Como utilizar Snapchat para promover a sua empresa
Tem acrescentado inovação à sua estratégia digital nos últimos tempos? Se a resposta a esta pergunta é “não”, saiba então que está a deixar escapar entre os dedos um grande potencial. Numa era em que existem cada vez mais redes sociais e novos aplicativos, é importante que as empresas e marcas estejam atentas para saber que tipo de técnicas podem usar para melhorarem a sua interacção com a audiência.
Hoje, falamos-lhe por isso do Snapchat. Para quem não conhece, trata-se de uma rede social de partilha de vídeos e imagens que tem um formato muito especial: funciona mais ou menos como um chat. Basicamente, os utilizadores tiram a foto ou gravam o vídeo e podem partilhá-lo com os seus contactos ou coloca-lo na Minha História, permitindo assim que qualquer pessoa veja o conteúdo.
Decorridos apenas 4 anos desde o seu lançamento, o Snapchat conta já com 200 milhões de utilizadores, e foi o aplicativo social que mais cresceu em 2014. O seu formato inovador capta especialmente a atenção dos jovens, tal como acontece com os filtros de efeitos que podem usar para manipularem as caras com efeitos animados e divertidos.
Segundo a Statista, 50% dos utilizadores estão entre os 13 e os 17 anos e 31% entre os 18 e os 24. Portanto, se a sua audiência está dentro desta faixa etária ou se procura um posicionamento jovem, investir no Snapchat é obrigatório. Mas como investir no Snapchat? Neste post respondemos a esta pergunta apresentando algumas dicas.
5 dicas para utilizar Snapchat na sua estratégia digital
Divulgação
Primeiro, é importante que as pessoas saibam que tem um perfil no Snapchat. Divulgue o seu nome de usuário e informações relevantes para o público nas suas outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo. Pode ainda usar a sua imagem de perfil do Snapchat e publicá-la noutras redes sociais porque funciona como um código QR. Outro utilizador ao abrir a câmara e fotografar a imagem através do Snapchat, adiciona-o instantaneamente.
Relevância
Não publique imagens sem pensar cuidadosamente! Mais do que partilhar com a audiência conteúdos divertidos e interativos, é extratemente importante que os seus snaps tenham relevância e contribuam para melhorar a imagem da marca e a relação que a audiência tem com a sua empresa.
Promoções
Se há coisa que os consumidores gostam é de promoções. Portanto, porque não utilizar o Snapchat para anunciar e criar promoções exclusivas à rede social? É uma excelente forma de atrair novos seguidores. Porém, aposto que já se está a perguntar: como crio uma promoção numa rede social cujos conteúdos têm um prazo de validade? Simples! Basta ser criativo. Peça, por exemplo, ao seu seguidor para tirar um print screen de uma das suas publicações e para apresentar a imagem quando visitar a loja física, recebendo assim o seu desconto.
Conteúdo exclusivo
Faça os seus seguidores sentirem-se especiais, como se ao estarem no Snapchat fizessem parte de um clube privado organizado pela própria marca. Mostre conteúdos exclusivos apenas à audiência do Snapchat: faça cobertura de eventos, mostre o backstage de espectáculos e desfiles, pré-lançamentos de produtos e uma série de outras ações que só assim poderão ser conhecidas pela audiência.
Não se esqueça do chat
O Snapchat conta também com um espaço de conversação textual: o chat. Mesmo que esta seja uma rede social que assenta em fotografias e vídeo, isso não implica que deve descurar totalmente as mensagens por texto. Se algum seguidor fizer uma pergunta diretamente através do chat, tenha o cuidado de responder. Só assim conseguirá mostrar a presença da marca e que está de facto presente na vida de cada pessoa.
Como utilizar Snapchat para negócios digitais?
Em conclusão: a não ser que você viva noutro Mundo, por esta altura já deve ter percebido esta nova rede social tornou-se um caso raro de sucesso espontâneo, sendo considerada a plataforma digital mais quente da Internet nos últimos meses. Neste post 5 empresas que usam o Snapchat de forma criativa, mostramos o trabalho que algumas marcas têm desenvolvido no Snapchat para interagir com os seus utilizadores de uma forma divertida e rápida.
Mas já pensou em usar o Snapchat para rentabilizar a sua marca e negócio online, aproveitando a onda de entusiamo e o número crescente de utilizadores? Pois bem, temos uma solução para essa dor: o foca-se precisamente neste ponto: como ganhar dinheiro online utilizando o Snapchat como ferramenta de promoção, divulgação e rentabilização do seu negócio digital!
Criado por 2 empreendedores norte-americanos de sucesso esta (nunca vimos qualquer outro curso sobre Snapchat) é revolucionária e explora o facto do Snapchat ainda não ter plataforma de anúncios para bombar nesta rede social.