Como fidelizar clientes: a melhor estratégia de marketing para brindes empresariais
O mundo enfrenta atualmente uma das piores recessões de todos os tempos e a maioria das empresas ainda está a lutar para lidar com as dificuldades. Os negócios precisam de encontrar maneiras de sobreviver cortando custos de operação. E isso geralmente significa que as empresas eliminem despesas que consideram não serem essenciais para mantê-las à tona.
Um dos itens de publicidade e marketing que habitualmente sofre com esta estratégia são os brindes empresariais. Porém, hoje vamos explicar por que razão não deve abdicar desta técnica.
Um presente de negócios é um sinal de gratidão que uma empresa dá aos seus funcionários e clientes para ganhar e reforçar a sua fidelidade. É óbvio que estes brindes empresariais devem ser de valor e qualidade, visto que representam uma entidade, sendo por isso fundamental torná-los uma ferramenta de marketing eficaz e eficiente.
Assim, não será surpresa afirmar que é necessário ter um cuidado especial na decisão dos tipos de brindes empresariais a escolher. Uma escolha incorreta pode levar a um menor reconhecimento da empresa.
A verdade é que a estratégia de fidelização de empresas com brindes personalizados tem inúmeras vantagens, entre elas destacam-se factores como a maior memorização da marca, impacto massivo da mensagem que se quer transmitir e viralização da mensagem se esta for engraçada.
Habitualmente são artigos personalizados de todos os dias que podem causar impacto nos consumidores. Sim, apesar do triunfo da economia digital, os presentes personalizados são uma das melhores estratégias para manter e reter clientes, assim como para aumentar o conhecimento da marca.
Quando as empresas optam por desconsiderar os presentes de negócios devido à recessão, isso significa que estão a negligenciar os seus funcionários, clientes e parceiros de negócios.
Certamente a maioria das pessoas acredita que não é realmente importante usar presentes de negócios quando a empresa está com um orçamento apertado para pagar as contas com as suas operações. Com essa concepção, muitas empresas não conseguiram suportar a pressão da recessão, pois não têm a estratégia certa para manter as coisas a funcionar.
Mesmo que as coisas possam parecer desfavoráveis para a empresa, quando os funcionários e clientes estão satisfeitos, eles irão permanecer com a empresa e ajudam a sustentá-la. Mas quando não estão é mais fácil para eles procurarem outras paragens noutro lugar. Portanto, as empresas precisam de encontrar maneiras de continuar a oferecer presentes de negócios aos seus funcionários e clientes de maneira económica.
Nesse contexto, referimos que a Promotionice é uma nova loja online em Portugal que oferece uma vasta gama de produtos que podem ser personalizados com logótipo para empresas que desejem fidelizar os seus clientes.
Brindes empresariais: qualidade vs. valor
Muitas vezes é difícil promover uma empresa sem gastar uma fortuna com um orçamento apertado, mas quando se trata de brindes personalizados, o preço normalmente não é um fator importante, mas a qualidade e o valor que o presente tem para quem o recebe.
Muitas pessoas nem se importam com o valor de um presente, desde que saibam que são apreciadas pelo seu esforço e recebem cada brinde empresarial com gratidão, o que é o mais importante.
As empresas podem incorporar o seu logotipo nos presentes empresariais para garantir que ele permaneça na memória do destinatário por muitos anos, mesmo quando o relacionamento já não existe.
Ao fazer isso, as empresas podem economizar muito com a compra de produtos de marca para dar como presentes e usar aqueles que as representam pela qualidade e pelo valor dos presentes. Os brindes empresariais devem fazer com que os clientes se sintam pertencentes à empresa.
Concluindo, as empresas não devem permitir que a recessão decida o seu futuro, afastando potenciais clientes leais e funcionários de qualidade quando não existem incentivos suficientes para mantê-los.
Os brindes empresariais, sobretudo quando são personalizados, ainda são eficazes e muito importantes para o sucesso de uma empresa, pois indicam que apesar dos bons ou maus momentos que a sociedade atravessa, as entidades ainda têm força de promoção e capacidade de fazer a diferença.