Home / Estratégia Digital /

Saiba como funciona o Market Samurai e o seu painel de controle

como funciona o market samurai

Saiba como funciona o Market Samurai e o seu painel de controle

 

O Marketing Digital está hoje guarnecido com um espólio de ferramentas que fazem de qualquer profissional um guerreiro da comunicação. Mas e se lhe disséssemos que além de guerreiro, se pode tornar samurai, o mestre de todos os mestres? Leia com atenção este post para saber mais sobre o poderoso software Market Samurai.

As já bem conhecidas ferramentas gratuitas de Marketing Digital, como o Google AdWords, Google Trends e até mesmo o PRTracking ajudam-no a perceber as tendências do mercado, a par que o Google Analytics e o Webmasters revelam qual o desempenho da sua página. Porém, e se um único software reunisse todos estes instrumentos? A um preço acessível no mercado, o Market Samurai encarrega-se de analisar palavras-chave de qualquer nicho de mercado mas o seu potencial é muito maior.

Como sabemos, um dos maiores problemas das ferramentas que mencionamos acima é o facto de estarem dispersas. Temos de saltar de website para website para aceder à informação, tarefa essa que por vezes nos leva a perder o foco e compromete mesmo o nosso trabalho. O mesmo não acontece com o Market Samurai: no mesmo local, pode encontrar palavras, fazer análise à concorrência, encontrar as melhores estratégias SEO, ideias para monetizar os seus conteúdos e ser bem-sucedido a nível orgânico.

Terminadas as apresentações, concentremo-nos então naquilo que o traz a este post.

Como funciona o Market Samurai? 8 armas para o sucesso

Para começar, comece por instalar o software no seu computador. Basta aceder a este link e comprar a versão paga do software ou, se se sentir relutante por causa do preço, descarregar a versão gratuita de teste. De qualquer das formas, recomendamos que faça a instalação para que possa experimentar e reconhecer a excelência de cada funcionalidade.

Assim que a instalação concluir, abra o software.

1

Nessa janela, aparecerá então um painel de entrada a solicitar as definições do projeto: palavra-chave principal, título, idioma/região e autorização para a apresentação de conteúdos de adultos. Preencha cada parâmetro com atenção, conforme as necessidades da sua empresa.

Atenção ao preencher a secção “idioma/região”. Aqui, deve preencher conforme a origem do seu público-alvo e não do seu negócio a não ser, claro, que ambos coincidam. O alcance do seu website é mundial? É apenas regional? Confira bem as opções e seleccione o filtro mais adequado.

2

Assim que criar o projeto, o software dá-lhe acesso ao painel que vamos agora analisar ao detalhe. Por esta altura, terá à sua frente 8 opções:

3

Rank Tracker

Uma das necessidades básicas a nível de SEO é perceber como é que um website (ou vários) está a figurar nos motores de pesquisa. Caso contrário, como é que vamos perceber se as nossas estratégias estão ou não a resultar? Assim, basta entrar no Rank Tracker para que o Market Samurai lhe entregue os dados referentes ao seu website. Em que palavras-chave consegue melhores posições nos resultados do Google? Que palavras deve seguir? Em vez de fazer todo este trabalho manualmente, o Market Samurai compromete-se a dar os resultados de forma rápida e automática. Pode monitorizar até 10 palavras gratuitamente.

Keyword Research

Cada mercado tem uma área de interesse. Assim, a melhor forma de atingir o público-alvo passa por personalizar a linguagem. Mas como é que você, como profissional de marketing digital, pode encontrar a linguagem do seu público-alvo? O Keyword Research do Market Samurai ajuda-o a encontrar as palavras que o seu público está a usar. E este é um potencial duplo!

As palavras-chave são termos que os internautas de um mercado inserem nos motores de pesquisa para encontrarem resultados. O que o Keyword Research do Market Samurai faz é identificar que palavras são mais usadas por um determinado público-alvo e o respectivo de volume de pesquisas registado ao longo do tempo. Desta forma, além de construir um léxico de palavras com capacidade para atingir o seu mercado, pode ainda identificar nichos específicos de mercado.

SEO Competition

“Mantém os teus amigos perto, mas os teus inimigos mais perto ainda”, diz-nos o velho ditado. É com este espírito que devemos encarar a nossa concorrência online. Apesar de ser muito importante vigiar o desempenho do nosso website, perceber o que se passa nos websites concorrentes ajuda-nos a perceber o mercado.

 

4

O Market Samurai coloca nas suas mãos a ferramenta SEO Competition que identifica os seus maiores concorrentes do mercado organizados por grau de relevância. Informações como a idade do domínio, o Page Rank, o número de páginas indexadas, o número de backlinks e uma série de outros parâmetros são avaliados e a informação organizada numa tabela.

