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9 livros para entender como usar marketing sensorial

como usar marketing sensorial

9 livros para entender como usar marketing sensorial

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No blog Estratégia Digital demos já um grande enfoque a uma das áreas do Marketing que está a receber mais investimentos por parte de investigadores e marcas: o Marketing Sensorial. Para quem não conhece, esta área diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca.

Uma vez que os processos de decisão acontecem no nosso subconsciente, o Marketing Sensorial propõe que se trabalhem os cinco sentidos para estimular a venda. Dado o declínio de muitas das estratégias usadas pelo chamado marketing tradicional, algumas empresas têm trabalhado no sensorial acreditando que se trata de uma boa aposta. Os resultados, que se começam a notar pouco a pouco, deixam de facto uma marca no consumidor.

Se gostava de associar uma sensação à sua empresa ou de entender esta área do mercado, sugerimos uma série de livros que compilam bem alguns dos trabalhos que têm sido realizados na área. As obras estão assinadas por alguns dos maiores nomes do Marketing. Confira abaixo uma breve sinopse de cada livro.

9 livros para entender como usar marketing sensorial

NeuroMarketing: O marketing das emoções de Werner A. Görlich

Trata-se do livro mais vendido de Neuromarketing do Brasil. Da autoria de Werner A. Görlich esta obra foca-se no estudo de um campo recente da psicologia, neurologia e fisiologia. O objetivo do livro é tornar visíveis as relações, até agora ocultas, entre as circunstâncias e processos que podem influenciar as decisões de potenciais clientes. Este manual conta com a apresentação de estudos que se focam principalmente na observação de certas áreas cerebrais que são ativadas ou suprimidas ao desejar um produto ou marca.

Neuromarketing – A Nova Pesquisa de Comportamento do Consumidor  de Pedro Camargo

Este livro procura estudar a natureza do processo de decisão do consumidor. O livro da autoria de Pedro Camargo encontra-se dividido em quatro partes e começa logo por fazer uma introdução sobre o comportamento do consumidor, os fatores biológicos que nos fazem agir e o que é a neurociência. As técnicas apresentadas mais à frente, ainda que já fossem usadas, proporcionam uma visão biológica que agora se impõe por tomar-se consciência de que os sentidos são as portas de entrada para o sistema nervoso. Uma excelente leitura para iniciantes.

Buyology – A Ciência do Neuromarketing de Martin Lindstrom

O livro Buyology, de Martin Lindstrom, pretende desmontar na totalidade todo processo de venda. Para isso, é preciso perceber o órgão onde o a decisão de compra ocorre: o cérebro. “As estatísticas mentem. Os estudos de mercado mentem. Para saber a verdade acerca do que nos leva a comprar, tem de ir à fonte… ao cérebro do consumidor”, lê-se na sinopse. O livro possui uma linguagem divertida, apresenta casos reais e ajuda-o a desconstruir o comportamento do seu consumidor.

Brandsense. Segredos Sensoriais por Trás das Coisas que Compramos de Martin Lindstrom

Sabia que o cheiro de carro novo vem numa embalagem aerosol e é aplicado no momento em que os veículos deixam a fábrica? Ou que o som crocante dos cereais Kellog foi desenvolvido em laboratórios de som? E que muitos adolescentes reconhecem um par de jeans Abercrombie & Fitch não pela modelagem, mas pelo cheiro? No mais importante e criativo livro sobre a forma como os sentidos afetam nossas decisões de compra diária, o guru do branding Martin Lindstrom revela como as empresas e os produtos mais bem-sucedidos do planeta integram tato, sabor, cheiro, visão e som com resultados assombrosos.

 

Como Influenciar a Mente do Consumidor de Roger Dooley

O livro Como influenciar a mente do consumidor apresenta aos leitores as mais recentes investigações e insights sobre como explorar o inconsciente do consumidor. Roger Dooley explica como usar o neuromarketing e a pesquisa sobre comportamento para fazer melhores ofertas aos consumidores por meio da compreensão de seus padrões de decisão. Com este livro, o leitor irá aprender táticas detalhadas, fáceis de serem colocadas em prática, que, comprovadamente, podem beneficiar as organizações, seja uma empresa ou uma instituição sem fins lucrativos.

Marketing Sensorial de Diana Gavilán e Roberto Manzano

O marketing sensorial participa diretamente na experiência de compra do consumidor, tanto no seu comportamento em loja como na imagem que forma da empresa. Através dos sentidos são reforçados os sentidos emocionais e racionais, os valores e a personalidade da marca para torná-la más relevante em mercados competitivos. Um livro que ajuda a entender os conceitos base de Marketing Sensorial e de que forma já foi aplicado nas marcas que nos rodeiam.

Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária de Lilian S. Gonçalves

O neuromarketing proporciona uma nova visão para a publicidade mundial e pode ser a chave para uma campanha de sucesso. A versatilidade proporcionada pelo casamento entre as tradicionais pesquisas de mercado e as descobertas da neurociência revela-se como um prato cheio para os criativos publicitários. Esta obra reúne as principais descobertas feitas pelo neuromarketing nas últimas décadas e as suas possíveis aplicações a anúncios publicitários.

As Três Mentes do Neuromarketing de Marcelo Peruzzo

O mundo da neurociência e o do marketing estão cada vez mais próximos. De um lado, temos o ambiente científico, que estuda o sistema nervoso humano, e do outro, aquele que tenta ser científico, porém apenas retoricamente, mas que na verdade é integralmente subjetivo e intuitivo, pois depende do entendimento do cérebro inconsciente do consumidor. Mas o que é neuromarketing? É a essa mesma questão que Marcelo Peruzzo responde ao longo deste livro.

Neurociência e Educação por Ramon M. Cosenza

O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos o nosso comportamento. Desta forma, o livro Neurociência e Educação pode explicar alguns dos melhores conceitos relacionados com Marketing Sensorial permitindo compreender o funcionamento do cérebro, o seu potencial e as melhores estratégias para o impactar com a mensagem que queremos.

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