Home / E-mail Marketing /

Sabe como criar um autoresponder no E-Goi?

autoresponder

Sabe como criar um autoresponder no E-Goi?

Templates

Já temos vindo a falar no nosso blog que obter contactos consentidos (opt-in) através de um formulário de inscrição é uma excelente prática, mas que o esforço de pouco vale se não conseguirmos manter as pessoas interessadas no que temos para lhes dizer! E, infelizmente, a maior parte dos profissionais que investem no e-mail marketing com o objetivo de impulsionar as suas vendas acabam por perder a motivação quando não têm resultados.

Ou porque não têm paciência para enviar um e-mail todos os dias, ou porque não se lembram de nada para escrever ou porque lhes falta o tempo: são muitos os motivos apontados. Porém, graças a ferramentas como o E-goi, a comunicação por e-mail com a audiência pode tornar-se um processo automático, que acontece por si só. Basta criar a lista de contactos, escrever a mensagem que quer fazer chegar à audiência e entregar a uma “máquina” todo o processo de envio das mensagens.

Um autoresponder é uma boa solução para automatizar este follow-up, uma vez se encarrega de enviar sozinho uma sequência de mensagens pré-definidas aos contactos recém-inscritos. Neste post, é isso mesmo que lhe vamos ensinar a fazer.

Como se faz um autoresponder no E-goi?

No E-goi é muito fácil fazer um autoresponder. E o melhor é que esta tarefa não lhe vai ocupar tanto tempo como pensava. Não acredita? Basta seguir os passos que vamos enumerar a seguir.

Passo 1

Comece por aceder à página do E-goi e por entrar no dashboard da sua conta (basta clicar à esquerda do menu “Listas”, esteja você em que página estiver). Na janela “Escolha o tipo de campanha a criar“, clique em “Autoresponder” e escolha a lista de contatos para a qual quer criar um autoresponder.

Passo 2

A seguir, está na hora de escolher o tipo de autoresponder (e-mail, SMS, chamada de voz, entre outros). Não percebeu? Basicamente, o E-goi permite criar autoresponders multicanal, podendo assim chegar à sua audiência a partir de diferentes meios.  Uma vez que este post se destina ao e-mail, é essa mesma opção que tem de escolher.

Passo 3

Agora o E-goi vai querer saber de que forma é que pretende criar o e-mail. Aqui, existem então duas opções. Por um lado, pode criar o seu e-mail de raiz, com o template e as definições do tipo de texto que deseja. Por outro, pode usar um dos templates gratuitos e já preparados pelo sistema. Basta ir aos templates “Newsletter” e escolher “Autoresponder”. Uma caixa de pré-visualização abre, para mostrar como é o template. Clique em “Passo Seguinte”.

Passo 4

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Chegamos à parte em que substitui o conteúdo do template pelo seu próprio texto e imagens. Defina o remetente, o título (assunto do e-mail) e verifique bem todas as outras opções, para ter a certeza de que o e-mail está configurado corretamente. Basta depois clicar em “Publicar/Enviar”.

Passo 5

Na página de publicação, o envio fica definido como “Autoresponder”, ficando inserido numa sequência e pronto a ser enviado quando chegar a altura certa. Não esquecer que pode programar o intervalo de tempo entre os envios, ou seja, definir quantos dias passam desde que um utilizador recebe um e-mail e o outro.

Está tudo pronto? Ao clicar em “Prosseguir com o envio”, o seu autoresponder fica programado.

Parabéns, acabou de criar o seu primeiro autoresponder! Quer criar outros follow-ups para uma sequência? Basta repetir os passos acima para que cada autoresponder seja enviado depois do anterior.

A sequência dos autoresponders que criar fica na lista de campanhas automáticas do E-goi e entrará em funcionamento sempre que alguém se inscrever na sua lista de contactos. Ok, mas e agora como é que as pessoas se podem inscrever? Não se preocupe, basta inserir um formulário E-goi no seu site. Pode usar um modelos completos de formulário ou criar um do zero (algo que também é extremamente fácil). A única coisa que tem de fazer é de criar o formulário na mesma lista de contactos para a qual vai enviar os seus autoresponders.

LEIA AGORA OUTROS POSTS RELACIONADOS:

A importância do e-mail marketing

3 Dicas para aumentar a lista de subscritores de e-mail marketing

Como fazer e-mail marketing de sucesso

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]