Home / Registar Domínio /

Qual a importância da escolha do domínio?

escolha do domínio

Qual a importância da escolha do domínio?

Share this article

    

Já imaginou como seria se de cada vez que quisesse visitar um determinado website precisasse de digitar no seu browser uma sequência complicada de números? Pois saiba que seria assim a navegação web se não tivessem sido inventados os domínios.

Os domínios são as palavras que dão corpo aos endereços dos sites que conhecemos e que funcionem como a “morada” do nosso website na Internet. De forma simples, ao criarmos um domínio, estamos a traduzir informação complexa numa palavra ou expressão curta, para que esta possa ser mais facilmente memorizada, para depois ser usada na barra de navegação de qualquer browser.

Levanta-se aqui uma questão pertinente, feita por inúmeros profissionais de Marketing Digital: afinal porque é que a escolha do domínio deve ser pensada ao detalhe? É essa mesma dúvida que vamos retirar neste artigo.

Escolha do domínio: porque é tão importante?

Antes de mais, a resposta: o domínio funciona como uma espécie de chave que permite a qualquer um entrar no seu site. O nome é por isso fulcral. No Marketing temos sempre de dar atenção a todos os elementos que compõem a identidade criativa de uma marca. Acima de tudo, queremos integridade entre os diversos elementos que fazem parte da comunicação de uma empresa. Não faria sentido se a empresa tivesse um nome no Twitter e outro no Facebook, pois não?

O nome do domínio deverá por isso seguir sempre algumas indicações: deve ser capaz de refletir a identidade e a área de negócio da empresa; não deve ser demasiado longo; e deve possuir a extensão correta.

Além destes aspetos, é necessário ter em consideração o comportamento dos utilizadores da Internet. A verdade é que a maioria das pessoas não coloca diretamente o endereço da empresa na barra de navegação; em vez disso, opta por fazer uma pesquisa no motor de busca do Google. Uma vez mais, qual seria a lógica de ter como nome de uma empresa Estratégia Digital e usar um domínio como marketingdigital.pt? Ainda que exista uma relação aparente entre as duas, não há semelhança ortográfica e dificulta a leitura dos motores de pesquisa. É por isso mesmo que nosso domínio reflete exatamente o nome do blog: estrategiadigital.pt .

Por este motivo, o facto de termos um nome otimizado para o seu nicho de mercado fará com que as probabilidades do site aparecer em primeiro lugar nos resultados de pesquisa aumentem. Se, por exemplo, quer criar um blog sobre tecnologia ou tendências da Internet é importante que o nome escolhido transmita a ideia de futuro e modernidade.

Que tipo de domínios existem?

Um domínio é composto por duas partes: o nome e o Top Level Domain ou, em português, Domínio de Topo. Se a primeira parte deve ir de encontro à filosofia da empresa, a segunda deverá ser escolhida de acordo com a área de negócio. Apresentamos, abaixo, alguns dos Top Level Domain mais utilizados:

.com – Websites com fins comerciais/lucrativos

.pt – Websites português

 

.br – Website brasileiro

.org – Organizações sem fins lucrativos

.info – Plataformas puramente informativas

.net – Negócios online, startups e empreendedorismo

.tv – Televisões ou sites que se dedicam à difusão de vídeos em geral

.biz – Empresas de marketing com negócios B2B

A escolha do Top Level Domain deve recair no tipo de audiência que quer atingir e no modelo de negócio em que se enquadra o seu website.

Para registar um domínio, recomendamos inúmeras plataformas como:

Esperamos que tenha ficado esclarecido com este artigo. Qualquer dúvida que tenha ficado, pedimos por favor que deixe o seu comentário ou nos contacte diretamente.

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *