Home / Comércio Eletrónico /

O que é o PageRank?

O que é o PageRank?

Share this article

 

Falar de SEO (Search Engine Optimization) sem referir o termo PageRank (PR) é quase como falar de Marketing Digital sem mencionar o Google. Para os que nunca ouviram falar de PageRank convém explicar que se trata de um algoritmo utilizado pelo Google para avaliar a relevância de cada website da Internet e para ordenar os milhares de milhões de página que indexa.

A fórmula matemática atribui a cada página uma avaliação de 0 a 10, equivalendo 10 à pontuação máxima e 0 à mínima. Os números são arredondados de modo a que a classificação perfaça sempre um número inteiro.

Neste post falamos da complicada fórmula que a Google utiliza desde 1998 para classificar o PageRank.

Mas para que serve a classificação do PageRank?

A pontuação atribuída pela Google é muito importante para o seu website. O sonho de qualquer proprietário de uma loja virtual é ver o seu website surgir no topo de resultados da Google assim que algum internauta digitar uma palavra associada ao negócio. Não há meio de divulgação mais eficiente do que o motor de busca e melhor tráfego do que aquele que é alcançado por via orgânica.

Se pensar bem, os internautas recorrem ao Google porque procuram informação que seja capaz de responder a perguntas e problemas. Assim que digitam um conjunto de palavras, recebem em segundos uma lista ordenada de resultados ou, dito de outra forma, de soluções para os seus problemas.

É o PageRank que determina a ordem em que surgem os websites. Como seria de esperar, os primeiros resultados têm uma taxa de abertura muito maior do que os resultados que surgem em quinto ou sexto lugar. Se não está na primeira página o cenário é pessimista! J

Desenvolvido pelos fundadores da Google, o PageRank foi patenteado pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos e é uma marca registada do Google. Os segredos desta fórmula, nomeadamente os parâmetros que avalia, estão selados a sete chaves e tudo o que sabe é mera especulação e resultado de tentativas de táticas SEO ao longo dos últimos anos.

 

A maioria dos utilizadores da Internet acredita que o critério de ordenação das páginas é bastante democrático. Na verdade todas as páginas têm hipótese de conquistarem o seu lugar na lista da Google, mas é a qualidade do conteúdo e o empenho que cada um devota ao seu website que determinará a posição final.

Qual o PageRank do meu website?

Existem algumas ferramentas na Web capazes de medir o seu PageRank. Sugerimos o PRTracking, um serviço completamente online e bastante eficiente, que apresenta o resultado em poucos segundos. Pode entrar em http://www.prtracking.com/rank

Para além de verificar o PageRank do seu website confira também as classificações obtidas pelos seus websites e blogs concorrentes. Desta forma, conseguirá definir facilmente quais os seus competidores mais fortes e acertar a sua estratégia digital.

 LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE CURSOS DO CONRADO ADOLPHO:

Queres ver os meus resultados como iJumper?

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Já sabe o que é um iJUMPER?

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *