Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Starbucks inverte tendências negativas com Estratégia Digital

Starbucks inverte tendências negativas com Estratégia Digital

 

Não é por ser o maior franchise de café do mundo que a Starbucks não tem necessidade de marcar uma presença forte no mundo online com uma Estratégia Digital bem delineada. Esta foi a conclusão dos administradores da marca norte-americana que, em 2008, confrontados com a crescente diminuição de clientes nas lojas e a consequente quebra nas vendas viram-se obrigados a redefinir alguns posicionamentos comerciais.

Entre as várias ideias que surgiram para inverter a situação pelo menos uma revelou-se determinante: a criação de um canal de comunicação na Internet em que era possível aos utilizadores partilharem, discutirem e comentarem ideias para melhorar a Starbucks. O website  Starbucks Coffee Company ainda existe e é um caso de sucesso de Estratégia Digital, com mais de 250 mil utilizadores registados.

Em simultâneo com a implementação de uma nova plataforma, o gigante norte-americano apostou também na criação e gestão profissional das suas redes sociais, que actualmente contabilizam um total de 22 milhões de utilizadores, sendo, no Facebook, a marca com mais fãs no mundo, com cerca de 14 milhões de pessoas.

easy-cam

Os números são um excelente exemplo de sucesso: no Twitter, a Starbucks conta mais de 1 milhão de seguidores, os vídeos da marca no YouTube alcançaram mais de 5 milhões de visualizações e, no Foursquare (rede social de geo-referenciação) registaram-se  mais de 2 milhões de check-ins.

Estes números comprovam a presença fortíssima da marca no mundo digital, mas também só são possíveis porque a Starbucks se enquadra no conceito normalmente chamado de «lovemark».

As pessoas adoram esta marca, especialmente nos Estados Unidos da América, identificam-se com ela, querem ser como ela, por isso, contribuir para melhorar os seus produtos e serviços significa torná-la parecida com aquilo que cada fã da Starbucks deseja ser. A marca molda o consumidor e o consumidor molda a marca.

 

O desenvolvimento de uma Estratégia Digital que envolveu definitivamente os milhões de seguidores da Starbucks revelou-se uma aposta com retorno garantido. Desde 2008, as tendências de vendas inverteram-se e actualmente o maior franchise de café mundial prospera no mundo offline e online, lado a lado, com uma estratégia comum.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

25 Cursos de Marketing Digital

banner-ebook-metodologia-8ps-beat-digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]