Home / Redes Sociais /

Goodreads: a rede social para quem gosta de ler

goodreads

Goodreads: a rede social para quem gosta de ler

Share this article

Toda a gente conhece o Facebook, o Twitter, o Instagram e até mesmo o Pinterest. Mas quem já ouviu falar da rede social Goodreads?

O Goodreads é uma rede social de recomendação de livros e o refúgio perfeito para todos os leitores que gostam de partilhar aquilo que lêem e ver o que os seus amigos estão a ler. Comprada em 2013 pela gigante multinacional Amazon, o Goodreads continua a crescer e a otimizar o serviço que oferece aos seus utilizadores.

No início de 2006, aquando da sua fundação, esta rede social assumia como missão “ajudar pessoas a encontrar e partilhar os livros que adoram para melhorar o processo de leitura e aprendizagem por todo o mundo.” A partir de uma alargada base de dados, o utilizador procura livros para adicionar à sua lista “Para ler” ou preencher a lista do que já leu.

Ainda assim, uma das funcionalidades mais interessantes é poder partilhar o que está a ler no momento. Basta procurar o livro, seleccionar a opção de “A ler neste momento” e ir atualizando, sempre que quiser, o número da página em que se encontra. Ao terminar o livro, pode avaliá-lo até 5 estrelas e escrever uma crítica para recomendar (ou não) a leitura do livro.

Tal e qual como qualquer outra rede social, o Goodreads também tem um feed. Este feed apresenta as atividades recentes dos seus amigos: para que página avançaram, que pontuação deram àquela livro que estavam a ler há tantos meses ou o que desejam ler nos próximos tempos. Se não sabe o que dar no Natal ao seu amigo leitor, porque não dar uma olhadela na lista de “livros a ler”?

Print

Goodreads: uma biblioteca em crescimento

No final de 2013, a rede social somava já mais de 20 milhões de membros, comprovando o seu crescimento e que a experiência de leitura é algo que também pode passar pela Internet, assim como acontece com a música e o cinema.

Esta interface é também um excelente lugar para saber mais sobre alguns dos seus autores preferidos. Se tiverem página pessoal na rede social, pode ver que livros andam a ler e o que sugerem. Além  disso, o Goodreads tem promovido a leitura através de sorteios, oferecendo livros a quem se registar no passatempo.

Se não dispensa uma competição, pode participar ainda ano desafio anual do Goodreads. Basta estabelecer, no início do ano, quantos livros deseja ler durante os 12 meses seguintes e tentar alcançar essa meta até ao fim de dezembro. É um excelente estímulo para ler e para competir amigavelmente com os seus amigos leitores.

Mas o Goodreads não se fica por aqui. Desde a sua fundação que esta rede social tem procurado inovar e introduzir novidades. Foi por isso que, em 2011, o Goodreads adquiriu o Discovereads, um algoritmo que analisa o que os leitores lêem e apresentam recomendações baseadas nos géneros literários preferidos.

Se gosta de ler, dê um salto a esta rede social. Pode registar-se através do Facebook, sem qualquer tipo de complicações. Otimize a sua experiência de leitura.

Leia conteúdos novos e exclusivos sobre livros e literatura no blog Mundo de Livros.

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *