Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

YouTubers: jovens que fazem sucesso com vídeos

youtubers

YouTubers: jovens que fazem sucesso com vídeos

Share this article

site auditing tools     

Portugal tem assistido nos últimos cinco anos a um novo fenómeno da Internet: os YouTubers. Quem são?

A resposta é simples: são jovens na casa dos 20 anos que ganham dinheiro com os vídeos que fazem e colocam na Internet. Educados em frente a um computador, com acesso a uma simples câmara de vídeo, a maior parte destes YouTubers começou a gravar quando estava ainda no secundário. Na verdade, alguns deles ainda estão no secundário.

Fechados no quarto, longe dos olhares críticos dos pais, e quase sempre porque não têm “mais nada para fazer”, juntam o útil ao agradável. Basta pôr a câmara a gravar e falar dos mais variados temas. Originalidade é um ingrediente que não pode faltar se almejam ter sucesso. Depois, o YouTube aloja os vídeos e põe-nos em contacto com todo o mundo.

Neste post, apresentamos alguns dos casos de maior sucesso em Portugal.

Jovens Youtubers Portugueses: 7 casos de sucesso

Francisco Soares

Francisco Soares, conhecido no YouTube como Kiko Is Hot, tem 20 anos e é conhecido pelo seu estilo único. Graças ao YouTube, já deixou a casa da mãe em Cascais e vive agora num apartamento em Sintra. Acabou o secundário e ficou-se por aí, acreditando que é cá fora que pode viver experiências únicas que nunca receberia na escola.

Recorrendo à ironia e ao sarcasmo como armas (e alguns palavrões que não tem vergonha de usar), Kiko Is Hot já pode ver no seu currículo um programa de televisão na TVI e algumas participações no Curto Circuito, programa vocacionado para jovens, transmitido na SIC Radical.

Hoje também faz tutoriais de moda, patrocinados por marcas de roupa e de maquilhagem. A aventura dos vídeos já lhe rendeu mais de 82 mil subscritores (não pagantes) e oito milhões de visitas.

Kiko Is Hot, assim como outros 10 YouTubers, tem agora um contrato assinado com a WTF – um serviço da NOS com tarifários para jovens – e faz vídeos regulares para promover a marca. Entrou também no filme Ruas Rivais, um projeto nacional produzido por uma equipa essencialmente jovem e que tem como protagonistas os youtubers e a participação especial de figuras como Rui Unas, João Manzarra, Rui Pego e Fernando Alvim.

Ruben Valle

Ruben Valle, de 20 anos, também é Youtuber embora se prefira definir como ator e estudante de cinema. O certo é que a sua longa-metragem, o Discípulo, conta já com mais de 200 mil visualizações no Youtube.

Foi esse filme – com um orçamento a raiar o zero – que serviu de inspiração para o filme Ruas Rivais, uma espécie de sequela passada em Sintra, que conta a história de um jovem vítima de bullying por parte de um gangue.

Nurb

Ao escrever o guião, Ruben Vallle pensou em convidar Youtubers para interpretar os papéis principais do seu filme e eles aceitaram sem hesitar. Entre eles encontra-se Nurb (cujo nome real é Bruno Leça), um jovem de 21 anos, comparado frequentemente a um Bruno Nogueira da geração mais jovem.

No Youtube, o seu estilo improvisado já lhe valeu 169 mil subscritores, fazendo dele um dos melhores sucedidos na plataforma. Até hoje, já teve a honra de entrar num sketch com Ricardo Araújo Pereira e foi requisitado pela rádio MegaHits por alguns canais televisivos, como é o caso do Canal Q e da SIC Radical.

Print

50% of your traffic is mobile - is your WordPress website ready?
 

Paulo Sousa

Com 23 anos, Paulo Sousa está a acabar o mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Básico e faz covers de músicas no Youtube. Há já algum tempo que Paulo percebeu que está tudo ligado e que uma estrela virtual se tem de expandir para outras redes sociais, de maneira a aproximar-se dos fãs. Aliás, muitos dos seus vídeos são covers de músicas que os utilizadores lhe pedem para gravar. Ainda assim, mantém a sua integridade e diz que nunca cantou nada de que não gostasse.

Entretanto, deu cerca de 300 concertos, participou no programa Fator X da SIC e ganhou perto de 2 mil euros com publicidade nos seus conteúdos. Não é por acaso que se sente na obrigação de publicar, pelo menos uma vez por mês, uma música nova.

Soraia Carrega

O sucesso de Soraia Carrega começou quando publicou o vídeo “Fui barrada”. A Youtuber, também conhecida como Djubsu, gravou um vídeo, indignada, quando foi barrada numa discoteca de Lisboa por causa do seu cabelo afro. A polémica da história, associada ao estilo da jovem de 21 anos, fez com que o vídeo atingisse centenas de visualizações em poucas horas.

Ao planear o vídeo, Soraia não esperava tanto buzz como teve mas, ao acordar no dia seguinte, viu a sua cara em todo o lado. Não voltou a perder a popularidade e fez até uma parceria com o YouTube.

Ricardo Esteves

Os vídeos de Ricardo Esteves são sobre videojogos. Basicamente, o jovem filma-se a jogar, enquanto comenta em tempo real o que vai acontecendo. Faz também análises e comparações, especialmente dos jogos que uma marca lhe envia, para que discorra sobre eles. Não recebe qualquer pagamento por jogar, mas a parceria que estabeleceu com o YouTube já lhe permitiu deixar os estudos de lado e viver quase exclusivamente dos vídeos que faz.

Por cada 100 mil visualizações, Ricardo recebe cerca de 100 euros. As publicações são quase diárias e a gravação é fácil: basta ligar o microfone e deixar as coisas fluir, enquanto carrega nas teclas e joga. A edição limita-se a cortes e a adicionar músicas de fundo. Com o dinheiro que ganhou investiu num bom microfone, cabos de ligação e um computador melhor.

Tomás Nunes

Há mais de 28 mil seguidores a querer ver e ouvir as gravações sem sentido de Tomás Nunes, um jovem de 18 anos que está no YouTube com o canal Im The Pakistan Man. Sempre com um chapéu de abas – que já faz parte da sua identidade – este jovem vive em Setúbal e está a acabar o secundário.

Os seus vídeos são sobre tudo e mais alguma coisa, tendo em comum serem feitos à toa, sem rede ou edição. Não tem uma razão para os seus vlogs, mas as pessoas acham piada e continuam a ver.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES RELACIONADOS COM ESTE POST:

4 Cursos sobre YouTube

Consiga milhares de visualizações nos seus vídeos do Youtube

30 livros sobre Conteúdos Multimédia

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *