Porque é que a publicidade física continua a ser importante?
A publicidade digital é uma indústria gigantesca, com cerca de 356 mil milhões de dólares americanos gastos em 2020. As empresas anunciam em plataformas como o Yelp, o Instagram e o Groupon. É relativamente barato e fácil criar um anúncio digital; estas plataformas facilitam-no.
Por exemplo, a Alphabet, a empresa-mãe do Google, um dos sítios Web mais conhecidos do mundo, obtém cerca de 80% das suas receitas através da venda de anúncios.
Contudo, por muito relevante que a publicidade digital seja, a verdade é que no mundo real a a publicidade física continua a ser extremamente importante. A publicidade tradicional, como se lhe pode chamar, não vai desaparecer tão cedo.
A variedade que existe atualmente, nomeadamente em empresas como a adsystem, é realmente impressionante: desde uma parede publicitária têxtil, caixas de luz LED retroiluminadas, estruturas suspensas, tendas para eventos, roll-ups, bandeiras, stands de degustação ou painéis táteis interativos, existem centenas de soluções para fazer publicidade física e impactar os consumidores.
Em 2020, as receitas dos meios publicitários a nível mundial foram estimadas em 578,08 mil milhões de dólares. Em comparação com os gastos em publicidade digital referidos acima, a publicidade tradicional continua a representar cerca de metade de todos os gastos.
O que é a publicidade tradicional?
A publicidade do mundo real, física ou tradicional – seja qual for o nome que lhe queira dar – significa anúncios que existem no mundo real. Pegue numa revista, folheie-a e verá alguns anúncios tradicionais. Se for dar uma volta de carro, verá publicidade em outdoors em ação. Pode passar por uma montra de uma agência imobiliária ao lado do restaurante onde costuma almoçar.
A publicidade tradicional engloba também pequenas imagens em carrinhos de compras ou em recibos de cupões, mas também os stands, expositores ou Roll up publicidade que as empresas utilizam em feiras ou eventos.
Em resumo: um anúncio tradicional do mundo real é apenas um anúncio que não está no seu telemóvel ou computador; existe fisicamente e ainda representa uma grande fatia nas estratégias de marketing das empresas e agências de comunicação.
Vantagens do marketing físico
Algumas das vantagens da publicidade digital são muito claras: é acessível, fácil de repetir, fácil de direcionar para públicos precisos. Os benefícios da publicidade física podem ser menos claros. No entanto, existem algumas: impacto visual, tangibilidade, possibilidade de partilha, possibilidade de segmentação.
- O impacto visual é fundamental. Suponhamos que um consumidor passa todos os dias a pé ou de carro por um grande painel publicitário ou vê um determinado anúncio no seu carrinho de compras em cada ida à mercearia. Nesse caso, o anúncio ficará inevitavelmente gravado na sua mente. Não é possível evitá-lo. É maior do que seria num ecrã de smartphone, por exemplo. Esta é uma grande vantagem. Não se pode negar que as pessoas vêem verdadeiramente os anúncios do mundo real – é tão óbvio, mas tão importante.
- A tangibilidade também é muito importante. Uma falha significativa dos anúncios digitais é o facto de serem muito breves. Não existem realmente; não se pode tocar-lhes. São efémeros – clica-se ou percorre-se o ecrã e desaparecem. É mais difícil evitar um anúncio físico. Além disso, coisas como rol-ups, bandeiras, panfletos, t-shirts promocionais e cartões de visita são todos anúncios e com os QR Codes permitem até a ligação ao mundo digital.
- A possibilidade de partilha segue-se à tangibilidade. As pessoas podem trocar cartões-de-visita. Passa-se um folheto a alguém que esteja a passar na rua. Também se pode partilhar anúncios digitais, é certo, mas não é a mesma coisa. Quantos e-mails promocionais acha que as pessoas recebem por dia? Um anúncio físico partilhado terá um impacto maior.
- A segmentação existe tanto na publicidade digital como na física, mas é mais direta no mundo real. Tem um restaurante perto de uma saída de uma autoestrada? Coloque um cartaz meio quilómetro antes da saída da autoestrada – agora, qualquer pessoa, viajante ou local, terá muito mais probabilidades de sair da autoestrada e visitar o seu estabelecimento para almoçar. Quer chegar às pessoas que frequentam ginásios? Vá a todos os ginásios da cidade e afixe um folheto. É barato, fácil e preciso.
Equilibre a sua estratégia de publicidade
Tal como ilustrado nas estatísticas acima, os gastos actuais com publicidade estão divididos entre o tradicional e o digital. Por conseguinte, uma estratégia de marketing eficaz utilizará vários canais, físicos e digitais.
O cliente moderno tem pouco tempo para prestar atenção. Em qualquer nicho de um determinado sector, existe normalmente uma forte concorrência. Quando um restaurante abre, outros se seguem de certeza, se é que já não estão lá.
As empresas locais, em particular, precisam de se concentrar na publicidade tradicional. Sim, pode gastar o seu dinheiro sabiamente em anúncios digitais direcionados para o local, mas é mais difícil competir com empresas e organizações mais proeminentes que têm mais dinheiro para gastar em campanhas digitais.
Seja inteligente na sua estratégia de marketing. Defina um orçamento preciso. Compreenda os seus clientes. Com a estratégia certa, equilibrada entre o tradicional e o digital, verá o seu negócio crescer em tempo real.