Jeff Bullas: o maior especialista de Marketing de Conteúdo vem a Portugal
Jeff Bullas é um dos maiores especialistas de Marketing Digital dos dias de hoje. No dia 12 de maio de 2017, o marketeer australiano vem a Portugal para uma presença inédita no CLICKSUMMIT 2017: o maior evento de Marketing e Vendas online realizado em Portugal. , que marcará o dia de lançamento do congresso na Aula Magna, em Lisboa, promete encher a casa.
No entanto, para muitos profissionais da área que se preparam para o evento em Portugal, faz sentido a pergunta: quem é realmente Jeff Bullas e a que se deve o sucesso da sua carreira? Valerá a pena ouvir o que este especialista de Marketing tem para contar? Foram estas perguntas que motivaram a produção deste artigo.
O especialista de Marketing Digital parece ser bastante reservado quanto a detalhes da sua vida privada. No entanto, após uma pesquisa aprofundada, conseguimos encontrar alguns dados que nos permitem perceber a história de sucesso desta personalidade.
Quem é Jeff Bullas e de onde surge tanto sucesso?
Natural da Austrália, Jeff Bullas tornou-se conhecido pelas publicações regulares no seu blog pessoal. Lado a lado com a reputação de peso que tem gerado e alimentado na Internet, servindo de mentor para muitos profissionais da área, Bullas trabalha também com empresas e executivos para os ajudar a desenvolver a sua presença online através de redes sociais e marketing automation.
Mas o grande sucesso veio diretamente do blog. Neste espaço digital, com um tráfego estimado de cerca de 5 milhões de visitas por ano provenientes de 190 países, Jeff Bullas partilha regularmente conteúdos sobre empreendedorismo, social media, marketing de conteúdo e marketing digital. Entretanto, tem juntado ao seu currículo a participação como orador em conferências por todo o mundo, incluindo EUA, Austrália, Índia, Finlândia, Itália, Nova Zelândia, Turquia, Kuwait e, muito em breve, Portugal.
Mas qual o início da sua história?
É em março de 2009 que decide criar um blog e transpor para o ecrã tudo o que sabia e tinha ouvido ao longo da sua carreira. Por essa altura, estava desempregado, tinha acabado de encerrar a sua empresa e procurava uma forma de dar a volta à sua vida. Até à data tinha já trabalhado com algumas empresas e exercido funções de Marketing. Por tudo isto, e quase como uma escapatória, lança-se na criação de um blog: não tinha em mente nenhum rumo ou planeamento. Tudo o que fez foi começar a produzir conteúdos.
Tendo sido incentivado por amigos e familiares para começar, Jeff Bullas não tardou a deixar-se levar pelas tendências da época: a ascensão das redes sociais (ainda que, nesses dias, o MySpace fosse mais conhecido que o Facebook). Esta novidade digital proporcionava a Jeff uma oportunidade para amplificar a sua mensagem para o mundo. Como tal, o blog homónimo nasce assim com o propósito de educar as pessoas sobre redes sociais.
No seu primeiro post no blog, que conta com cerca de 160 palavras – uma forma muito precoce de Micro-blogging – o tema foi Jennifer Anniston (a conhecida atriz da série Friends) que tinha terminado uma relação, alegadamente, porque o seu namorado estava mais interessado no Twitter do que nela.
Daqui para a frente, o blog começou a tornar-se numa tarefa séria. O trabalho começava logo de manhã, muito cedo e prosseguia ao longo do dia sem nenhuma distração. Com afinco e dedicação, Jeff Bullas transpôs para a Internet tudo o que sabia sobre a área do marketing e redes sociais. O conhecimento era baseado na sua experiência e na forma como ele mesmo fazia uso das redes.
Mais tarde, quando o blog começou a alcançar mais tráfego e a trazer resultados positivos, Jeff Bullas terminou o seu Higher School Certificate e tornou-se professor algo que, como admitiu em entrevistas, era algo que o deixava extremamente surpreendido: nunca se tinha visto como o mais inteligente dos seus irmãos ou acreditou sequer ter potencial suficiente para alcançar uma audiência tão ampla.
Mas foi o que aconteceu.
Este modelo de publicações contínuas permitiu a alcançar a sua independência e receber uma série de distinções que só solidificaram a sua posição. Entre as mais importantes está a recebida em 2016, ano em que foi considerado como o Influenciador n.º 1 em Marketing Digital. Segue-se uma lista com as condecorações recebidas pelo marketeer nos últimos anos.
- 1º “Digital Marketing Influencer” Global – 2016
- Considerado 1º “Content Marketing Influencer”, by Onalytica – 2015 & 2016
- 8º lugar como “The World’s Top 40 Social Marketing Talent”, by Forbes – 2014
- 1º Business Blogger do Mundo
- Referenciado como um dos “20 Digital Marketing Experts to Follow on Twitter”, pela Inc.com – 2015
- “Top 100 Business, Leadership and Technology Twitter Accounts You Must Follow“, pelo Huffington Post
- LinkedIn – 25 Social Media Experts You Need to Know
- 11º como “Top 50 most retweeted people on Twitter”, by Mid Sized Marketers: Study
- Vencedor do “Social Media Blog 2013”, pela Social Media Examiner
Questionado acerca do segredo para tanto sucesso, não consegue apontar uma fórmula infalível para obter os resultados que alcançou: tudo parece estar relacionado com consistência. O marketeer modelou o seu blog de acordo com as tendências que estavam a ser seguidas por outros profissionais e, procurando publicar com regularidade, foi dando um toque exclusivamente seu aos artigos. O tom usado, que expressa uma voz muito singular, é especialmente empático com profissionais da área mas não só.
Partindo do pressuposto de que o online é definido pelo conteúdo, Jeff investiu sobretudo na consistência em atualizar o seu site, balançando quantidade com qualidade. Os resultados não foram apenas surpreendentes: mudaram de forma radical a sua vida e carreira.
No dia 12 de maio Jeff Bullas vem ao CLICKSUMMIT 2017 para contar a sua história e partilhar com a audiência algum conhecimento sobre Marketing de Conteúdo e Redes Sociais. A oportunidade de assistir de perto a um dos especialistas de Marketing Digital mais importantes dos nossos dias constitui por si só uma razão válida para assegurar já o seu bilhete.