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As funcionalidades “ocultas” das suas redes sociais

As funcionalidades “ocultas” das suas redes sociais

by Tiago Leão

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As redes sociais são uma parte cada vez mais banal do nosso dia-a-dia. No fundo, estas plataformas imitam o comportamento humano e, por isso, são usadas tanto para fins profissionais como pessoais.

Independentemente do motivo ou da forma de utilização, a verdade é que são cada vez mais as pessoas que aderem a a estas novas formas de comunicar. Dados recentes comprovam que o Facebook – atualmente a maior rede social do mundo – regista um total de mais de 300 mil novos utilizadores por dia.

Como se os números não bastassem, há outro aspeto a ter em conta: de acordo com especialistas, as redes sociais estão a mudar a forma como as pessoas comunicam. Recetores comuns tornaram-se produtores de informação e deixam diariamente os suas opiniões e comentários na Internet.

Se é um destes recetores que acede ao Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest todos os dias, lançamos-lhe agora um desafio. Leia este artigo até ao fim e descubra se sabe tudo o que há para saber sobre cada uma das suas redes sociais favoritas. A pergunta que fica no ar é: sabia que dava para fazer isto nas redes sociais?

Funcionalidades Facebook

1 – Guardar links para mais tarde

Alguma vez viu no seu Feed de Notícias  uma publicação que gostaria de ler mais tarde? Embora poucos conheçam esta funcionalidade, o Facebook permite que os seus utilizadores marquem publicações para que as possam ler mais tarde. Guarde links de publicações, eventos, páginas de fãs, músicas, entre muitos outros.

Basta clicar naquela pequena sesta que surge no canto da publicação e seleccionar de seguida a opção “Guardar“. Para ver tudo aquilo que guardou, dirija-se à homepage e procure na coluna lateral esquerda o separador “Guardado“. Há ainda a alternativa de digitar diretamente o link https://www.facebook.com/saved/.

2 – Substituir anúncios por imagens de animais bebés

Se odeia os anúncios publicitários que aparecem na barra lateral do Facebook, substitua-os por imagens de animais bebés. Sim, é isso mesmo que leu. O processo é extremamente simples: basta instalar no seu navegador Chrome a extensão BabyAnimalBlocker e os anúncios desaparecem para dar lugar a imagens ternurentas de cachorrinhos, gatinhos e outros animais bebés.

3 – Faça perguntas dentro de eventos e grupos

Recentemente, o Facebook retirou das páginas de fãs a hipótese de criar inquéritos. Esta era uma funcionalidade muito útil para receber feedback por parte dos seus seguidores, não é? Ainda assim, há uma outra maneira de executar esta tarefa e é muito simples.  Basta criar um evento ou um grupo do Facebook e criar então um inquérito.

Dirija-se à barra de publicação e escolha a opção “Pergunta“. De seguida, clique em “Adicionar Opções de Pergunta” e escolha várias possíveis respostas para que o utilizador assinale aquela que melhor se adequar a si.

4 –  Reordenar secções na página de negócios

Modificar a página da empresa é simples. Se, por exemplo, possui uma empresa multimédia, é normal que queira dar destaque a vídeos e imagens, em vez de qualquer outra secção, como a “sobre” ou a “pessoas“.

A ordem é facilmente editável. Basta aceder à página que administra, aproximar o mouse da seta que aponta para o lado direito e logo verá que vai surgir um ícone com um lápis. Clique e ordene as secções consoante a sua ordem de preferência.

 

Funcionalidades Twitter

5 – Twittar apresentações Slideshare

Uma das possibilidades que o Twitter oferece e que poucos conhecem está no facto de poder aceder diretamente aos ficheiros do Slideshare na página da rede social. O processo é simples: basta copiar o link do documento escolhido e colocá-lo no interior do seu tweet.

Assim que o você ou o seu seguidor clicar no botão “expand“, surgirá um interface de navegação rápida que permite a qualquer um aceder à informação pretendida.

6 – Descobre quem te fez unfollow

Ao usar o website unfollowers.com, pode gerir todos os seguidores da sua conta Twitter: quem fez follow, quem fez unfollow e quem você seguiu e não devolveu o follow. É uma ferramenta muito útil para marcas que estão a construir a sua indentidade no Twitter e a experimentar diferentes abordagens. Se descobrir que há muitos utilizadores relevantes a deixar de o seguir, então é fácil perceber que algo está errado.

