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Como Tirar Benefício de Blogs Corporativos: Conceito (Parte 1)

Como Tirar Benefício de Blogs Corporativos: Conceito (Parte 1)

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Este é o primeiro de uma série de artigos que pretendem abordar sobretudo por que razão os Blogs Corporativos ou Blogs Empresariais constituem uma das melhores estratégias para as empresas atingirem o público-alvo necessário na Internet.

A ideia é demonstrar de modo sucinto como as PMEs deveriam apostar no Marketing de Conteúdo através de um Blog Corporativo dinâmico e ativo que funcione como uma verdadeira extensão da sua comunicação digital.

O objectivo é também sublinhar a importância de gerar de forma interna e autónoma uma fonte de tráfego qualificada e segmentada, que consiga sobretudo aumentar as vendas a médio/longo prazo e fidelizar muitos mais clientes.

Atualmente, se você digitar criar blog ou fazer blog empresarial no Google surgem 17 milhões de resultados para a primeira pesquisa e 4 milhões de páginas indicadas pelo maior motor de busca no Mundo para a segunda pesquisa. O que quer dizer que não é por falta de informação disponível que a maioria das empresas ainda não aposta neste tipo de Estratégia Digital.

Empresas portuguesas apostam pouco nos blogs corporativos

Vamos ver o caso de Portugal. Na grande maioria dos casos, as empresas portuguesas ainda não apostam numa Estratégia Digital que integre um Blog Corporativo. Mas em países como os EUA e Brasil a realidade é bem diferente, pois há alguns anos que utilizam este poderoso canal para as empresas comunicarem e relacionarem – se com os seus públicos. E com muito sucesso!

O sucesso da empresa brasileira de marketing de conteúdo Rock Content ou das ferramentas de marketing como a Leadlovers são exemplos evidentes de como no Brasil esta estratégia digital é bem aplicada.

A realidade actual em Portugal é que o meio de comunicação digital que existe habitualmente nas PMEs nacionais é apenas um website institucional com apresentação de serviços, currículo, portefólio, contactos. Ou seja, um website que serve sobretudo como cartão de visitas. Ou então uma loja online com venda direta de produtos. O apelo promocional em ambos os casos é constante e monopoliza a mensagem que as empresas emanam para os utilizadores que, por alguma razão, foram parar ao seu website ou loja online.

É também normalmente um website estático e sem qualquer dinâmica, sendo por isso dificilmente apresentado no Google quando os utilizadores fazem pesquisas e cujos conteúdos de venda raramente alcançam sucesso nas redes sociais.

Qual é o conceito de Blog Corporativo?

A estratégia digital de qualquer empresa que deseja ter sucesso na Internet deverá integrar uma comunicação digital que apresente mais do que uma simples tentativa de venda de produtos ou serviços através de um website.

 

O ideal é a empresa criar um Blog Corporativo que seja um ponto de encontro para pessoas informadas, participativas e envolvidas no seu segmento específico e, se possível, influenciadoras dos comportamentos de outros.

Se uma  empresa apoia a sua identidade em determinado sector de negócios, será dentro da cultura desse mesmo sector que terá de actuar como emissor, receptor, interlocutor, promotor e instigador. Para fazer isso com eficácia e controlo, o Blog Corporativo é uma ferramenta fundamental.

Qualquer negócio terá mais sucesso quanto mais envolvimento, emoção, relacionamento e sentimento existir com o público-alvo. E esses valores podem e devem ser transmitidos através de um Blog Corporativo que pratique Marketing de Conteúdo.

Podemos resumir como tudo se processa a nível comunicacional para uma empresa que adote o blog corporativo como principal estratégia digital desta forma:

BLOG CORPORATIVO AUMENTA PODER DE SEDUÇÃO

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ATRAVÉS DE UMA MENSAGEM ADAPTADA E ORGANIZADA

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PROMOVE A DIFUSÃO DE CONTEÚDOS ONLINE

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GERA MAIOR PODER DE ENVOLVIMENTO

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CRIA PONTES DE RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR

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CAPTURA LEADS QUALIFICADAS = AUMENTA AS VENDAS

 

Chegamos então ao final da primeira parte desta série de 4 artigos dedicada aos empresários e profissionais de marketing digital que ainda não entenderam por que razão os Blogs Corporativos ou Blogs Empresariais constituem uma das melhores estratégias de marketing para as empresas atingirem o público-alvo necessário na Internet.

Nota final: esta não é uma série de artigos dedicada a ensinar como ganhar dinheiro na Internet ou como criar um site, ou ainda como fazer um blog de vendas. No próximo artigo vamos explorar os benefícios e vantagens dos blogs corporativos ou blogs empresariais e como atrair clientes através do marketing de relacionamento, incluindo estratégias de marketing na comunicação empresarial.

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