Home / Sites de Encontros /

O impacto dos Sites de Encontros em Portugal

sites de encontros

O impacto dos Sites de Encontros em Portugal

Blog Mário Caetano

Quando dizemos que a Internet mudou o Mundo, normalmente referimo-nos a grandes mudanças de paradigma nos negócios, política ou em questões como os direitos humanos. E embora as áreas sejam todas muito distintas, a verdade é que há um fator que todas têm em comum e que, aliás, é intrínseco ao ser humano: falamos do fenómeno da Comunicação.

Com a chegada das redes sociais e a massificação da Internet, já se dissiparam as poucas dúvidas que existiam sobre a influência do mundo online na vida das pessoas. Neste post deixamos tabus de lado e falamos sobre um assunto  que tem tomado a Internet de assalto: o aumento do número de adesões a sites de encontros, que tem como expoente máximo o famoso site Adult Friend Finder.

sites-de-encontros

Existe um estudo sobre o segmento adulto em Portugal que aponta números reveladores do impacto deste tipo de sites na vida do povo lusitano. O inquérito foi realizado pela Leading Dating Sites e explica que em cada 1000 utilizadores portugueses:

– 29,8% prefere sites de encontros que permitem estabelecer contactos sexuais

– 16,5% participam em salas de chat

– 5,6% procura agências de encontros

Mas atenção: o fenómeno não é exclusivo de Portugal. Aqui perto, olhando para a Europa, constatamos facilmente que a indústria deste nicho de entretenimento adulto movimenta mais de 800 milhões de euros anualmente. E a tendência é que o número aumente todos os anos.

O boom dos sites de encontros online não aconteceu apenas devido à generalização do uso da Internet. Existe um conjunto de fatores que tem levado as pessoas a procurar na web uma solução para a sua vida sentimental. Vários psicólogos têm-se debruçado sobre quais as razões que determinam a utilização destes sites de encontros e, embora existam obviamente diferenças de utilizador para utilizador, a verdade é que se verifica uma tendência para que estas plataformas sejam um reflexo da realidade social. A crise, facilidade de acesso, satisfação rápida ou simplesmente curiosidade são alguns dos fatores na origem deste fenómeno, de acordo com vários especialistas.

Sites de encontros como fuga à crise

Dizem os profissionais dos sites para adultos que parece haver uma relação entre a crise e os sites de relacionamentos ou sites de namoro. De acordo com os proprietários destas plataformas, quanto mais deprimidas as pessoas se encontram, maior é a tendência para se virarem para a Internet à procura de uma solução (mesmo que tal ocorra de forma inconsciente).

E existem até planos promocionais. Por exemplo, no Adult Friend Finder, se optar por um contrato de acesso de 12 meses, pagará apenas 9,95€ mensais. Em contrapartida, se o utilizador quiser ter acesso aos conteúdos durante apenas um mês, terá de pagar o triplo (29,95€ mensais).

Vários especialistas apontam que a conjuntura sócio-económica atual é um dos fenómenos que mais motiva as pessoas a procurar uma distração. Ao estarem deprimidas, por vezes sem trabalho e a passar muito tempo em casa, tendo o computador como única companhia, as pessoas tendem a virar-se para os sites de encontros online à procura de alguém.

Click here for more.

Templates

Facilidade de acesso e curiosidade

Numa sociedade de informação abundante é normal que as pessoas sintam curiosidade de experimentar ou saber mais sobre outros assuntos, sejam eles um episódio caricato que aconteceu no outro lado do mundo ou uma nova experiência sexual. O mercado adulto de sexo é muito diversificado e a verdade é que hoje existem conteúdos e produtos para todos os gostos.

No Adult Friend Finder, por exemplo, qualquer utilizador pode filtrar os resultados pelas suas preferências (homens, mulheres, casais ou transgénero, por exemplo), sendo possível encontrar uma série de outros conteúdos que são partilhados para uma comunidade restrita e que podem ter a forma de vídeo ou texto. A partilha de experiências é uma parte fundamental do sucesso destas plataformas e explica aliás muito do seu êxito.

Testes de compatibilidade como atrativo

Por vezes, quando alguém nos apresenta a amigos ou amigas para irmos num “encontro” amoroso o resultado acaba por ser desastroso. O papel de casamenteiro é hoje cada vez mais assumido pela Internet e a razão por que isto acontece é simples: ao termos o computador como mediador de uma relação, podemos conhecer a pessoa antes de a encontrarmos cara-a-cara. A possibilidade de rejeição é melhor encarada quando não envolve o contacto direto, provocando menos embaraço.

Além disso, os sites de encontros online não oferecem apenas um potencial companheiro. Na verdade, temos acesso a uma lista de candidatos para que, no caso de não gostar de uma pessoa, ter sempre a oportunidade de encontrar outra.

Ao contrário dos típicos sites de porno ou sites de sexo, existem alguns destes sites de encontros que se especializaram em testes de compatibilidade ou de afinidades psicológicas para ajudar os utilizadores a encontrarem a alma gémea! É caso do Destidyll.com, um site inovador cujo algoritmo de afinidades psicológicas garante aos internautas encontros de qualidade, propondo perfis compatíveis para qualquer pessoa.

destidyll

Anonimato/Proteção de identidade

A possibilidade de manter o anonimato e de proteger a identidade faz com que as pessoas se libertem de preconceitos e procurem assuntos de que nunca ousariam falar em público. O facto de estarem “escondidos” por detrás de um computador e, por vezes, de nomes falsos, permite-lhes ser mais ousados e arriscar entrar em novas aventuras, sejam elas exclusivamente virtuais ou funcionando como um ponto de partida para um possível encontro presencial.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Internet em Portugal: Como a rede mudou nos últimos 15 anos

– A Internet que conhecemos vai desaparecer nos próximos 10 anos

– 1,7 Milhões de pessoas usam Internet para viajar

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Comentários

  • 05 February, 2017

    Boa análise.
    Eu acho que os sites de encontros só vão continuar a aumentar e cada vez mais nas aplicações móveis. Já temos alguns exemplos que chegam a Portugal e quantos mais smartphones e distância interpessoal mais isso evolui…

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]