7 – Colocar GIF’s com reprodução automática

Se postar um GIF da mesma forma que coloca uma fotografia, ele não vai ter a opção de autoplay na altura de ser mostrado no feed de notícias dos seus seguidores. É, no entanto, posível que a imagem animada reproduza automaticamente quando alguém entra no seu feed pessoal. Para isso, tem de clicar nas reticências que surgem por debaixo do tweet e clicar na opção “pin to your profile page”.

8 – Analise gratuitamente os seus tweets

Através do Twitter Analytics, quase todos os utilizadores do Twitter têm livre acesso a dados sobre a atividade da sua cronologia e seguidores. O painel fornece dados como número de impressões, engajamento, número de cliques em links, retweets, favoritos e respostas. Para facilitar a análise, o utilizador pode mesmo descarregar um ficheiro Excel que compila todos os dados.

9 – Medir o sucesso de uma hashtag

Ao usar o website Topsy.com, qualquer utilizador pode pesquisar diferentes hashtags e verificar a popularidade de cada uma delas: quais as mais usadas? A que horas se regista maior atividade?  Para um gestor de redes sociais, esta será certamente uma ferramenta a marcar a diferença: se está a planear um evento ou prestes a lançar uma publicação, escolha a hashtag certa para garantir que a publicação é difundida pelo maior número de utilizadores.

10 – Identificar pessoas

Tal como no Facebook, também no Twitter é possível inserir tags de pessoas sem que os nomes contem para o limite de 140 caracteres. Depois de fazer upload da foto, basta clicar em na opção “Who is in the Photo?” A rede social deixa criar um total de 10 tags.

11 – Ver todos os favoritos

Sabe aquela notícia que viu mas que já não faz ideia de qual é o título? Volte a encontrá-la através da opção “Favoritos“. Não há nada que saber: basta aceder à sua página de perfil e, ao lado do menu de seguidores e de pessoas que segue, encontrará todos os tweets que assinalou com a uma estrela.

Funcionalidades Linkedin

12 – Inserir ficheiros no seu perfil

Todos sabemos que o aspeto de um currículo pode ser diferenciador. Como tal, a introdução de documentos embebidos podem ser uma mais-valia para todos aqueles que estão neste momento a utilizar o LinkedIn para conseguir um emprego.

Suponhamos, por exemplo, que tem uma produtora audiovisual: em vez de dizer que já fez vídeos sobre determinados temas, porque não mostrar os vídeos diretamente? Para isso, basta clicar em “editar perfil” e procurar o ícone de media.

13 – Guarde um potencial emprego

Procurar por emprego no LinkedIn demora, normalmente, mais do que uma sessão. Portanto, aconselhamos que quando fizer uma pesquisa, a guarde. Trata-se de um processo muito simples: quando encontrar uma lista de empresas que quer investigar mais tarde ou no futuro, pode clicar na opção “Save Search” que aparece no topo da página.

14 – Criar showcase pages

Esta funcionalidade destina-se principalmente às empresas. Já ouviu falar de showcase pages? As showcase pages são uma espécie de sub-página, onde se apresentam produtos ou serviços distintos.

Falemos, por exemplo, do caso da Microsoft, que atua simultaneamente em vários nichos de mercado: uma excelente opção é criar uma showcase page para o Office, outra para o Microsoft Dynamics. Embora sejam da mesma companhia, os dois produtos têm públicos-alvo muito diferentes.

Funcionalidades Pinterest

15 – Utilize links que não estão marcados como SPAM

Dado o grande volume de publicações feitas no Pinterest a toda hora, a rede social protege-se contra SPAM – Sending and Posting Advertisement in Mass – e bloqueia, portanto, certos links. Se usa links gerados por ferramentas como o Bit.ly, sabe agora porque razão os seus pins não registam sucesso.

16 – Ver quem está a fazer pin do seu website

Se tem uma empresa, provavelmente concorda quando dizemos que nunca é demais conhecer o nosso público-alvo. Mas como saber quais as pessoas que estão a fazer pin dos nosso posts do website ou blog? É simples: basta inserir o seguinte código na barra de URL e já está. Ora experimente: http://www.pinterest.com/source/nomedoseuwebsite.com/

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Comments

  • 13 April, 2016

    boas, será possivel adicionar o botäo call gratuito num perfil do facebook.
    obrigado

    • 19 April, 2016

      Olá Vítor, muito obrigado pela sua questão. Por agora acreditamos que o Facebook ainda não permite essa funcionalidade, mas se descobrirmos alguma solução avisamos. Grande abraço 🙂

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