Domains

Será que todos os domínios bons estão ocupados? Esta é uma preocupação que aflige grande parte das pessoas que está prestes a lançar um website na Internet. Como sabemos, o domínio de um website deve refletir aquilo que o utilizador vai encontrar na página e deve registar, preferencialmente, um volume significativo de pesquisas na Internet. Assim, de forma a ajudar todos os utilizadores, o Market Samurai ajuda-o a procurar o melhor domínio disponível para o seu website.

A ferramenta pode ser programada para encontrar o melhor domínio conforme o tipo de website que vai abrir (loja online, blog, rede social, magazine, entre outros) e ainda que sufixo pretende usar no fim: (com, .pt., .org, entre outros) Assim que encontrar um domínio do seu agrado, pode fazer a compra imediatamente.

Monetization

Quem tem um website espera que a página resulte em lucro. Assim, o Market Samurai ajuda-o a monetizar o seu website, partindo de dois métodos principais: vender produtos de afiliados e inserindo anúncios Google Adsense.

Nesta ferramenta do software, pode portanto encontrar produtos para promover em programas de afiliados como o ClickBank, a Amazon, o Junction, o Commission e o PayDotCom. Compare os produtos e os diferentes programas para que consiga encontrar o melhor. Por outro lado, se a ideia for investir em Adsense, pode programar a ferramenta de anúncios do Google diretamente a partir do Market Samurai.

Find Content

Já falamos muito no nosso blog sobre marketing de conteúdo. No entanto, convém sempre relembrar que devemos escrever conteúdo original, proveniente de variadas fontes e que se foque em palavras-chave com um volume significativo de pesquisas. A cópia de conteúdos é uma prática pontuada negativamente pelo Google e motores de pesquisa associados, devendo ser por isso altamente desencorajada.

Assim, o Market Samurai apresenta uma ferramenta genial no seu painel de controlo: o Find Content. A partir de um conjunto de palavras-chave, pode encontrar centenas de conteúdos a partir de várias fontes como a Wikipédia, Youtube, Flickr, entre outros. O melhor, no entanto, é que cada resultado que surgir vem acompanhado de dados como Contagem da palavra, que permite ver quantas vezes uma determinada palavra foi usada num texto, a data de publicação do post e o Page Rank do site onde se encontra inserido. De seguida, pode guardar a informação para ter uma base para os seus próximos conteúdos. Algo que nos leva então à próxima opção…

Publish Content

Como esta é uma plataforma polivalente, a ideia é que faça tudo a partir da interface do Market Samurai. Assim, porque não publicar os posts que escreveu para o seu website ou blog diretamente a partir do software? Com a opção Publish Content, pode sincronizar a sua conta WordPress, por exemplo, e editar o conteúdo, assim como inserir imagens e vídeos. Terminada esta tarefa, basta clicar em “Publish” para que o seu novo conteúdo fique online. E tudo isto sem abrir o browser!

Promotion

Por fim, o Market Samurai conta ainda no seu painel de controlo com a opção Promotion. A melhor forma de divulgarmos conteúdos está em apostarmos nas redes sociais mas também em criar backlinks a partir de outros websites. O que a opção Promotion faz é encontrar as melhores publicações e websites da Internet, relacionadas com uma determinada palavra-chave, para que use esse espaço para publicar um comentário ou uma mensagem com um link para a sua página.

Para conhecer melhor tudo o que o Market Samurai tem para oferecer, sugerimos que dê uma vista de olhos pelo post “Market Samurai: o arsenal de ferramentas de marketing digital“.

LEIA AGORA OUTROS POSTS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Como utilizar as palavras chave do Google AdWords

11 Ferramentas gratuitas que todos os bloggers devem usar

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Comentários

  • 21 November, 2015

    Excelente texto! Sou brasileiro e não consegui encontrar um texto tão amplo sobre a ferramenta aqui no Brasil.
    Estou muito tentado a adquirir, pois havia visto o Conrado Adolpho comentar sobre ela.
    Parabéns pelo blog, amigo. Grande abraço!

  • 18 June, 2016

    Bem legal, é raro achar conteúdo explicando o market samurai, estou explicando aos poucos no blog com videos no youtube.
    https://faculdadedemarketingsamurai.blogspot.com.br/2016/06/como-fazer-analise-de-mercado-.html

  • Rogério
    13 October, 2016

    Olá Eduardo. Você sabe me informar se a gente paga um valor fixo por esta ferramenta ou esse valor é mensal, tendo assim que pagar todo mês esse valor? grato!

    • Gonçalo Sousa
      26 October, 2016

      Olá,

      Muito obrigado pela sua questão. O valor do pagamento do Market Samurai é lifetime: ou seja, paga uma vez e fica acesso para sempre!

      É excelente, vale muito a pena.

      Abraços

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]