Jivochat: muito mais do que uma excelente ferramenta de chat
No Blog Estratégia Digital publicamos recentemente um artigo que faz uma breve reflexão acerca de como o chat se tornou uma ferramenta extremamente importante para qualquer marca ou negócio nos dias de hoje. A emergência do digital e a sua completa transformação abriu portas que até agora nunca ninguém tinha aberto, transformando em muitos casos a relação entre marca e cliente em algo bidirecional.
Por essa mesma razão, hoje decidimos que não bastava falar da importância do chat e mensagens de texto: está também na hora de lhe mostrarmos como pode usar este recurso com uma ferramenta simples e eficiente.
Antes de mais é importante fazermos uma breve recapitulação acerca daquilo que o chat realmente permite para um negócio na Internet. Para começar, todos os donos de websites e blogs desejam ter taxas de conversão altas, certo? Um chat online aumenta as suas hipóteses de aumentar tais conversões, independentemente daquilo que quer vender.
No entanto todos somos atormentados por uma pergunta: que ferramentas de chat devemos escolher? Uma pesquisa pelo Google mostra-nos rapidamente que existem dezenas de ferramentas por onde escolher. E a verdade é que muitas delas são excelentes escolhas. No entanto na nossa opinião há um aplicativo que se distingue de todos os outros pelas suas funcionalidades: o .
Jivochat: a ideia de sucesso por detrás do chat
A história do começou em janeiro de 2012 quando uma equipa de empreendedores percebeu que não existia na Internet uma ferramenta conveniente, fácil de usar e que proporcionasse uma solução de chat de forma barata para qualquer empresa. Desde que se lançaram, na Rússia, que a JivoChat tem construído uma rede de colaboradores de todo o mundo e desenvolvido forte presença em alguns mercados como o inglês, brasileiros, espanhol e português.
A primeira coisa que precisa de saber sobre o é que, ao contrário do que se sucede com outras ferramentas semelhantes, aqui não existem bots preparados para responder por si. Todas as respostas provêm de um cérebro humano, algo que dá mais valor à comunicação.
Uma das razões óbvias porque recomendamos este software começa pela sua simplicidade. Todos nós queremos aplicativos simples de manusear, com um aspecto atrativo e que possam ser facilmente interpretados pelos utilizadores.
A missão básica de um chat é que abra mal o utilizador chegue à página, abrindo assim um canal de comunicação para esclarecer dúvidas, colocar questões, ou ainda confirmar preços e informações comerciais.
O facto da ter um aplicativo igualmente simples – que pode ser instalado em computadores, smartphones e tablets – permite ainda que responda aos seus utilizadores de forma rápida, a qualquer hora e onde quer que esteja: basta ter um dispositivo com ligação à Internet para dar a sua resposta e iniciar a conversa.
Mas é aqui que começam a surgir os detalhes fascinantes que diferenciam a dos seus concorrentes. O aplicativo, ao mesmo tempo que nos permite manter a conversação, faculta-nos informações importantes sobre cada cliente, como por exemplo dados acerca do local onde se encontra, de onde veio para chegar ao nosso site, que tipo de dispositivo está a usar, entre outros.
E quem disse que se tinha de limitar ao layout básico de uma caixa de chat? O JivoChat derrubou esta limitação até então impostas por outros softwares. Graças a um editor de layout pode fazer todas as modificações que lhe parecerem mais adequadas para que o chat combine com o próprio design do seu site: seja através das cores, combinando-as com as cores do seu logotipo ou ainda mudando a disposição da janela de chat, a fonte e as frases que aparecem aos seus visitantes.
Outra coisa: como é que a janela se “comporta”? Por norma estamos habituados a que uma janela de chat abra no canto inferior direito do site após estarmos a navegar no site durante alguns segundos. Mas esta não precisa de ser uma regra a aplicar em todos os negócios porque, como temos vindo a dizer, cada site é um site com um público único e os métodos que aplica podem muito bem ser diferentes.
Chat com inúmeras funções e vantagens
Através do e do painel de definições pode programar o chat para que só abra quando o utilizador visitar a página, passados alguns segundos ou até mesmo em certas situações ou acções específicas.
Existem ainda outros recursos, como criar um formulário que os utilizadores podem preencher antes de falar consigo, que também pode adicionar. Desta forma, mesmo que não esteja online para responder imediatamente à conversa, vai recolher os leads de potenciais clientes para que consiga melhorar a sua base de dados.
E por falar em “não estar sempre lá para responder”: o compreende a urgência em prestar respostas rápidas e assim que possível. Mesmo que não esteja alguém constantemente no chat preparado para responder a qualquer questão e mais alguma, o JivoChat permite que receba um e-mail sempre que um cliente tente entrar em contacto consigo. Desta forma irá receber o alerta para estar sempre em cima da situação.
À semelhança do que se sucede com o chat do Facebook, o guarda também todas as conversas na plataforma para que as possa usar em pesquisas quando precisar.