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Facebook Live e Vídeo: uma nova era para a maior rede social da Internet

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Facebook Live e Vídeo: uma nova era para a maior rede social da Internet

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O Facebook já não é a mesma rede social que chegou à Internet em 2004. Mais de quinze anos passados desde o lançamento do site de Mark Zuckerberg foram suficientes para moldar a plataforma e adaptá-la às necessidades dos dias de hoje. Com o tempo, novas funcionalidades foram desenvolvidas e implementadas para o benefícios dos utilizadores… e dos marketeers.

Sabemos que o Facebook é a maior rede social do mundo, contando com uma comunidade que continua a crescer de hora para a hora e que está sempre a interagir através de likes, comentários e partilhas. Feeds de notícias mantêm-se em constante atualização a um ritmo quase frenético com o mais variado leque de conteúdos de cariz pessoal e profissional.

É exatamente devido à grande quantidade de conteúdos partilhados que alguns especialistas de Marketing Digital, embora reconheçam a dimensão desta rede social, se têm mostrado cansados de não se conseguirem fazer ouvir neste meio. Entre tanta coisa a acontecer é muito fácil que uma mensagem se disperse. É quase como se caminhássemos numa praça pública, com uma multidão ruidosa à nossa volta, e gritássemos para nos fazermos ouvir… mas ainda assim o nosso grito fosse imediatamente sufocado pelos gritos dos outros.

OCTOSUITE é uma nova app que permite encontrar e publicar em massa conteúdos virais em várias redes sociais, incluindo páginas de fãs e grupos do Facebook. Leia a Review AQUI.

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Inevitavelmente, isto significa que muitos profissionais estão a investir noutras redes sociais e a deixar o Facebook de lado. Alguns estrategas digitais, mesmo que não tomem medidas tão drásticas, têm passado a prestar mais atenção a  plataformas como o Twitter e o Instagram. Isso leva-nos portanto a fazer uma pergunta: será que o Facebook não tem mesmo nada de novo a oferecer aos especialistas de Marketing Digital? Nenhuma das suas funcionalidades recentes poderá ser proveitosa?

Bem, por cá achamos que pôr de lado o Facebook é um erro e que esta rede social tem de facto muito para dar. Neste post, falamos por isso de uma das suas funcionalidades mais recentes e de como os marketeers a podem utilizar para estimular as suas estratégias digitais: o Facebook Live e Vídeo.

Luke Maguire e Anthony Morrison criaram um software muito original que vai certamente ajudar quem usa ou está pelo menos interessado em usar o novo recurso do Facebook Live. Quer fazer transmissões em direto na maior rede social do Mundo? Então continue a ler este post porque estou prestes a recomendar-lhe uma ferramenta incrível chamada .

Leia também a nossa Review ao incrível Live Leap: Live Leap: como rentabilizar os seus vídeos do Facebook Live

liveleapFacebook Vídeo: o sucesso curioso dos vídeos

Os números não mentem: hoje, os vídeos do Facebook e a funcionalidade Facebook Live (Facebook em Direto) permitem alcançar bons resultados.

Olhemos em primeiro lugar para os vídeos do Facebook. Não há muito para explicar aquilo que se explica por si só: são vídeos carregados para a rede para que assim os possa partilhar com outros a sua audiência. Porém, há uma pequena diferença. Estes não são vídeos do YouTube, aqueles que publicamos colando o link do vídeo em questão na caixa de publicação. Trata-se de vídeos diretamente carregados na rede social, que podem ser reproduzidos automaticamente quando um utilizador está a fazer scroll no feed de notícias.

 

Os números associados aos vídeos carregados no Facebook são surpreendentes: são partilhado quatro vezes mais do que conteúdos provenientes do Youtube e tem cinco vezes mais alcance que uma fotografia. Portanto, não precisamos de apresentar mais motivos para investir em vídeo pois não?

Sugerimos que procure bons conteúdos para a sua audiência. Se os conteúdos forem originais, terá mais probabilidade de os conseguir propagar e tornar virais. Se, no entanto, não tiver recursos para criar os seus próprios vídeos, existem sempre outras opções à sua disposição. Pode procurar, por exemplo, procurar vídeos com direitos Creative Commons, recorrer a ferramentas como o Viral Autobots para encontrar conteúdos virais ou comprar pacotes de vídeos originais e exclusivos em bancos de imagens.

Uma coisa é certa: ao fazer upload de vídeos diretamente para o Facebook, vai notar resultados rapidamente à medida que o alcance dos conteúdos for aumentando exponencialmente.

Facebook Live: você em direto para o mundo

Entretanto, é importante não esquecer um outro trunfo que promete trazer excelentes resultados para os profissionais de Marketing Digital: o Facebook Live. Esta era uma funcionalidade que já existia desde agosto de 2010 mas que a rede social reservava apenas para utilização de algumas páginas de comunicação social. Segundo acreditava a empresa de Mark Zuckerberg, a transmissão em direto era uma ferramenta que só teria interesse a celebridades ou jornalistas.

No entanto, em 2015, o Facebook achou que estava na hora de alargar o Facebook Live a todos os utilizadores.

Como o próprio nome diz, o Facebook Live é uma funcionalidade que permite transmitir um vídeo em direto para o público. Basta ter o cenário ideal e uma mensagem forte, apontar a câmara do telemóvel ou do computador para si, carregar no botão e falar para uma audiência. Não podia ser mais simples ou eficiente.

Uma das mais valias desta funcionalidade é que todos os utilizadores que seguirem a sua página vão receber uma notificação quando estiver a transmitir em direto. Mas as vantagens não se ficam por aqui: os utilizadores que o estiverem a ver podem mandar também convites aos seus amigos para que assistam também à transmissão.

E quer outro dado interessante? Pois muito bem, aqui vai: os vídeos do Facebook Live geram até 10 vezes mais comentários do que vídeos normais. Se tem dificuldade em conseguir o engajamento da sua audiência, então uma transmissão em direto durante 5 a 10 minutos pode fazer milagres pela sua estratégia digital.

Para finalizar, relembramos todos os nossos seguidores que, antes de se lançarem na publicação de vídeos ou na execução de transmissões em direto, é necessário proceder sempre a uma das regras básicas do Marketing: identificar a audiência e o tipo de conteúdos quer de si.

Leia também a nossa Review ao incrível Live Leap: Live Leap: como rentabilizar os seus vídeos do Facebook Live

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