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O seu site está preparado para o mobile? Faça o teste

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O seu site está preparado para o mobile? Faça o teste

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O mercado tem estado atento à tendência crescente do mobile. A recente popularidade dos smartphones e tablets tem redefinido a forma como os internautas acedem à Internet e consomem a informação. Em 2014, correspondendo a todas as previsões, o uso dos dispositivos móveis superou a utilização de computadores fixos, provando que a Internet está a entrar realmente numa nova era.

O alerta foi por isso lançado: quem se quer manter atualizado deve adaptar-se às imposições feitas pelo mobile. Criar sites responsive, com capacidade para se adaptarem a qualquer tipo de ecrã, tornou-se crucial embora existam outras soluções. Ainda assim, há quem continue a sobrestimar a importância deste aviso.

No final de fevereiro de 2015, o blog do Google Webmasters fez um anúncio que abriu então um novo capítulo para o mobile: duas novas atualizações ao algoritmo de pesquisas do motor de pesquisa. O objetivo? Ajudar os internautas a encontrar mais conteúdo de sites mobile.

Avaliamos neste post estas duas atualizações prometidas pelo Google para que saiba o que tem ou não de mudar no seu site. Mas não nos ficamos por aqui: no final do post pode testar gratuitamente se o seu website é mobile friendly.

Duas atualizações que vêm mudar tudo no mundo do mobile

A primeira atualização tem data marcada para o próximo dia 21 de abril. Por essa altura, o Google vai expandir a utilização de recursos mobile-friendly como sinal de ranking. O que é que isto significa em termos práticos? Basicamente, os utilizadores vão ter mais facilidade em encontrar informação relevante, de alta qualidade e que esteja otimizada para ser consumida no seu ecrã.

A segunda atualização, que está em funcionamento desde o anúncio no dia 26 de fevereiro, aponta que o Google vai começar a usar informações de aplicativos indexados como fator de ranking para utilizadores que já instalaram uma determinada app no seu dispositivo.

Uma vez mais, o que significa isto? Por outras palavras, o Google passa a ter acesso a mais informação sobre aquilo que você faz nos dispositivos mobile e encaminha-o então para os melhores resultados sempre que faz uma pesquisa.

Os internautas passam a receber resultados relevantes e oportunos, não importa se a informação está num site mobile-friendly ou num aplicativo.

Como fazer do meu website um espaço mobile-friendly?

Existem atualmente 3 soluções que garantem o consumo de informação a partir de dispositivos mobile: sites responsive, web apps e aplicativos.

Os sites responsive é provavelmente o método mais usado. O mesmo site preparado para ser ser visto no browser de um computador é lido num ecrã mais pequeno. No entanto, por ser responsive, a informação é ajustada para que não haja confusão visual: conteúdos fora do sítio, imagens a aparecer fora do lugar e uma navegação super lenta.

O aplicativo é uma solução diferente embora seja também muito eficaz. Trata-se de uma extensão que é acrescentada ao seu smartphone e que funciona diretamente a partir do sistema operativo. Por vezes, pode mesmo funcionar em modo offline. É uma opção cara – uma vez que exige o envolvimento de programadores e designers numa área que ainda está a ser amplamente desenvolvida – mas que ainda assim tem recebido bastante procura por parte de empresas que se querem aproximar dos seus clientes.

 

Por fim, existe a opção de web app. Quem não tem um site responsive e não está disposto a fazer um investimento num aplicativo, investe normalmente nesta opção. Trata-se exatamente daquilo que parece: um website desenhado especialmente para o contexto do mobile. Com um layout mais leve e links para garantir melhor navegação, promete bons resultados para a empresa.

Qual a melhor opção? Não existe resposta para esta pergunta porque, na verdade, trata-se de uma escolha a fazer por cada empresa. Por norma, um site responsive evita investimentos em aplicativos ou num site configurado especialmente para o móvel. Basta investir uma vez para criar um site que seja capaz de aparecer no ecrã do computador, do tablet ou do seu pequeno smartphone.

Verifique se o seu site é compatível com mobile

Para evitar que todas estas atualizações do Google impactem a performance do seu website, recomendamos que faça um teste. Basta inserir a ligação do seu website nesta ferramenta do Google e saber se está tudo de acordo com aquilo que o Google exige.

Teste: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

Caso contrário, não se admire se assistir a uma redução repentina do tráfego que entra no seu website.

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