores) encontra as pessoas que escolheram seguir a sua página do Twitter. Para que serve esta funcionalidade? De forma simples, para que conheça todos aqueles que diariamente recebem os seus conteúdos no feed. A ferramenta é útil para que possa analisar a sua audiência e para que veja quem são estas pessoas.

Uma das principais vantagens está na pequena descrição que surge debaixo de cada nome. Além das informações pessoais deixadas por cada utilizador, há a possibilidade de ver quantos seguidores essa pessoa tem (fator importante se ela fizer um retweet), quantas pessoas segue (fator importante se for alguém relevante no nicho de mercado) ou quantos tweets fez desde que aderiu ao Twitter (permite-nos ver se costuma participar ou não). Por último há também a data do último tweet, mas esse assunto será explorado no próximo tópico.

Inactive Following

Lembra-se do que referimos acima, acerca dos Non Followers (Não Seguidores)? Bem, há outro tipo de utilizadores que não está a fazer nada na sua lista, mesmo que o tenham seguido de volta: estamos a falar de utilizadores que já não estão ativos. Quando falamos em “ativos” referimo-nos a pessoas que não aparecem na rede social há meses, senão mesmo anos. Não fazem publicações, não fazem retweets, não fazem Favorite nas suas publicações nem nas publicações de outras pessoas. Assim, visite o separador Inactive Following (Seguidores Inativos) e remova-os da sua lista de seguidores para não ficar lotada com contactos que, no futuro, de nada servirão.

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My Top Tweets

Como em todas as redes sociais, há publicações que funcionam melhor do que outras: ou porque têm mais partilhas, mais comentários ou simplesmente porque são mais vistas. O Follower Manager compila todos estes fatores e apresenta-lhe na secção My Top Tweets (Os Meus Tweets Principais) quais as publicações que fizeram mais sucesso.

Qual a lógica por detrás de tudo isto? É simples: se um post foi bem-sucedido há uns tempos atrás, então é provável que volte a ter sucesso. Partilhá-lo é tão simples como aceder, clicar num botão e ele sairá com se tratasse de um tweet novo. Pode também editar esse mesmo tweet ou carregar em View (Ver) para que vá direto para a página de partilha.

Other Top Tweets

O Other Top Tweets (Os Principais Tweets de Outros) faz exatamente a mesma coisa que o My Top Tweets, mas desta vez analisa quais as publicações de maior sucesso de outros utilizadores. Se há alguém reconhecido na sua área ou alguém que interessa citar, então pode usar esta funcionalidade e publicar o tweet como se fosse seu. O desejável é que cite a fonte para que não seja acusado de roubar o trabalho dos outros. Esta é também uma excelente forma de perceber aquilo que funciona com a audiência. O que resultar para eles deverá também resultar para si.

Automate

A primeira impressão é sempre a mais importante, pelo menos é isso que se diz na sabedoria popular. O  também acredita nisto, de certa forma. É por essa razão que dispõe ao uso dos seus utilizadores a ferramenta Automate (Automático). O que esta funcionalidade faz é muito simples: permite que escreva uma mensagem genérica que será enviada, por mensagem privada, a qualquer utilizador que o comece a seguir. Se o conteúdo for interessante, não apelar ao Spam e até agradecer ao seguidor por ter devolvido o follow, irá certamente gerar uma boa imagem para si.

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