Home / Aplicativos /

Aplicativo MyTherapy: ideal para tomar remédio na hora certa

Aplicativo MyTherapy: ideal para tomar remédio na hora certa

Share this article

O advento da Internet e de tudo o que ela possibilita é fantástico, não é? Afinal, conjuntamente com os smartphones e todo um conjunto de gadgets, temos hoje em dia opções para todos os gostos e que, acima de tudo, fazem face às diferentes necessidades de cada um. Em cada área, há nichos de mercado a surgir que vão quebrando as mais variadas indústrias de acordo com as diferentes carências e falhas humanas.

Aqui, trazemos um desses casos que – não se enganem – acaba por dar muito jeito e realmente facilitar a vida.

A aplicação, ou aplicativo em brasileiro, chama-se MyTherapy, já conta com mais de meio milhão de downloads e não tem parado de crescer nos últimos tempos. A app visa tornar-se uma referência posicionando-se como uma solução dentro das eHealth para resolver o problema da adesão ao regime medicamentoso.

Adesão ao regime medicamentoso: que importância tem, afinal?

Segundo dados de 2009 da Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% de todas as prescrições médicas não são seguidas corretamente. Ao não tomar os seus comprimidos corretamente ou simplesmente não tomar, o mais provável é que o tratamento não tenha o efeito desejado, principalmente quando se tratam de doenças crónicas.

Além disto, em termos monetários, estima-se que milhares de milhões de euros sejam desperdiçados por sistemas públicos de saúde e operadoras de saúde privadas em todo este processo: o número de doentes aumenta, o desperdício de medicações tomadas fora de horas contribuem, e por fim, o maior número de tratamentos necessários e todos os seus custos associados.

 

MyTherapy: um conceito simples, mas intuitivo

Não será difícil imaginar uma solução para esta questão, no entanto, não é assim tão simples materializar isto numa resposta efetiva. A MyTherapy, tenta agregar toda esta informação numa app com diferentes funcionalidades.

A app ajusta-se facilmente à sua vida e pode ajudar com isso. MyTherapy relembra que medicamentos deve tomar, a tempo e horas. Para além dos medicamentos, a aplicação permite que sejam registados sintomas relacionados com o tratamento atual e ajuda a melhorar o seu estilo de vida, lembrando de praticar exercício físico.

Os lembretes ajudam, servem diferentes tratamentos independentemente da sua complexidade, e vão desde medicamentos até alertas para fazer caminhadas ou outras atividades físicas, passando pelos registos de sintomas relevantes para o utilizador, ou medições como pressão sanguínea ou glicemia.

No final de todos estes registos, uma das funções mais bem elaboradas da app é a possibilidade de ter um relatório pdf com o progresso dos vários sintomas e medições, que pode ser mostrado ao médico e vai oferecer-lhe uma visão detalhada do que tem vindo a acontecer. Este relatório mostra dados e variações de todos os sintomas introduzidos, assinalando melhorias ou agravamentos.

Além de tudo isto a MyTherapy também faz a gestão dos stocks do paciente, alertando quando for necessário encher a prateleira dos comprimidos.

Mais, a app é considerada das mais seguras em termos de segurança, uma vez que não vende nem distribui a informação dos utilizadores a terceiros, o que muitas vezes não acontece no ramo das eHealth.

Com tudo isto, e apesar de o conceito ser simples, acaba por ser intuitivo – a aplicação tem-se revelado uma mais-valia para quem a usa, permitindo ter o tratamento na forma de uma simples lista de tarefas no seu dispositivo móvel.

Por último, a MyTherapy, que está disponível para iOS e Android, é totalmente grátis, não precisando de registo, sem anúncios e sem funcionalidades pagas dentro da app. Com mais de 15 línguas disponíveis – português incluído –, a app quer ser um assistente de saúde pessoal que ajuda no tratamento de cada utilizador e converte os tratamentos mais complexos em simples listas de tarefas.

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *