Conheça agora 11 benefícios do email marketing em 2025
Independentemente do tipo de negócio que possui, seja uma pequena empresa ou uma loja de retalho de comércio mundial, o email marketing é um dos canais mais eficazes para gerar conversões e vendas. Continue a ler para saber mais sobre os benefícios desta técnica poderosa em 2025 e porque é que a sua empresa deve fazer do e-mail uma parte importante da sua estratégia de marketing digital!
O marketing por correio eletrónico é, de longe, uma das formas mais bem sucedidas de publicitar a sua empresa, aumentar o conhecimento da marca e direcionar o tráfego para o seu website. Além disso, tem um custo extremamente baixo e um ROI excecionalmente elevado.
Por isso, se ainda não o está a utilizar, de que está à espera? Existem muitas opções disponíveis, incluindo a Mailrelay, que tem várias vantagens competitivas, como por exemplo:
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Fácil de utilizar, potente e com boa capacidade de entrega
As vantagens do email marketing são aparentemente infinitas e proporcionam benefícios que outras estratégias de marketing não oferecem. Veja agora esta lista e tire as suas conclusões!
Os contatos são direcionados
Embora outras técnicas de marketing online lhe permitam visar os seus clientes mais qualificados, o email marketing permite-lhe contactá-los diretamente. Isto significa que pode ter a certeza de que está a chegar a quem pretende e a estabelecer relações com clientes actuais e potenciais.
Atinge um público interessado
Outra das vantagens do marketing por correio eletrónico é que, para receberem os seus e-mails, as pessoas têm de optar por participar.
Isto significa que, quando envia e-mails, está a chegar a pessoas que concordaram voluntariamente em receber comunicações da sua empresa.
O objetivo depois de alguém subscrever as suas mensagens de correio eletrónico é evitar que a pessoa carregue no botão de anulação da subscrição.
Estabeleça o que as pessoas podem esperar dos seus e-mails. Em seguida, continue a enviar conteúdo nesse sentido para que as pessoas recebam o que assinaram.
É uma técnica acessível
Uma vantagem significativa do email marketing é que não tem de utilizar uma grande parte do seu orçamento.
Inicialmente, uma campanha de marketing por correio eletrónico pode ser totalmente gratuita.
Se decidir comprar software ou associar-se a uma agência de marketing, pode continuar a trabalhar com um orçamento de apenas algumas centenas de euros.
Possui um ROI elevado
O email marketing é uma das formas mais rentáveis de comercializar a sua empresa.
O ROI de uma campanha de marketing por e-mail pode ser astronómico. De facto, uma campanha média gera um ROI de 4400%, ou seja, um retorno de 44 euros por cada euro gasto.
Aumenta o conhecimento da marca
Quando comunica regularmente com o seu público, este torna-se naturalmente mais consciente da sua marca e do que ela representa.
Os seus subscritores ficarão familiarizados com os seus produtos, serviços e empresa como um todo, uma vez que estará sempre na sua caixa de correio eletrónico.
Quando partilha informações úteis sobre a sua empresa ou sector, também pode estabelecer uma reputação como um recurso valioso, o que ajuda a criar confiança junto de potenciais clientes.
Funciona com a sua estratégia de SEO
Pode não pensar em SEO como um benefício do email marketing, mas estas duas formas de marketing podem ajudar-se mutuamente.
As ligações que apontam de um website externo com boa reputação para o seu website podem ter um impacto positivo na sua SEO. Isto diz aos motores de busca que as pessoas confiam em si.
Se partilhar conteúdo do seu website nas suas mensagens de correio eletrónico, aumenta a probabilidade de alguém que veja as suas mensagens de email estabelecer uma ligação para o seu conteúdo.
Ajuda a atingir os seus objectivos de marketing de conteúdos
Se publicar conteúdo regularmente, pode partilhá-lo com os seus subscritores de e-mail.
Quer crie gráficos, escreva publicações em blogs ou grave vídeos, pode tirar partido do marketing por e-mail como um canal para distribuir tudo o que cria.
Quando envia o seu conteúdo para os seus subscritores de e-mail, pode aumentar o tráfego do seu site e, se o seu conteúdo corresponder às necessidades do seu público, pode também reduzir a taxa de rejeição do mesmo, aumentar o tempo na página, impulsionar conversões e atingir outras métricas importantes para a sua estratégia de conteúdo.
Nutre leads
Quando alguém preenche um formulário de e-mail no seu site, pode usar a automação para enviar e-mails projetados para movê-los através do funil de compra.
Com a plataforma de marketing por e-mail certa, pode ajustar as suas campanhas de e-mail com base na interação de alguém com o seu site e nos dados firmográficos.
Utilizando conteúdo escrito para cada parte do percurso do cliente, pode visar pessoas que acabaram de encontrar a sua empresa, que estão a pesquisar as suas opções ou mesmo que estão prontas para fazer uma compra.
É facilmente mensurável
A maioria das plataformas de email marketing oferece análises integradas que fornecem informações sobre os seus resultados. Cada plataforma é ligeiramente diferente, mas a maioria permite-lhe medir peças-chave de informação que podem ajudá-lo a compreender o sucesso da sua campanha.
Verá informações como a frequência com que os seus e-mails foram abertos e por quem, quem clicou nas hiperligações do e-mail, quantos e-mails “saltaram” ou não chegaram a um utilizador e quem cancelou a subscrição.
É personalizado
Com esta estratégia de marketing, pode fazer mais do que apenas direcionar as pessoas com base nos seus interesses.
Outro dos muitos benefícios do marketing por e-mail é que pode utilizar a IA e a automação para criar experiências únicas para os seus subscritores de e-mail.
Se alguém fez uma compra e forneceu o seu e-mail, pode utilizar o marketing por e-mail para pedir avaliações ou enviar sugestões de artigos para aproveitar essa compra.
Pode dirigir-se a cada subscritor pelo nome e enviar e-mails nos fusos horários dos seus subscritores para que cada e-mail pareça mais pessoal.
Pode assumir várias formas diferentes
Existem muitos tipos diferentes de e-mails que pode utilizar para comercializar a sua empresa, e cada um deles apresenta vantagens únicas.
Para finalizar, aqui ficam alguns dos nossos favoritos:
E-mails de boas-vindas
E-mails de agradecimento
Boletins informativos
Ofertas especiais
Nutrição de leads