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Marketing Multicanal: porquê usar na minha empresa?

Marketing Multicanal: porquê usar na minha empresa?

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Existem várias razões para o  estar a tornar-se uma necessidade premente nas empresas e negócios que utilizam a comunicação directa e segmentada.

A primeira é o crescimento do número de canais disponíveis para comunicar. Estamos numa era em que vivemos praticamente online.

Quantas vezes costuma usar o seu o telefone fixo de casa? Quando foi a última vez que leu a publicidade amarrotada no seu correio postal em vez de a deitar logo ao lixo? Agora pense na frequência com que consulta o email. Já imaginou andar o dia todo sem telemóvel? E quantas horas passa no Facebook, Twitter ou LinkedIn?

Há alguns anos, a televisão e o marketing directo eram os canais de marketing outbound privilegiados, enquanto que o marketing inbound se limitava aos call centers e às lojas.

Mas a Internet mudou tudo isso. Mudou hábitos. Mudou comportamentos. É difícil conjugar verbos como comer, trabalhar, ler, pagar, recrutar e socializar sem ela. Mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços.

Agora nós, consumidores, temos mais opções e expectativas mais elevadas. Queremos tudo o que nos agrada no momento em que nos agrada. E as marcas têm de acompanhar esta evolução. Não só usamos mais as novas tecnologias, como o fazemos ao mesmo tempo: emailtelemóvel e redes sociais praticamente em simultâneo.

Estamos cientes de que os marketeers recolhem os nossos dados para saberem quando estamos online, onde clicamos, o que compramos e muito mais. E, no fundo, esperamos que estes dados os ajudem a disponibilizar-nos tudo o que precisamos, pois não queremos mais telefonemas de call centers!

Mas, hoje em dia, não basta enviar a mensagem certa às pessoas certas no timing mais adequado.

É preciso fazer-lhes chegar essa informação através dos ! E com o crescimento exponencial de novas tecnologias e aplicações, esperamos encontrar informação relevante não só no nosso email mas também no nosso telemóvel e na nossa rede social favorita (ou em qualquer outro canal que decidamos utilizar).

Os marketeers têm agora de prever o maior número de interacções possíveis, pois já não mandam nas regras do jogo. A utilização e integração dos novos canais de marketing faz-se online com base nas nossas preferências e comportamentos.

 

Quer um exemplo de Marketing Multicanal?

Imagine que está de férias no Algarve mas vive noutra parte do país. Um dia, vê no seu email uma newsletter sobre o jogo que a selecção portuguesa vai ter no Estádio do Algarve. Uns minutos depois de ler, o Cristiano Ronaldo telefona a convidá-lo pessoalmente para o jogo! Como é que isso aconteceu?

Simples: foi configurado o envio automático de uma chamada telefónica com uma mensagem de Ronaldo apenas às pessoas que estão no Algarve quando abriram a newsletter sobre o jogo!

Este exemplo, apresentado pela , é uma excelente indicação do tipo de comunicação integrada que as empresas e marcas já estão a usar para se relacionarem connosco. Afinal, como vê, agora é o consumidor que dita as regras do jogo!

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