Home / E-mail Marketing /

Como fazer sucesso online com e-mail e vídeo?

e-mail e vídeo

Como fazer sucesso online com e-mail e vídeo?

AdobeStock

No mundo do marketing, existe uma combinação perfeita: e-mail e vídeo. Apesar de cada um dos meios ser incrível em separado, a combinação do potenciais de cada um torna-os mais eficientes e poderosos.

Mas o que torna esta parelha tão formidável?

Para responder a esta pergunta, enumeramos as vantagens de apostar numa estratégia que envolva e-mail e vídeo:

– O vídeo pode tornar os seus e-mails mais atraentes – Este facto é comprovado mesmo antes do subscritor abrir o e-mail. A BambooHR, uma empresa de software de Recursos Humanos baseada no Utah, recebeu as suas taxas de abertura mais altas ao usar a palavra “vídeo” no título do e-mail.

O vídeo é uma call-to-action extremamente convincente – Incluindo uma imagem amigável e divertida do vídeo é uma ótima maneira de estimular os leitores a clicar. Testes realizados a este formato provaram que os leitores preferem, por exemplo, clicar no vídeo do que em gráficos.

– O e-mail pode amplificar os seus esforços de vídeo – Se produziu um vídeo, considere partilhá-lo por e-mail em vez de os colocar apenas no seu site ou redes sociais. Use o e-mail para conduzir as pessoas de volta para o seu site para que possam, assim, saber mais sobre você ou a empresa.

Para obter melhores resultados, garanta que a sua estratégia de vídeo é integrada com a sua estratégia de e-mail. Por exemplo, se usar o e-mail para conduzir inscrições webinar, envie também um vídeo curto como parte da campanha webinar.

Compreendidas as vantagens de uma estratégia e-mail e vídeo, vamos sugerir algumas dicas económicas para que consiga ter sucesso.

Get Started Today For Only $1! – AWeber Communications

6 dicas para estratégias e-mail e vídeo

Faça um argumento para o seu vídeo

Não tente improvisar em frente das câmaras. Escreva um argumento para seu vídeo com antecedência e garanta que a mensagem é tão convincente quanto possível. Além disso, o argumento elimina de vez pausas e interrupções para pensar no que dizer, assim como “ahs” e “hmmm” que são desnecessários. Se possível, tente decorar o argumento ou, se tal for difícil, divida-o em pedaços médios e grave cada um individualmente. Na fase da edição, pode montar a sequência do vídeo e ajustar as transições de imagens.

Use a sua câmara desde que se mantenha estável

Que câmara comprar? Bem, não precisa de comprar uma câmara profissional e cara. Se já tem uma câmara de bolso ou um smartphone, pode usar esse equipamento e filmar vídeos com qualidade excelente.

Invista, no entanto, num tripé. O tripé garante que a imagem fique sempre estável e não trema. Não há nada mais perturbador do que imagens tremidas. Em alternativa, mantenha a câmara pousada numa superfície plana e estável.

Print

Luz

Qual o melhor opção: uma câmara excelente num local mal iluminado ou uma câmara de smartphone num local com a luz ideal? A resposta é simples: o smartphone e a luz ideal.

A iluminação determina muito a qualidade do vídeo. Quanto melhor for a luz, mais focada ficará a imagem e menores serão as sombras que distraem e provocam ruído visual. Se não tiver oportunidade para comprar equipamento de iluminação, procure uma grande janela num dia de sol e mantenha o objeto a filmar virado para a luz. Cuidado: não filme diretamente contra o sol.

Captura de som

A sua mensagem é a parte mais importante do vídeo. Por isso, para se certificar de que o som ficará alto e com qualidade, siga alguns passos. Elimine o ruído de fundo. Encontre um local tranquilo, de preferência um onde não possa ouvir alguém ou alguma coisa: impressoras, aspiradores, trânsito, entre outros.

Templates

Utilize um microfone externo em vez de o usar o microfone da câmara. Mantenha o microfone perto da fonte de som.

Filmar e só depois analisar

O seu primeiro vídeo não vai ser uma obra-prima. Ainda assim, é aprendendo, testando e cometendo erros que vai melhorar a sua técnica. Se fizer upload dos vídeos para o YouTube, use a sua conta Analytics para identificar que temas abordar nos seus vídeos futuros.

Os seus primeiros vídeos serão realmente importantes. É graças a eles que conseguirá avaliar aquilo de que o público gosta mais, podendo assim definir uma estratégia que se concentre nesses temas mais atraentes.

A análise do vídeo pode dar-lhe muitas informações: taxas de reprodução globais que indicam o quão atraente é o tema em si e as taxas médias de engajamento (quanto por cento dos vídeos os utilizadores viram) que indicam o quão interessante é o conteúdo. Verifique ainda em que momento é que as pessoas deixaram de ver o vídeo. Se acontecer perto do fim, é um bom sinal. Se isso acontece no meio, tente encurtar os seus vídeos.

Curso Fórmula dos Vídeos

O brasileiro Michael Oliveira – especialista em marketing digital e YouTube – descobriu pela sua própria experiência que a melhor forma de criar relacionamento com as pessoas na Internet é por via de vídeos. O factor fundamental é na verdade criar relacionamento com as pessoas para gerar muitos negócios. Ele sentiu uma grande mudança num curto espaço de tempo quando começou a incluir os vídeos como estratégia, numa história que conta com mais detalhe neste VÍDEO.

No seu curso Fórmula dos Vídeos você vai aprender a gravar vídeos de maneira profissional para rentabilizar os seus negócios na Internet e fora dela! Com o Fórmula dos Vídeos você vai aprender a perder o medo de gravar, como se posicionar da maneira correta para gravar os seus vídeos e como falar naturalmente para a sua audiência. Aprenda agora uma fórmula com o especialista Michael Oliveira para gravar vídeos vendedores e faturar até 15X mais usando o YouTube!

Feitos os vídeos e textos, basta compor o e-mail e enviar… Mas como é que pode enviar o mesmo e-mail para  as centenas de subscritores que reuniu?

Pode tratar deste assunto em poucos minutos e sem premir o botão “enviar” sempre que tiver um novo subscritor. A AWeber é uma plataforma norte-americana de e-mail marketing que permite, de forma simples e rápida, a gestão da lista de subscritores e a sequência de e-mails. Basta fazer upload dos conteúdos, definir quando devem ser enviados os e-mails e esperar que a AWeber trate da comunicação da sua empresa.

Se está interessado em saber mais sobre o universo audiovisual, recomendamos uma visita ao blog Mundo de Cinema.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE E-MAIL MARKETING:

3 Cursos sobre E-Mail Marketing

Como fazer e-mail marketing de sucesso

Exemplos de boas práticas de e-mail marketing

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]