Home / Jornalismo Digital /

O que é que os portugueses procuraram no Google em 2014?

google em 2014

O que é que os portugueses procuraram no Google em 2014?

 

O Mundial no Brasil, o programa de televisão Casa dos Segredos, o surto de Legionella em Vila Franca de Xira e o iPhone 6 resumem numa frase aquilo que os portugueses mais pesquisaram no Google em 2014.

A partir dos dados estatísticos revelados pelo Google Trends, traçamos um quadro geral do que aconteceu este ano. O que é que os portugueses mais quiseram saber? Que receitas de culinária procuraram? Que histórias acompanharam com toda a atenção?

Custom Search

Top 10 de termos mais pesquisados no Google em 2014

Começamos por enumerar os 10 termos mais digitados este ano:

  • “Mundial 2014” – O evento de futebol que decorreu no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho. Portugal não passou das oitavas de final e a Alemanha levou a taça para casa após uma final emocionante contra a Argentina.
  • “Secret Story 5” – O programa da TVI regressou em 2014, conquistando de novo a atenção nacional. Para além da televisão, os portugueses viraram-se também para o ecrã dos computadores para seguir o dia-a-dia dos concorrentes.
  • “Rodrigo Menezes” – A morte do ator português Rodrigo Menezes, de apenas 40 anos, apanhou todos de surpresa no início de Outubro. O seu nome foi o terceiro mais procurado pelos portugueses.
  • “Blog Azul” – O Blog Azul é um blog feito por fãs do Secret Story 5 que partilham as notícias do que se passa na casa.
  • NOS” – A ZON também surpreendeu Portugal ao assumir uma nova imagem e um novo nome: NOS.
  • “Novo Banco” – Após o escândalo que garantiu o fim do Banco Espírito Santo, foi anunciado o Novo Banco. A nova instituição bancária mereceu de imediato atenção por parte dos internautas.
  • “Legionella” – Um surto de Legionella assustou Portugal a partir de 7 de Novembro quando foram detetados inúmeros casos desta doença respiratória em Vila Franca de Xira. O balanço final contou com 12 mortos e 375 doentes.
  • “Telexfree” – Os portugueses tentaram perceber como funciona o Telexfree, um esquema de pirâmide que promete lucros fáceis e sem trabalho.
  • “iPhone 6” – O anúncio da Apple a 9 de setembro voltou a obter a atenção de todo o mundo. Assim que foi apresentando o iPhone 6, as pesquisas pelo smartphone aumentaram, merecendo um lugar entre as mais procuradas em Portugal.
  • “Robin Williams” – O suicídio do célebre ator e comediante norte-americano resultou também num grande volume de pesquisas.

Mas não foram só estes os temas pesquisados em 2014.

Print

Acompanhando a tendência que apanhou miúdos e graúdos na primeira metade do ano, os portugueses andaram ocupados a pesquisar sobre “como fazer pulseiras de plástico”. Com o aproximar do Verão e os dias de praia, aumentaram também as pesquisas sobre como tentar “emagrecer rapidamente”. E já que falamos em rapidez, revelamos também que os portugueses procuraram formas de “fazer dinheiro rapidamente e sem esforço”.

De acordo com o Trends, fez-se muito “bolo de chocolate” e “bolo de iogurte” nas cozinhas portuguesas e as férias foram marcadas com viagens para a “Madeira”, “Cabo Verde” e “Açores”.

Se recaísse nos internauatas portugueses a tarefa de selecccionar uma equipa de futebol para representar Portugal, os jogadores que estariam em campo seriam “Cristiano Ronaldo”, “Neymar”, “Messi”,” James Rodriguez”, “David Luiz”, “Diego Costa”, “Enzo Perez”, “William Carvalho” e “Ricardo Quaresma”. “Eusébio” faz parte da categoria Desporto, embora o volume de pesquisas se deva à morte do célebre Pantera Negra, no início de 2014.

cristiano ronaldo

 

Interessados nas vidas de figuras públicas nacionais, os portugueses pesquisaram regularmente pelo nome da apresentadora de televisão Cristina Ferreira, pelos cantores pai e filho Tony Carreira e David Carreira, pela concorrente do Secret Story 4 Sofia Sousa e ainda a jornalista Judite de Sousa que, este Verão, perdeu o filho após um acidente numa piscina. Sara Sampaio, a modelo portuguesa que está a causar furor nos EUA, também foi muito procurada.

O Google apontou ainda que a morte de figuras públicas resultou também num grande volume de pesquisas. O professor e empresário que morreu de cancro em Abril, Manual Forjaz, foi um dos mais pesquisados, assim como o ator norte-americano Philip Seymour Hoffman. As mortes da Duquesa de Alba, da apresentadora Joan Rivers, e do actor brasileiro José Wilker emocionaram também os portugueses.

Renee-Zellweger-Main

O longo coma de Michael Schumacher, o antigo piloto de Fórmula 1 que sofreu um grave acidente de esqui, também mereceu a atenção nacional. As pesquisas também se focaram noutras personalidades que causaram polémica, como a drag queen austríaca Conchita Wurst,que venceu o Festival da Canção e a atriz Renée Zellweger, dos filmes Bridget Jones, que surpreendeu Hollywood com uma nova expressão facial.

Além do Mundial 2014, os eventos mais procurados foram o Rock in Rio Lisboa, o Optimus Alive e os Óscares 2014. “Bailando”, do espanhol Enrique Iglesias, foi a música mais procurada, seguida pela palavra angolana “jajão” e “Bo Tem Mel”, de Nelson Freitas & C4 Pedro.

As pesquisas relacionadas com cinema refletem que os utilizadores procuraram sobre Frozen, o filme de animação da Disney, Divergent e Jogos de Fome, ambas longas-metragens de ficção científica.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]