Home / Tecnologia /

7 Factos curiosos que marcam a história do Windows

windows

7 Factos curiosos que marcam a história do Windows

Share this article

site auditing tools     

Basta recuar alguns anos no tempo para voltar a um período onde a escrita era à máquina e enviar mensagens só era possível através do correio.

A verdade é que nos últimos 50 anos assistimos a uma revolução tecnológica sem precedentes, quer no domínio da ciência quer no da tecnologias. E não há como falar de evolução sem mencionar o aparecimento do computador e a empresa de Bill Gates, a Microsoft.  O próprio criador desta marca anteviu como o mundo se moldaria graças à tecnologia, muito antes de todas as transformações acontecerem.

Virando-nos para esse lado do ecrã apostamos com 90% de certeza que está a utilizar um Sistema Operativo Windows. O número é da Net Applications e mostra a total supremacia deste sistema operacional sobre os seus concorrentes.

A história de sucesso, essa, começou no início dos anos 80, data em que os primeiros computadores da IBM capazes de executar o MS-DOS começaram a ser comercializados. A versão mais próxima daquela que hoje utilizamos – ainda que comparativamente rudimentar -, apenas surgiu em 1985, data de lançamento do revoluciopnário Windows 1.0.

Desde então, o sistema operativo já conheceu inúmeras versões e, ao que tudo indica, está longe de se ficar por aqui. À medida que os anos passam, é natural que surjam alguns factos curiosos  que estão associados à marca. Neste artigo, fomos ao baú e recuperamos alguns dos tópicos que provavelmente não saberá sobre a Windows.

7 factos que não sabia sobre a história do Windows

A cores desde o primeiro minuto

A discussão é antiga: Windows ou Mac? Embora não haja números que quantifiquem a teoria, se conhecer algum designer é provável que ele diga maravilhas do segundo e critique fortemente o primeiro.

O que muitos não sabem é que, ao contrário do Mac, a Windows é a cores desde o primeiro minuto. Ora veja a imagem de abertura do Microsoft 1.0 em tons de azul.

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

O primórdios do botão “iniciar” do Windows

O Windows 8 introduziu mudanças na interface e eliminou o botão “iniciar”. Muitos criticaram a decisão e exigiram o seu retorno, que de facto voltou a acontecer com o Windows 10. Mas, como surgiu o botão “iniciar”? Nos primórdios do Windows em vez de “iniciar” o utilizador encontrava a opção “sistema”.

A alteração aconteceu uma vez que muitos usuários não ficavam assustados com a palavra e não sabiam intuitivamente como começar.

A Comic Sans

Quem não conhece a Comic Sans? Mas sabia que esta fonte é da responsabilidade da Windows? O tipo de letra foi desenvolvido pelo designer Vincent Connar e é inspirada nas revistas de banda desenhada. Na altura da sua criação, o objetivo era utilizá-la no interface infantil chamado Microsof BoB.

hqdefaultA informática também pode ser divertida

Se acha que o primeiro sistema operativo Windows só servia para trabalhar, desengane-se, pois já na altura do lançamento do Windows 1.0 o SO trazia um jogo: o Reversi. Faziam também parte do leque de funcionalidades um calendário e um relógio, o bloco de notas, o Paint e a calculadora.

O ambiente de trabalho do Windows XP

Para algumas gerações, é provavelmente o ambiente de trabalho mais icónico de sempre. Estamnos a falar da imagem predefinida do Windows XP, onde vemos uma colina verdejante de perder de vista. Muitos se questionaram se a imagem era uma montagem, mas sabe-se agora a fotografia chama-se “Bliss” e foi tirada por Charles O’Rear, na Califórnia.

Lembra-se das disquetes?

Ainda se lembra das disquetes? Se ainda é do tempo do Windows 95, talvez saiba que esta versão do sistema operativo vinha dentro de um total de 13 disquetes, o equivalente a uns surpreendentes 1.68MB.

Easter Eggs

Já ouviu falar de Easter Eggs? São segredos escondidos pelo Google e que deixam algumas mensagens subliminares. A partir de 2002, na sequência da política de TrustWorthy Computing, a Microsoft deixou de inserir este tipo de mensagens. Mas, há algumas a que ainda é possível ter acesso. Ora, abra o Microsoft Word, insira os caracteres “Q33 NY” – sigla para Quadra 33 de Nova Iorque – e mude o tipo de letra para Wingdings. O que lhe aparece é uma clara menção aos atentados terrorista de 11 de setembro, em Nova Iorque.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *