Home / E-mail Marketing /

Aprenda alguns exemplos de boas práticas de e-mail marketing

Aprenda alguns exemplos de boas práticas de e-mail marketing

 

O código e o design do e-mail são essenciais para que este funcione e proporcione uma boa experiência a quem o lê. Porque o mais pequeno detalhe faz a diferença, ficam aqui alguns exemplos de boas práticas neste artigo destinado a todos aqueles que desejam fazer bom e-mail marketing.

 

Linguagem HTML

Funciona bem em praticamente todos os serviços de e-mail, com a vantagem de se poderem misturar textos com imagens ou personalizar o fundo da mensagem.

 

Layout simples

Não se deve exagerar no layout do e-mail, pois um simples pormenor errado pode fazer com que o e-mail surja desfigurado na caixa de quem o recebe.

 

Design

Varia de acordo com o formato e objetivo, mas é comum usar uma tabela no cabeçalho, uma no corpo de e-mail e uma no final. Também é recomendável manter uma largura menor do que 700 pixels e, de preferência, ficar entre os 500 e os 600 pixels.

Cuidado com as imagens

O e-mail não pode ser apenas uma imagem, pois isso impede o usuário de copiar e colar o texto ou pesquisar pelo texto na caixa de correio eletrónico. Além disso, a maioria dos serviços bloqueiam a exibição de imagens de forma automática. O utilizador tem de autorizar para conseguir visualizar a mensagem, o que diminui bastante os resultados do envio.

 

 

Painel de visualização

Alguns dos principais softwares de leitura (como o Outlook ou o Thunderbird) usam um painel que possibilita prever o conteúdo das mensagens sem haver necessidade de se abrir o e-mail, o que prejudica a função do e-mail marketing. Tente manter o conteúdo principal dentro dos primeiros 200 pixels de altura.

 

Versão em texto simples

Os softwares de envio de e-mail marketing permitem que os leitores recebam uma versão em texto simples, sem HTML e sem qualquer imagem, que só é acedido quando não há boa disposição na tela do HTML. Isso acontece em alguns serviços de e-mail e principalmente em telefones móveis, logo, é importante criar uma boa versão do e-mail em texto simples.

 

Evite outros tipos de ficheiros

Flash, Javascript, filmes, músicas de fundo são tudo coisas que nunca devem fazer parte de uma ação de e-mail marketing, pois a grande maioria dos servidores de e-mail não exibem este tipo de conteúdo, para além dos antivírus, que bloqueiam à partida. Se tiver mesmo que ser, então a solução é inserir um GIF ou imagem comum como link para uma página onde esse conteúdo pode ser acedido.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Comentários

    Deixe um comentário

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    [instagram-feed]