Instagram: 10 dicas para impulsionar a sua marca e empresa
O Instagram é uma rede social dedicada à partilha de fotografias e vídeos de curta duração. Ao lançarem esta plataforma, programada de propósito para dispositivos móveis, a ideia de Kevin Systrom e Mike Krieger era o de criar uma nova forma de se partilhar momentos. Se vamos até à praia comer um gelado porque não tirar uma fotografia e mostrar diretamente à nossa rede de contactos? E não seria mais fácil mostrarmos as fotografias das nossas viagens se as publicássemos diretamente numa rede social?
No entanto, além do lado mais pessoal do Instagram, existe também um gigantesco potencial a ser aproveitado a nível profissional. Como seria de esperar, tudo o que envolve Internet e pessoas merece a atenção de especialistas de Marketing Digital. E a verdade é uma: inúmeros profissionais que utilizam contas no Instagram para divulgar as suas empresas já conseguiram incríveis números e contam com milhares de seguidores.
Se criou uma conta no Instagram mas não sabe para onde se virar, aceite a nossa ajuda. Neste post reunimos 10 dicas para Instagram que prometem ajudar a lançar a página.
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10 dicas para alcançar o sucesso no Instragam
1 – Crie uma página profissional e não pessoal
À semelhança de redes sociais como o Facebook, o Google+ e o Pinterest, o Instagram oferece aos seus utilizadores dois tipos de páginas: as pessoais e as profissionais. Enquanto as primeiras se destinam à publicação de conteúdos de foro mais pessoal, as segundas têm como objetivo a promoção de marcas e empresas e, por conseguinte, uma série de benefícios e vantagens a ter em consideração.
2 – Estratégia da marca
Antes de começar a fazer publicações no Instagram, é importante que tenha em atenção uma série de pontos. Qual será o propósito da sua marca? Vender produtos? Aumentar a visibilidade da empresa nas redes sociais? Ganhar mais seguidores? É importante que pegue numa caneta e papel e faça uma lista de objetivos para que defina assim uma mensagem consistente que vá de encontro àquilo que espera realizar no futuro.
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3 – Edite as suas definições de partilha
Se vai criar uma conta no Instagram é muito provável que já tenha criado contas noutras redes sociais. Uma vez que as redes sociais devem trabalhar em harmonia umas com as outras, recomendamos que verifique as definições de partilha do Instagram para estipular onde deve sair uma imagem quando a publicar. Quer que apareça sempre no Facebook, Twitter e Tumblr? Essa é uma decisão que tem de ser você a tomar. Ao editar estas definições o processo torna-se automático.
4 – Defina um estilo para as suas fotografias
Por norma, a audiência gosta sempre de coesão nos conteúdos, certo? No Instagram esta é uma regra que deve ser tomada em consideração. Comece por definir um tema/estilo para as suas fotografias. Quer seja um filtro com um determinado tipo de cores ou o mesmo tipo de conteúdos fotografados. Faça de tudo para que as fotografias tenham um aspeto consistente para que que os seus seguidores rapidamente percebam a quem elas pertencem quando as virem no feed.
5 – Insira as suas fotografias do Instagram no blog
Se tem um blog, utilize os códigos de HTML para imbuir as suas fotografias no blog. Desta forma pode atrair novos seguidores e conseguir mais tráfego tanto para o seu site como para a sua conta do Instagram.
6 – Publique um anúncio
Embora esta ainda não seja uma funcionalidade em funcionamento, o Instagram já anunciou que em breve os seus utilizadores com contas profissionais poderão pagar para anúncios na pesquisa de resultados, pagando para aparecer em determinadas palavras-chave.
7 – Incentive os seus seguidores com códigos promocionais exclusivos
Ao oferecer códigos promocionais exclusivos e descontos através da sua conta do Instagram, estará a aumentar a probabilidade de acontecerem conversões porque os seus seguidores vão querer, certamente, adquirir algum produto com um desconto exclusivo. Além disso, esses seguidores irão contactar amigos e conhecidos que provavelmente vão seguir também a sua conta do Instagram na esperança de beneficiar de promoções no futuro.
8 – Partilhe fotografias em que tenha sido identificado
Sempre que partilhar fotografias nas quais tenha sido identificado, outros utilizadores vão-se sentir encorajados a identificá-lo na tentativa de conseguirem também um espaço na sua conta. É uma excelente forma de mostrar a sua apreciação pelos fãs e de fazer com que outras pessoas falem da sua empresa.
9 – Organize um concurso de fotografia
Quem anda pelo Instagram já se confrontou com as famosas hashtags. As hashtags juntam, numa espécie de aba, todas as fotografias que tenham sido marcadas com uma palavra. Desta forma, você, enquanto gestor da página do Instagram, dispõe de um enorme potencial. Porque não criar um hashtag para a sua marca e organizar um concurso de fotografia? Todos os utilizadores que quiserem participar precisam apenas de marcar as suas fotografias com o seu #hashtag e a melhor ganha um prémio!
10 – Dê-se a conhecer
Mostre que há mais da marca do que o produto. As pessoas gostam de conhecer o backstage das suas marcas favoritas! Procure partilhar fotografias do ambiente de trabalho da empresa, dos funcionários que aí trabalham, do processo de produção de um produto, entre outros.
A aplicação destas dicas vai ajudá-lo a criar uma identidade no Instagram. Relembramos que, numa fase inicial, deve seguir utilizadores para quem a sua marca possa ter de facto algum interesse.